Clínicas Veterinárias da UniRV são inauguradas

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

UniRV inaugura Clínicas
Veterinárias para animais de
grande e pequeno porte

Com um investimento de mais de R$ 2,5 milhões advindos de recursos próprios, a Universidade de Rio Verde – UniRV promoveu na manhã desta terça-feira, 16, a inauguração da nova Clínica Veterinária para animais de grande porte e a entrega da Clínica já existente (para animais de pequeno porte) que foi ampliada e reformada. Os locais proporcionarão ensino técnico com base científica e vivência prática aos acadêmicos de graduação e beneficiará diretamente a população com atendimentos em diversas áreas.

Participaram da solenidade, o Reitor, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira; o Vice-Reitor, professor Me. Leonardo Veloso do Prado; o Pró-Reitor de Pós-Graduação, professor Dr. Gustavo André Simon; o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, professor Dr. Eduardo Lima do Carmo; a Pró-Reitora de Graduação, professora Ma. Helemi Oliveira Guimarães de Freitas; a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, professora Ma. Vanessa Renata Molinero de Paula; o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, professor Me. Nagib Yassin; o Pró-Reitor de Administração e Planejamento, professor Me. Alberto Barella Netto; a Procuradora Geral, professora Ma. Viviane Aprigio Prado e Silva; a diretora da Faculdade de Medicina Veterinária, professora Dra. Maria Cristina de Oliveira, e, ainda, docentes e acadêmicos do curso.

Segundo o Reitor, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira, com as novas construções os acadêmicos têm a oportunidade de aprender, na prática, os procedimentos a serem adotados nas diferentes áreas da Medicina Veterinária. Ele destacou que as Clínicas foram implantadas com o objetivo de fomentar a pesquisa e oferecer diagnóstico de qualidade, além de proporcionar à população uma estrutura completa para atendimento, com oferta de serviços qualificados e equipe preparada (atendimento supervisionado e acompanhado por um professor preceptor). “Mais do que uma estrutura voltada à comunidade, para contribuir com o bem-estar e saúde dos animais, as Clínicas darão maior suporte a Faculdade de Medicina Veterinária, ampliando a vivência prática para a formação do médico veterinário”, disse. Ele lembrou ainda que a Clínica para animais de grande porte conta com equipamentos de última geração, sendo uma das mais bem equipadas/estruturadas do estado de Goiás.

De acordo com a diretora de Veterinária, professora Dra. Maria Cristina de Oliveira, as Clínicas foram concebidas para proporcionar conforto aos usuários e têm como princípios o atendimento profissional ético e humanizado. “Com as novas aquisições temos a oportunidade de preparar nossos alunos para o mercado, complementando sua formação teórica com a prática veterinária e também de prestar um serviço à comunidade. Agradeço ainda a presença de todos e o apoio do Reitor e de toda a Reitoria, que não mediram esforços para atender nossas reivindicações. É um sonho realizado!”, afirmou.

Ao final da solenidade, o Reitor, o Vice-Reitor e a diretora do curso descerraram a placa e cortaram a fita de inauguração, abrindo oficialmente as portas das Clínicas aos professores, acadêmicos e servidores para conhecerem os novos espaços. As Clínicas Veterinárias estão localizadas dentro do câmpus da UniRV e receberão pacientes para tratamento a partir desta terça-feira, 16. A previsão é que sejam atendidos inicialmente cerca de 50 a 60 animais por semana, com foco naqueles pertencentes às famílias de menor renda. As consultas/exames/cirurgias devem ser agendadas com antecedência pelo telefone (64)3611-2292.
Clínica Escola (grande porte)

A Clínica Veterinária de grandes animais foi totalmente construída e possui área total de cerca de 700 m². Conta com sala de preparo e de recuperação; centro cirúrgico; 2 vestiários; 2 banheiros; sala de professores; 3 baias para equinos; 4 baias para bovinos; amplo galpão coberto para aulas práticas com bretes para contenção de bovinos e equinos, e curral; 1 aparelho de anestesia para grandes animais, e 1 monitor multiparamétrico.

Clínica Escola (pequeno porte)
A Clínica Veterinária de pequenos animais passou por reforma e ampliação e teve sua área aumentada para 411,39 m². Conta com recepção; quatro consultórios; sala para raios-X; farmácia; laboratório de análises clínicas (com 1 aparelho hematológico e 1 aparelho semiautomático para análises bioquímicas, centrífuga, centrífuga para microhematócrito, binocular, refratômetro e banho-maria); sala de técnica cirúrgica; centro cirúrgico; sala de preparo e de recuperação; 2 vestiários; 7 banheiros; sala de professores; cozinha e canil. O local conta ainda com um simulador para ressuscitação cardiorrespiratório em cães 6 patas caninas para treinamento em suturas; 1 bateria com 7 módulos (gaiolas) para a sala de recuperação; 3 aparelhos de anestesia para pequenos animais; 2 focos cirúrgicos; 2 aparelhos de ultrassom; 1 aspirador cirúrgico; 2 bisturis eletrônicos; 2 aparelhos de pressão; 1 mesa com calha para odontologia; 1 mesa cirúrgica pantográfica; 1 furadeira ortopédica e 2 monitores multiparamétricos.

Equipamentos licitados que serão entregues em breve (grande e pequeno porte)
1 ultrassom para clínica de grandes animais e reprodução; 2 aspiradores cirúrgicos; 3 bombas de infusão; 1 brete para bovinos, 1 brete para equinos; 1 cutímetro analógico; 1 desfibrilador veterinário; 1 conjunto de pórtico móvel, troller e talha para a clínica de grandes; 1 doppler; 1 mesa cirúrgica para grandes animais; 1 talha elétrica para transporte de animais de grande porte (da sala de recuperação para a sala de cirurgia); 1 tonômetro veterinário; 1 aparelho de raio-X portátil, 1 aparelho de raio-X fixo; 1 placa digitalizadora; simuladores para aulas: 1 simulador bovino compacto Hereford para treinamento em partos distócicos; 1 braço canino para treinamento em injeções intravenosas; e 1 simulador canino para treinamento de bandagens e primeiros socorros.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×