O descarte adequado de resíduos em clínicas de estética pode impactar tanto a saúde dos clientes e dos profissionais, quanto a saúde de toda uma comunidade.
Isso porque se o descarte ocorrer de forma errônea, dezenas e centenas de pessoas podem acabar sendo contaminadas. Por isso, esse cuidado é tão relevante e devemos sempre levar em consideração.
Saiba mais lendo este texto até o fim.
Qual a importância do descarte correto dos resíduos em clínicas de estética?
Saber o que fazer com os resíduos de clínicas de estética é extremamente importante para oferecer benefícios para todas as pessoas que ali circulam, e para a comunidade em geral. Abaixo listamos três pontos relevantes sobre o assunto:
Segurança
Durante o trabalho, as profissionais de estética utilizam agulhas e outros materiais perfurocortantes que podem provocar pequenas perfurações na pele dos clientes.
Essa perfuração, por sua vez, entra em contato com o sangue do indivíduo, o que caracteriza o item como um material que oferece risco biológico, afinal, é por meio desse tipo de corte que doenças como hepatite B e C podem ser transmitidas.
Sendo assim, fazer o descarte adequado é, acima de tudo, oferecer segurança para profissionais e clientes.
Seguimento das normas
As normas públicas também exigem que esse descarte seja feito adequadamente ou, caso contrário, a clínica ficará passível de multas e até mesmo de sanções, como o fechamento do estabelecimento por descumprir as regras.
Saúde para toda a comunidade
Se porventura os profissionais descartarem os itens contaminados em lixos comuns, as pessoas que convivem naquela comunidade poderão sofrer por conta disso.
Afinal, as pessoas que trabalham com o lixo e cuidam da limpeza da cidade poderão ter a infeliz experiência de entrar em contato com algo contaminado, o que é grave.
Por isso, é muito importante sempre seguir as regras impostas pelos órgãos públicos, oferecendo saúde e segurança para todos.