6 hábitos para combater o estresse no trabalho

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O estresse é um problema crescente no local de trabalho. Se você está sofrendo com o estresse no trabalho, saiba que você não está sozinho. Felizmente, existem muitos hábitos que podem ajudar a combater o estresse no trabalho. 

 

Que tal descobrir algumas dicas de hábitos para melhorar a sua rotina de trabalho? Continue lendo para conferir.

 

Estresse: um vilão do século XXI

 

O estresse é uma das principais doenças do século XXI, configurando-se como uma das principais causas de afastamento do trabalho. Não é à toa que, em 2017, o Brasil ocupava a posição de segundo país com maior prevalência de estresse no trabalho.

 

Ainda em 2022, a OMS classificou a Síndrome de Burnout como uma das doenças ocupacionais, que é justamente resultado do estresse frequente e habitual no trabalho, o que demonstra a centralidade do tema.

 

O estresse pode ser motivado por diversas causas, desde a sobrecarga de tarefas até problemas interpessoais com os colegas ou o chefe. O importante é saber identificar os sintomas e buscar ajuda para adotar hábitos para combater o estresse no trabalho.

 

Você sabe quais os sintomas do estresse no trabalho?

 

Os sintomas do estresse no trabalho são inúmeros e podem variar de pessoa para pessoa. Algumas podem sentir-se ansiosas, irritadas ou deprimidas no trabalho. Outras podem ter problemas de sono ou apetite, ou ficar doentes com mais frequência. 

 

No entanto, alguns sintomas são comuns a todos que sofrem de estresse no trabalho. Confira:

 

  • Fadiga ou cansaço extremo;
  • Irritabilidade;
  • Tensão muscular, incluindo principalmente dores nas costas e pescoço;
  • Dificuldade de concentração;
  • Alterações nos hábitos alimentares, incluindo aumento ou diminuição do apetite;
  • Insônia ou alterações no padrão do sono;
  • Dores de cabeça frequentes;
  • Ansiedade ou depressão;
  • Aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial;
  • Sudorese excessiva;
  • Náuseas ou dor abdominal;
  • Problemas digestivos;
  • Dificuldade de concentração ou de memória.

 

Destaca-se que essa lista inclui tão somente os sintomas mais comuns, mas não os únicos. O ideal é que, se você suspeita que é o seu caso, procure acompanhamento profissional para tratamento. A longo prazo, o estresse no trabalho pode aumentar o risco de doenças cardíacas, diabetes e até mesmo obesidade.

 

Colaboradores em estado de estresse colocam em risco a vida de todos no ambiente. Com o aumento da frequência cardíaca e náuseas o profissional pode comprometer todo o processo no trabalho e aumentar os riscos de acidentes. 

 

Imagine só: um eletricista que precisa trabalhar em altura em uma construção civil, mas que apresenta sintomas de náuseas, ansiedade e dificuldade de concentração. Qualquer passo incerto pode levar a uma queda, e os danos físicos podem ser fatais. 

 

Por isso, nenhum sintoma de estresse, por menor que seja, não pode ser desconsiderado. 

 

6 hábitos para combater o estresse no trabalho 

 

Se reconhecer alguns destes sintomas, além de procurar um profissional qualificado para o seu acompanhamento, confira alguns hábitos para combater o estresse no trabalho e melhorar a sua qualidade de vida.

 

1. Tenha uma rotina

 

Manter uma rotina diária pode ajudar a reduzir o estresse. Isso significa que você deve ter um horário para levantar, ir para o trabalho, e para ir dormir. Também é importante ter tempo para lazer e exercício. 

 

Ter uma rotina diária vai ajudar a manter o seu corpo e a sua mente saudáveis. Evite seguir apenas o fluxo do dia e não pensar no que você está fazendo e, principalmente, no porquê de estar fazendo.

 

2. Não esqueça da atividade física

 

Manter-se ativo é uma ótima maneira de reduzir o estresse. O exercício libera endorfinas, que são hormônios que ajudam a diminuir a sensação de estresse. Além disso, o exercício também pode ajudar a melhorar o seu humor e aumentar a sua energia.

 

Se você não tem tempo suficiente para sair da empresa, você pode ainda fazer exercícios em casa ou até mesmo no trabalho. 

 

Andar de bicicleta, pular corda ou caminhar durante o intervalo são ótimas maneiras de manter seu corpo e sua mente funcionando bem, e não demandam maiores afastamentos do local de trabalho.

 

Caso você tenha papel de gerência, recomenda-se avaliar a implementação da ginástica laborativa na sua rotina, que trará benefícios para todos os colaboradores.

 

3. Tenha cuidado com a sua alimentação

 

Uma dieta equilibrada é crucial para manter o seu corpo funcionando da melhor maneira possível. 

 

Certifique-se de comer muitas frutas e vegetais, bem como evitar alimentos gordurosos e açucarados. Também é importante ingerir muita água durante o dia para manter o seu corpo hidratado. 

 

O ideal é contar com o acompanhamento de um nutricionista, para descobrir a dieta adequada e equilibrada para o seu caso.

 

4. Tire um tempo para si 

 

É importante lembrar-se de que você é o único responsável por cuidar de si. Não deixe que o trabalho monopolize todo o seu tempo e se esforce para tirar um tempo para relaxar e fazer as coisas que você realmente gosta. 

 

Se você não tem muito tempo livre, tente acordar um pouco mais cedo ou ficar um pouco mais tarde para fazer as coisas que você ama. Apesar de diminuir o tempo de sono, aumenta a sua qualidade de vida.

 

Aprender a relaxar é um dos ótimos hábitos para combater o estresse. Encontre um método que funciona para você e certifique-se de reservar um tempo para relaxar todos os dias.

 

5. Aprenda a dizer não

 

Muitas vezes, o estresse no trabalho é causado por estarmos sempre dando o nosso melhor para agradar os outros. 

 

Por isso, aprenda a dizer não quando algo não estiver de acordo com o seu tempo ou com o seu nível de habilidade. 

 

Tenha em mente que, se você tentar fazer mais do que o seu corpo e a sua mente aguentam, poderá sofrer com doenças físicas e mentais.

 

6. Organize o seu tempo

 

Uma das maneiras mais eficazes de reduzir o estresse no trabalho é aprender a gerenciar o seu tempo da melhor maneira possível. 

 

Tente criar um cronograma realista para o seu dia e certifique-se de pelo menos tentar segui-lo. Isso ajudará a evitar o estresse causado pelo fato de sempre estar atrasado ou de não conseguir terminar o seu trabalho.

 

Lembre-se: tem solução

 

O estresse no trabalho pode ser uma experiência muito difícil, mas você não está sozinho. Existem muitos hábitos para combater o estresse no trabalho e a nossa lista é apenas um exemplo.

 

Avalie o que você gosta de fazer. Se você seguir essas dicas e trazê-las à sua realidade, você poderá trabalhar com mais eficiência, se sentir melhor e até mesmo diminuir o seu risco de doenças relacionadas ao estresse.

 

Não esqueça de contar com acompanhamento de profissionais durante o seu tratamento.

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Jornal A Tribuna

Deixe uma resposta