Cuidados necessários com idosos que moram sozinhos

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil possui a quinta maior  população idosa do mundo, e se espera que em 2030 esse número ultrapasse o total de crianças entre zero e 14 anos.

Ou seja, a expectativa de vida dos idosos no Brasil aumentou e, por conta disso, é fundamental pensar não apenas em políticas públicas que atendam de forma adequada e eficaz essa parcela numerosa da população, mas em medidas e soluções, dentro de nossas casas, que possam garantir a segurança e integridade dos mais velhos.

Por toda essa expectativa de vida, ficou muito comum ver idosos morando sozinhos, e graças a medicina e tecnologia, que não param de contribuir para a longevidade, eles estão cada vez mais independentes e aptos o suficiente para isso.

Por outro lado, os desafios e perigos de nosso dia a dia continuam, e é preciso garantir alguns cuidados para evitar que fiquem expostos a acidentes. Pensando nisso, reunimos neste artigo algumas medidas que devem ser tomadas para proporcionar aos idosos que moram sozinhos uma vida mais independente, porém, com saúde e segurança. Confira quais são!

Estrutura da casa

Muitos idosos não têm familiares, ou mesmo, preferem morar sozinhos a ter que deixar a casa onde viveram a vida inteira. 

Nesse caso, para garantir que sua segurança seja mantida, é preciso tomar algumas medidas, tais como:

  • Instalar barras de apoio no banheiro e corrimão, nos locais onde existem degraus;
  • Instalar interruptores e extensão telefônica próximos à cama;

 

  • Retirar tapetes e trocar o piso comum por antiderrapante, principalmente, na cozinha e banheiro, em especial no Box;
  • Verificar se as maçanetas e fechaduras das portas estão funcionando corretamente, para evitar que se tranquem acidentalmente; 
  • Garantir boa iluminação do imóvel, para evitar possíveis quedas, se possível, a dica é instalar um timer ou sensor que acenda as lâmpadas em locais de passagem, como corredores que levam ao banheiro e a cozinha, durante a noite.

Cozinha 

  • Garanta uma boa iluminação;
  • Verifique se os armários estão em boas condições e transfira aqueles itens mais usados para locais de fácil alcance, para que possa sozinho, e sem depender de subir em cadeiras, alcançar panelas e pratos;
  • Invista em um piso antiderrapante; 
  • Proteja as quinas dos armários com dispositivos próprios para isso, evitando que o idoso se machuque;
  • Muita atenção ao fogão, que deve ficar próximo à pia, diminuindo o espaço de deslocamento com objetos quebráveis nas mãos; 
  • Se não puder ter um fogão elétrico, é fundamental lembrar-se sempre de fechar o registro do gás de cozinha, e optar por um fogão com acendimento automático e trava de segurança;
  • Se o gás de cozinha não for encanado, procure sempre observar as condições do botijão de gás de 13kg, trocando a mangueira de gás dentro do prazo estipulado;
  • A geladeira deve ser organizada de forma a deixar os alimentos mais consumidos em uma altura mais acessível. 

Escadas e tapetes

  • Caso tenha escadas no imóvel, que não é aconselhável, mas se tiver, providencie a instalação de um corrimão, além do revestimento antiderrapante nos degraus ( também na cozinha e banheiro);
  • Elimine os tapetes da casa, muitas vezes eles escorregam no piso ou embolam, podendo provocar sérios acidentes. 

Visite os idosos com frequência

Não importa se o idoso preferiu morar sozinho, muitos podem ser os motivos para isso, o importante é que ele não se sinta solitário e nem abandonado. Por isso, procure visitá-lo frequentemente para demonstrar zelo, amor e carinho, até para poder se certificar de que ele está bem.

Procure promover reuniões familiares com frequência na casa dos idosos, isso ajuda a se sentirem mais alegres e com seus dias mais ativos. Só cuide para não deixar a casa desarrumada, fazendo com que ele tenha que limpar ou reorganizar os móveis.

Adote equipamentos de monitoramento pessoal

Felizmente, a tecnologia avançou muito nos últimos anos, hoje já é possível contar com facilidade de todos os tipos. Nesse sentido, ela pode ser muito útil aos idosos também, com equipamentos de monitoramento pessoal que garantem que o idoso possa pedir socorro em qualquer situação, por exemplo, depois de um tombo, entre outras situações.  

Na verdade, são cordões ou pulseiras com botões de emergência que podem ser acionados com um simples toque que alertará uma central de monitoramento que funciona 24h sobre o pedido de socorro do idoso, que avisará os familiares e providenciará tudo o que for necessário para que o idoso seja socorrido.

Também é possível contar com outros equipamentos similares com sensores de quedas, movimentos e, até mesmo, de sinais vitais. 

Até mesmo o celular do idoso pode ser de um modelo específico para pessoas mais velhas.

Enfim, o que não faltam são recursos para garantir mais segurança aos idosos que moram sozinhos.

Fique atento à mudanças de comportamento

O perigo de um idoso morar sozinho é, justamente, não poder acompanhar seu dia a dia e, por isso, acabar não percebendo seus lapsos de memória ou qualquer outro problema próprio da idade mais avançada. Alguns sinais que deve observar são:

  • Falta de cuidados pessoais, como usar roupas sujas, deixar de fazer a barba, abotoar a roupa errada ou deixar de pentear cabelos e tomar banho;
  • Se isolar socialmente, se recusando a sair ou receber pessoas em casa;
  • Acumular correspondência;
  • Deixar as contas vencerem;
  • Estocar determinados produtos ( esquece que já comprou e compra novamente);
  • Grande desordem e sujeira na casa.

 

Cuidador de idosos

E, claro, não tem como falar em cuidados com idosos sem que isso passe, também por um cuidador.

Embora muitos idosos se recusem a ter uma pessoa estranha em casa, a verdade é que, com o tempo eles não só acabam aceitando bem como se apegando muito ao cuidador.

Indicado após perceber mudança no comportamento do idoso, o cuidador, é uma forma muito eficaz de mantê-lo seguro e com uma companhia para conversar, sem que para isso ele tenha que sair de seu ambiente.

E é isso, como podemos ver, é possível garantir autonomia e segurança aos idosos, bastando tomar alguns cuidados, como os que mostramos neste artigo.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Jornal A Tribuna

Deixe uma resposta