Canal Futura selecionará 30 projetos
de curtas-metragens em parceria
com a escola de economia
criativa co﹒liga
Com o intuito de promover a inclusão produtiva, o edital vai escolher propostas
de documentários sobre temas originais e que contribuam para a sociedade.
Inscrições vão até 06 de março
Os interessados em audiovisual terão a oportunidade de inscrever seus projetos de documentário curta-metragem no “Edital Curtas Futura + co﹒liga”, uma realização da Fundação Roberto Marinho, por meio do Canal Futura e parceria com a co﹒liga, escola virtual de economia criativa que tem o objetivo de promover a inclusão produtiva de juventudes brasileiras em situação de vulnerabilidade econômica e social. A principal proposta do edital é contribuir para a capacitação dos interessados no setor, criando ainda um espaço onde as juventudes possam ter vozes para expressar suas pautas por meio da arte visual.
As inscrições vão até 6 de março e, para participar, o público deve se cadastrar na plataforma da co﹒liga, completar todas as etapas e concluir no mínimo dois cursos oferecidos pela escola. A segunda etapa de inscrição consiste no preenchimento de um formulário onlinecom todas as informações da proposta de documentário.
A banca avaliadora vai selecionar 30 propostas, e cada um dos projetos receberá R$ 12 mil para a produção do filme. Os documentários devem ter duração entre 12 e 14 minutos e apresentar temas inovadores e provocantes, que contemplem a diversidade de olhares, linguagens e narrativas com relevância contemporânea para o Brasil e para o mundo. Terão ainda mais destaque diante da banca os projetos com temas da atualidade, com foco nos direitos humanos em todas as suas dimensões para a construção de uma sociedade mais igualitária e justa.
Além do auxílio financeiro, o candidato vai contar também com o apoio na qualificação profissional, além dos cursos disponíveis na co﹒liga, os selecionados terão o acompanhamento dos profissionais do Canal Futura em todo o processo de produção do documentário. A iniciativa tem o objetivo de ampliar a qualificação, promover a inclusão produtiva dos jovens em paralelo ao incentivo de novas narrativas na tela do Futura, visando amplificar as vozes das juventudes e suas pautas. Após a conclusão e aprovação total do projeto, o Canal exibirá os documentários em sua grade de programação.
A Fundação Roberto Marinho inova, há mais de 40 anos, em soluções de educação e cultura para não deixar ninguém para trás. Desenvolve projetos voltados para a escolaridade básica e para a solução de desafios que impactam a vida de milhares de jovens brasileiros, como distorção idade-série, evasão escolar e inclusão de jovens no mundo do trabalho, visando contribuir para uma sociedade mais ética, inclusiva, sustentável e solidária. Sobre a Fundação Roberto Marinho
Sobre o Futura
O Futura é uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da parceria entre organizações da iniciativa privada, unidas pelo compromisso de investir socialmente e líderes em seus segmentos: SESI – DN / SENAI – DN, FIESP / SESI – SP / SENAI – SP, Fundação Bradesco, Itaú Social, Globo e Sebrae. O Futura pode ser assistido gratuitamente, a qualquer hora e em qualquer lugar, nos Canais Globo e Globoplay.
Sobre a co﹒liga
Co﹒liga é uma parceria da OEI Brasil com a Fundação Roberto Marinho e se organiza nos eixos de educação, trabalho e comunidade, oferecendo conteúdo educacional desenvolvido por profissionais do mercado; mentores para apoiar a formação dos estudantes; oportunidades de trabalho oferecidas por empresas e uma comunidade de ‘co . ligados’ para trocar ideias. Atualmente a escola virtual oferece cursos livres de curta duração segmentados em cinco áreas da Economia Criativa — Patrimônio, Música, Multimídia, Design e Artes Visuais — e temas transversais que dialogam com todos os setores, como empreendedorismo, cidadania e elaboração de projetos culturais.
Serviço:
EDITAL CURTAS FUTURA + CO﹒LIGA
Seleção de 30 documentários que abordem, de forma inovadora, assuntos que contribuam para construção de uma sociedade mais igualitária e justa.
Período de inscrições: até 6 de março.
Realização: Fundação Roberto Marinho, por meio do Canal Futura e parceria com a co﹒liga﹒
Para a inscrição, os interessados deverão cumprir as etapas do edital:Formulário