Como se preparar para o inverno

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Se você está buscando dicas sobre como preparar o seu filho para o inverno, você está no lugar certo. Continue lendo, e fique por dentro de todos os detalhes para saber mais.

O tempo avisou e termômetros marcaram as ruas: A temperatura no Brasil caiu e vai cair ainda mais. Principalmente entre julho e agosto, o país viveu a fase mais fria, o pico do inverno.

Além disso, estamos acostumados com os dias mais quentes e tropicais e geralmente não estamos preparados para passar o inverno de forma mais tranquila, saudável e quente.

Portanto, descubra agora, neste artigo, dicas essenciais para preparar seus filhos nesse período e como aproveitá-lo da melhor forma no dia a dia.

No inverno, é a hora de abrir o armário, tirar o casaco, a jaqueta, experimentar o chapéu e o lenço, preparar a cama com uma linda colcha e tomar um banho quente para acordar.

Na verdade, o frio pode mudar muito os hábitos dos brasileiros, por isso devemos ter um cuidado extra para manter o corpo aquecido e evitar doenças sazonais típicas como gripes, alergias e resfriados. Aqui estão alguns passos básicos a seguir no inverno e manter as crianças aquecidas.

 

 

 

 

 

 

 

 

O que vestir no inverno?

 

  1. Use roupas confortáveis em sua criança: vista nele roupas mais finas de manga comprida e roupas menos grossas, pois são pesadas e dificultam os movimentos do corpo. Evite também usar roupas de algodão, pois retém mais água e, assim, resfriam o corpo. Nesse caso, dá-se preferência a roupas com fibras sintéticas ou mesmo lã.

 

  1. Proteja a cabeça: coloque chapéu, boina ou mesmo capuz do casaco quando sair. De acordo com pesquisas, perdemos cerca de 40% da temperatura do corpo pela cabeça.

 

 

 

 

  1. Aqueça os pés: mude as meias da criança imediatamente após voltar para casa. Em dias frios, eles ficam naturalmente mais úmidos e relaxam a temperatura do corpo. Mesmo que você não goste de usar meias, evite descalço. Use sandálias ou até mesmo chinelos confortáveis para manter os pés aquecidos.

 

Como se preparar para o inverno: o que a criança deve comer ?

 

  • Alimentos termogênicos: Alguns ingredientes, especialmente temperos, têm a capacidade de estimular a temperatura corporal e mantê-la aquecida. Pratos deliciosos como pimenta vermelha, café, canela e cacau são boas escolhas.

 

  • Fontes de antioxidantes: Esses alimentos ajudam a estimular a respiração, proteger e fortalecer o sistema imunológico e promover o trabalho do corpo contra gripes e resfriados (características típicas das mudanças climáticas). Fontes ricas em vitaminas e minerais são a melhor escolha, como frutas cítricas.

 

  • Comer pratos quentes: sopas, caldos e natas, chá e café devem ser consumidos para aquecer o corpo. Além disso, devido ao clima imprevisível, úmido e seco, é muito importante se atentar para a hidratação e beber bastante água!

 

Quais são os hábitos de vida mais saudáveis ​​no inverno?

 

Tomar banho quente: Tomar banho no inverno é uma coisa muito difícil, mas quando a criança se acostuma com a água quente no corpo fica difícil sair … Então, aproveite para relaxar.

 

  • Um banho quente pode relaxar o corpo, os músculos e a mente. Certifique-se de que a porta e o chuveiro estão fechados para que nenhum ar frio escape quando a criança se secar.

 

  • Sauna a vapor: Outra opção muito relaxante e saudável para praticar no inverno é a sauna. Em cerca de 15 minutos, o calor intenso vai causar “febre artificial”, além de promover a circulação sanguínea no corpo, é importante para a reabilitação muscular, desinfecção corporal e processos estéreis.

Cuidados com a saúde no inverno

Quando chega o inverno, algumas crianças  precisam ter cuidado redobrado com sua saúde. Segundo José Carlos Perini, presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia e especialista em alergia, as mudanças contínuas de temperatura enfraquecem o corpo e reduzem a resistência do corpo.

Além disso, as pessoas têm que lutar contra o frio. O hábito de “se trancar” vai prejudicar a imunidade do corpo.

“Essa restrição devido à temperatura é um fator de risco que promove a disseminação de vírus no meio ambiente. Quando fazemos isso em casa, também podemos ajudar os ácaros, fungos e bolores a se multiplicarem mais rapidamente”, disse Perini.

Não feche a porta em um ambiente que você frequenta. O ar precisa circular. Além disso, evite formar grumos, lave as roupas armazenadas na primavera e no verão e evite o contato com qualquer molde que se forme nas roupas.

Os vírus respiratórios também se tornaram mais comuns nesta época do ano e aumentaram os casos de gripe, resfriados e rinite alérgica. Pacientes com asma precisam de cuidados intensivos, porque o frio pode estimular a contração pulmonar e agravar o problema.

Além disso, não se esqueça de hidratar a pele, pois ela também é afetada pelo tempo seco e falta de umidade para respirar.

 

 

Detalhes importantes para passar o inverno bem

Como se preparar para o inverno: prepare uma bebida quente

Chá, chocolate quente, e até mingaus são ótimos para o aquecimento. Uma dica é usar canela em vez de açúcar. Além de ajudar a adoçar alimentos e bebidas de maneira mais natural, a canela também pode aquecer o corpo de maneira eficaz.

Comida que aquece o corpo

Como estimulante, o gengibre pode fazer circular o sangue e aquecer o corpo de dentro para fora. O salmão também é uma boa escolha. É rico em ômega 3, e contém propriedades que ajudam a aumentar a temperatura corporal.

Óleo de peixe, nozes, óleo de prímula, sementes de linho e sementes de chia são outros exemplos de alimentos ricos em ômega 3.

Como se preparar para o inverno: aqueça as extremidades

É normal que as mãos e os pés fiquem mais frios do que o resto do corpo. Isso ocorre porque o corpo atrai todo o calor para dentro de si, e esses membros eventualmente ficarão sem calor e sangue. Aqueça-os com luvas, chinelos e meias.

Luz

Luzes amarelas ajudam a “aquecer” o ambiente. Parece ser mais quente do que quando se usa a luz mais azul, e eventualmente refletirá no corpo.

Lençóis aquecidos

Este é um lembrete infalível. Antes de ir para a cama, aqueça o edredom e as roupas com um ferro. Se você acha que a potência é muito grande, você pode fazer o mesmo procedimento com um secador de cabelo.

 

Conclusão

Com todas as dicas, citadas acima, você está mais do que preparado para ajudar as crianças a enfrentar um inverno rigoroso. Então, se esse artigo te ajudou de alguma forma, compartilhe com seus amigos para que essas informações cheguem, também, a mais pessoas. Forte abraço!

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×