Infelizmente, muitas pessoas têm enveredado à dependência química, que é um problema bem sério e que exige alguns cuidados. Dentre eles, com certeza um dos que mais se destaca é o serviço de resgate. No entanto, antes de contratar uma empresa para isso, há algumas questões do qual você deve levar em consideração.
Afinal de contas, uma empresa de resgate dependente químico no Brasil precisa ser muito profissional. Isso porque a situação é muito instável, uma vez que o indivíduo que será internado pode ficar agressivo, por exemplo, ou entrar em surto.
Sendo assim, não é qualquer empresa que está apta para fazer esse serviço, pois se exige muito preparo. Contudo, a 1° empresa de resgate dependente químico no Brasil com certeza te ajudará a resolver essa questão da melhor maneira possível.
Isso porque, além de possuir uma competência técnica, também usufrui de outras vantagens, que é o fato de tratar a situação com o máximo cuidado, respeito e empatia possível. Afinal de contas, essa é uma situação ainda mais dolorida para os familiares e amigos envolvidos.
Ou seja, além do cuidado em tratar o paciente, também há uma preocupação com todas as demais. Ficou interessado em saber qual é a 1° empresa de resgate dependente químico no Brasil? Então não deixe de conferir este artigo e ficar a par de tudo!
O que é um dependente químico?
Antes de qualquer coisa, precisamos falar sobre esse assunto. Você sabe o que é um dependente químico? Mesmo que você tenha respondido que sim, não pule para o próximo tópico, pois a resposta pode lhe surpreender um pouco.
Primeiro, você deve saber que a dependência química é reconhecida como uma doença pela OMS. E isso, por si só, já abandona a ideia de que o uso de drogas é falta de caráter. Fora isso, segundo a sociedade psiquiátrica, a dependência química também é um tipo de transtorno mental.
Então, por estar categorizada neste grupo, há um procedimento padrão que pode ajudar o dependente a ter uma nova vida. Contudo, o que a grande parte das pessoas não sabe é que o dependente químico não é só aquele indivíduo viciado em substâncias ilícitas.
Na verdade, o uso indiscriminado de drogas lícitas, como o álcool e a nicotina, por exemplo, também pode gerar a dependência. E, essas pessoas, de acordo com a OMS e a sociedade psiquiátrica, também é um dependente químico.
Muitos acham que o dependente é só aquele que faz uso do crack, maconha etc., mas não é bem assim. Qualquer substância que altera o estado de consciência, e que é capaz de gerar abstinência, pode se enquadrar como um dependente químico.
O que é o resgate de dependente químico?
Qualquer dependente tem a chance de voltar a ter uma vida normal e abandonar o seu vício. Então, para esse caso, existe o serviço de resgate dependente químico. Na grande maioria das vezes, que faz esse serviço é uma empresa de ambulância particular.
Então, por esse motivo, cada uma possui o seu método de operação. Portanto, é essencial que você saiba como cada empresa funciona para, a partir disso, definir se é a melhor opção, levando em consideração o seu caso.
Todo mundo sabe que o dependente leva uma vida muito arriscada e, que, em certos momentos, transita pela linha tênue da vida e da morte. Sendo assim, é muito comum que a própria família procure por empresas que façam esse tipo de resgate.
Contudo, como você já deve saber, a depender do quanto a pessoa está dependente de substâncias químicas, ela tende a possuir um comportamento bastante instável, chegando a ser até um pouco agressivo, às vezes.
Por essa razão que a equipe médica deve ser preparada para saber como agir nessas e outras situações. Fora isso, há alguns tipos de resgate para dependentes químicos, e iremos falar sobre isso no próximo tópico.
Tipos de resgate de dependente químico
Nem sempre o dependente enxerga outra forma de vida e, por isso, não tem pretensão de abandonar o seu vício. No entanto, como nesses casos o indivíduo corre o risco de vida, a família pode querer intervir. E é por essa razão que há mais de um tipo de resgate de dependente, que são:
Voluntário: como o próprio nome diz, é aquele tipo em que o próprio dependente aceita a sua condição e procura por ajuda. Nesse caso, a ambulância tem como objetivo transportar o paciente até o local definido pela família.
Involuntário: é aquele quando o paciente não aceita a condição de ir para uma clínica e, por isso, há intervenção por parte dos familiares. Esse é um tipo de serviço mais delicado, haja vista que precisa ter mais cuidado sobre como o paciente irá reagir.
Descaracterizado: é quando, a pedido da família, a ambulância faz o serviço descaracterizado, para não gerar reações agressivas ao paciente e o máximo de discrição. Esse tipo tem sido bastante eficiente para tranquilizar o doente.
Compulsório: esse resgate é feito quando há determinação judicial para que o paciente seja internado. Mas, nesse caso, é combinado o dia e horário mais oportuno.
Aéreo: é a melhor opção para quando o paciente é de outro estado do Brasil ou América do Sul ou que precisem de internação em clínicas distantes do seu domicílio.
A lei permite o resgate involuntário?
É bem comum que esse tipo de pergunta passe pela sua cabeça, afinal de contas, se o dependente já é maior, será que ele não pode decidir se quer ou não se tratar? Esse é um pensamento que faz bastante sentido, no entanto, de acordo com a lei, pessoas nesse estado não estão em plena consciência para definir essa escolha.
De acordo com a Lei Federal N° 10.216, do dia 06 de abril de 2001, o pedido de internação involuntário pode ser acatado pela empresa que irá realizar o serviço. Contudo, em alguns casos, pode ser necessário um laudo médico para que o procedimento seja feito.
Fora isso, a empresa precisa ver com a família qual é o dia e horário ideal para que esse serviço seja feito. Além do mais, tudo é feito com o máximo de discrição possível, até mesmo para evitar com que o paciente tenha alguma atitude agressiva, por exemplo.
1° empresa de resgate dependente químico no Brasil
A Brasil Emergências Médicas é uma empresa que trabalha no âmbito de atendimento pré-hospitalar (APH) e, dentre os seus serviços, destaca-se pelo fato de oferecer o resgate dependente químico em todas as regiões do Brasil.
O grande diferencial da empresa é pelo fato de prezar por outras competências que vão além das técnicas. É claro que toda a equipe médica deve ter entendimento técnico sobre o assunto. Contudo, antes de mais nada, o paciente é um ser humano como qualquer outro.
Por isso, eles também são dignos de respeito e, em especial, de empatia. E essa é uma característica que toda a equipe da Brasil Emergência Médicas entende e aplica. Afinal de contas, o procedimento envolve não só apenas o paciente, mas a família e os amigos.
Sendo assim, a situação deve ser tratada com todo o cuidado possível, respeitando ao máximo todas as pessoas envolvidas. Então, ao contratar os serviços da empresa, é certeza de que o paciente estará em mãos preparadas para lidar com a situação.
One Reply to “1ª empresa de resgate dependente químico no Brasil”