Vereadores de Jataí aprovam ajuda financeira ao Rio Grande do Sul pela prefeitura
Município de Jataí vai repassar R$ 200 mil para contribuir com reconstrução do Estado
Em sessão extraordinária realizada no dia 14 de maio de 2024, no plenário João Justino de Oliveira, foi aprovado por unanimidade o projeto de lei enviado pelo executivo que autoriza o município de Jataí a abrir Crédito Adicional Especial no orçamento em vigor para suportar as despesas oriundas do repasse de verbas ao Estado do Rio Grande do Sul, na quantia de R$ 200 mil. Este valor foi definido por meio de emenda apresentada por todos os vereadores.
O estado gaúcho tem sido atingido por fortes chuvas, que têm levado a alagamentos e inundações de centenas de municípios, inclusive na capital Porto Alegre. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) explica que o período de abril e o início de maio de 2024 ainda tem influência do El Niño – fenômeno responsável por aquecer as águas do pacífico ajudou a bloquear as frentes frias e concentrar os sistemas de áreas de instabilidade na altura do Rio Grande do Sul, o que causou a chuva intensa em parte do estado gaúcho e do sul de Santa Catarina. Além dessa condição, a temperatura do Oceano Atlântico Sul está bem mais elevada e também contribui para aumentar a umidade, intensificando as chuvas.
De acordo com o governo do Rio Grande do Sul, o dinheiro doado servirá para recuperar estradas e escolas, além de construção de casas para as pessoas desabrigadas. Até o momento, 850 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas fortes em 345 municípios. São quase 122 mil desalojadas, e outras 19 mil estão em abrigos do governo, segundo também a Defesa Civil.
“Essa verba será destinada para abrigar e acolher centenas de crianças, idosos, mulheres e homens desabrigados e que sofrem psicologicamente e fisicamente devido à força da natureza”, explicou o prefeito Humberto Machado. “Nunca se deve cogitar que haverá concorrência desleal no pleito eleitoral e/ou abuso do poder econômico, é uma situação muito além de vedações legais. Trata-se de uma assistência humanitária, privilegiando a vida, a saúde e a dignidade da pessoa humana, protegida e garantida pela Constituição Federal”. (Foto: Welma Oliveira)