Lissauer Vieira, Edmar Neto e Diego Smith abrem a 1ª edição do programa Alego Ativa em Acreúna

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Lissauer Vieira, prefeito Edmar Neto
e presidente Diego Smith abrem a
1ª edição do programa Alego Ativa
InterCâmaras na Câmara
Municipal de Acreúna

A atual Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Goiás, que é presidida pelo deputado Lissauer Vieira (PSB), está realizando iniciativas para ampliar a representatividade da Casa e o seu envolvimento com a sociedade. Na manhã desta sexta-feira, 31, foi concretizado, em Acreúna, o programa Alego Ativa/Intercâmaras, um evento itinerante que leva ao interior do estado atividades para aproximar a população do Poder Público, integrar os municípios e capacitar os servidores locais dos Três Poderes.

Na abertura do evento, Lissauer Vieira afirmou que o Alego Ativa é um projeto fundamental para que os parlamentares estaduais ouçam a população, identifiquem as necessidades das cidades e, posteriormente, planejem e levem políticas públicas efetivas para as elas. Neste sentido, ele destacou que todos os atendimentos oferecidos no programa contribuem para ajudar os prefeitos e vereadores a amenizarem um pouco dos problemas sociais que os municípios vivem.

No fim do seu pronunciamento, o presidente colocou o Poder Legislativo estadual à disposição das lideranças políticas de todas as regiões do estado para que, por meio de um diálogo aberto e transparente, seja feito um debate importante para tornar melhor a vida da sociedade goiana. “Todos nós que vivemos e vivenciamos a política, seja com mandato, como secretário, ou como representante do povo, precisamos ter a consciência que a única coisa que nos interessa é trazer benefício coletivo e melhorar a cidade em que a comunidade vive e, consequentemente, a vida da população”, disse.

Por sua vez, o deputado Thiago Albernaz (SD) ressaltou a grandiosidade do projeto e elogiou a Mesa Diretora da Casa. “Quero parabenizar o presidente Lissauer Vieira, por já nesse início de Legislatura, ter colocado um projeto dessa magnitude nas ruas de todo o estado. Um evento como esse muda a realidade da história do Legislativo, da atuação dele junto à sociedade”, afirmou.

O deputado Cláudio Meirelles (PTC) externou o contentamento dele por estar sendo realizada em Acreúna a primeira edição do Alego Ativa, já que o município faz parte do seu reduto eleitoral e está sempre na sua pauta de trabalho na Assembleia. O parlamentar também ressaltou a importância do intercâmbio entre o Legislativo estadual e os Legislativos municipais para o crescimento e fortalecimento destes Poderes.

Para o prefeito de Acreúna, Edmar Oliveira (PSDB), ao interiorizar as suas atividades, usando da sua força institucional, o Parlamento goiano fortalece ainda mais sua relação com os municípios. “E se aproxima ainda mais dos nossos munícipes com essas ações que impactam diretamente na vida deles”, disse.

O presidente da Câmara Municipal de Acreúna, vereador Diego Smith (PTC), agradeceu a todo o secretariado e servidores da cidade que contribuíram para que o evento acontecesse com êxito.

Neste sentido, o diretor de Assuntos Institucionais da Assembleia, ex-deputado Simeyzon Silveira (PSD), ressaltou a importância das parcerias para a realização do Alego Ativa /Intercâmaras. Ele explica que os atendimentos estão ocorrendo por meio de um acordo de cooperação técnica com diversas instituições públicas e privadas. “Nestes dois dias de evento, temos a perspectiva de que sejam realizados cerca de 1.500 atendimentos diretos. Este legado que estamos deixando para Acreúna e região é um sonho da Alego que está sendo realizado”.

Autoridades presentes

Além dos citados, também estiveram presentes autoridades do Estado e de diversos municípios próximos. Dentre eles, o secretário da Casa Civil, Anderson Máximo, representante do governador Ronaldo Caiado (DEM); vice-prefeito de Acreúna, Claudiomar Contin (PTdoB); segunda subdefensora pública-geral de Goiás, Débora Vidal; presidente da União dos Vereadores de Goiás (Uvego), Ricardo de Oliveira; chefe de assistência militar na Alego, Coronel Ricardo Rocha; comandante da Terceira Companhia Independente do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Helena, Tenente Lima.

Compareceram ao evento os vereadores de Acreúna, Neim de Arantina (SD), que é o vice-presidente da Câmara, Edimar do Salgado (PMB), Julinho de Arantina (SD), Pablo Borba Ferreira (PTB) e Delei do Ônibus (PRTB). Vereadores das cidades de Paraúna, Santo Antônio da Barra e Santa Helena também estiveram presentes.

Diretores da Assembleia Legislativa também prestigiaram a primeira edição do Alego Ativa. Da Escola do Legislativo, Teófilo Luiz; de Planejamento Estratégico, André Ariza; Financeira, Wilsiene Seily; Saúde e Meio Ambiente do Trabalho, Raquel Lúcio Franco; Comunicação Social, Danin Jr.; Tecnologia da Informação, Fagner dos Santos. Os ex-deputados estaduais Isaura Lemos (PCdoB) e Marlúcio Pereira (PRB) também compareceram.

Programação de sexta-feira

Nesta sexta-feira, 31, o evento teve início com a apresentação da banda da Escola Municipal Militarizada Tia Lourdes, de Acreúna. Os cursos de treinamento e qualificação profissional estão sendo oferecidos nas dependências da Câmara Municipal da cidade.

No período da manhã, foram ministrados os cursos “Controle externo em benefício de uma sociedade participativa”, que ficou por conta do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM); “Licitação”, que foi ensinado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); e “Comunicação e Redes Sociais”, também aplicado pelo Senac.

Já no período da tarde, os cursos que serão ministrados são “Tendências e Oportunidades de Negócios em Goiás”, que será oferecido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); “Contratos e Convênios”, que será aplicado pelo Senac; e “Comunicação e Redes Sociais”, que também ficará por conta do Senac.

Simultaneamente à realização dos cursos, estão sendo oferecidos serviços jurídicos e de saúde. Durante os períodos matutino e vespertino, a população tem a oportunidade de fazer exames oftalmológicos, que estão sendo executados pela Fundação Banco de Olhos (Fubog), e também conta com atendimentos jurídicos, disponibilizados pela Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO); e com serviços de beleza, que estão sendo realizados pelo Senac.  O evento continua amanhã o dia todo.

(Fotos: Denise Xavier Lemes – Alego).

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Denizar de Sá - CEO Denizar A Tribuna
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×