Dicas de manutenção de pneus: Como manter os pneus em boa saúde

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

E a parte do veículo que mais sofre com as estradas ruins são os pneus e os aros em que são montados.

Afinal, essas são as únicas peças do carro em contato físico real com o terreno abaixo.

Portanto, negligenciar a manutenção dos pneus nunca é uma boa ideia, porque significa má qualidade de condução, quilometragem reduzida e segurança comprometida nas estradas.

Mas a manutenção de pneus não precisa ser um processo complicado ou demorado. Aqui estão algumas dicas, truques e métodos de manutenção diária que podem aumentar a vida útil de seus pneus e suavizar sua condução diária:

  1. Pressão correta do pneu

Nunca encha demais seus pneus. Isso os torna rígidos e inflexíveis, reduz a tração, causa desgaste interno excessivo e pode até levar à falha do pneu.

Ao mesmo tempo, não dirija seu veículo com pneus com pressão insuficiente, pois isso diminui a quilometragem, aumenta o atrito, causa desgaste excessivo dos ombros e resulta em manuseio inadequado do veículo.

Em outras palavras, o nível de pressão de ar incorreto não apenas danifica os pneus, mas também faz com que o motor trabalhe mais para manter o veículo em movimento.

Seus suportes e amortecedores também podem ser danificados se os pneus forem inflados incorretamente.

  1. Verifique a pressão dos pneus uma vez por mês

A maioria dos especialistas por aí (com razão) recomenda verificar a pressão dos pneus uma vez por mês.

Na prática, as verificações dos pneus acabam coincidindo com as visitas à bomba de combustível, que podem ou não acontecer ao mesmo tempo em que seus pneus realmente precisam ser reabastecidos.

Verificar a pressão dos pneus não custa uma rúpia em postos de combustível na Índia, então faça de suas idas ao posto de abastecimento mensal, se não mais frequente (alguns podem sugerir menos ou mais visitas dependendo se é verão ou inverno, mas o a frequência ideal de verificações da pressão dos pneus permanece a mesma, independentemente da estação ou do número de quilômetros que você cronometra regularmente).

  1. O nitrogênio é melhor para os pneus do que o ar normal?

Quando você enche seus pneus com nitrogênio, pode esperar que o vazamento de pressão seja menor do que o contrário, devido ao tamanho relativamente grande das moléculas de nitrogênio. A expansão ou contração do nitrogênio é menor em comparação com o ar comprimido regular. Isso mantém a temperatura do pneu e reduz o desgaste do pneu.

Essas propriedades do nitrogênio garantem que seus pneus tenham uma vida útil melhor do piso.

O aro da roda é menos suscetível à corrosão se o nitrogênio for usado para inflar os pneus. Dito isto, verificar a pressão dos pneus em intervalos regulares é uma obrigação para qualquer proprietário de carro.

  1. Carro tremendo em estradas lisas? Seus pneus não têm ‘equilíbrio’

Se o seu carro está oscilando anormalmente em torno de 40-60 km /h , isso provavelmente significa que os lados interno e externo de seus pneus têm distribuição de peso desigual.

O problema pode ser resolvido equilibrando os pneus. A melhor prática é fazer isso a cada 8.000-10.000 km ou uma vez por ano.

O que é balanceamento de pneus?

O balanceamento de pneus é um ajuste para o seu conjunto de rodas e pneus. Ele garante que o peso seja distribuído uniformemente ao redor de toda a circunferência da unidade.

O balanceamento de pneus também é necessário após cada ocorrência de furo no pneu.

  1. Alinhar as rodas se os pneus apresentarem desgaste irregular

É uma boa ideia fazer o alinhamento das rodas em caso de desgaste irregular dos pneus ou veículo puxando na direção esquerda ou direita enquanto dirige em linha reta ou se notar algum problema com a suspensão do seu carro.

Inspecione suas rodas quanto ao desalinhamento se você dirigir rápido em uma lombada, passar por cima de uma pedra ou bater em um meio-fio.

Em geral, o alinhamento das rodas deve ser verificado regularmente para manter a suspensão, pneus e freios do seu veículo em boas condições.

  1. Faça a rotação dos pneus a cada 5.000 km para evitar substituições dispendiosas

Normalmente, a rapidez com que um pneu se desgasta depende, entre outras coisas, de sua localização no veículo.

Por exemplo, uma tração dianteira, que aplica a potência do motor às rodas dianteiras, fará com que os pneus dianteiros se desgastem mais rapidamente.

O desgaste dos pneus também depende de quão bem a suspensão foi mantida e da maneira como o carro é geralmente conduzido.

 

A rotação dos pneus é exatamente o que o nome sugere: trocar a posição dos pneus do seu carro de vez em quando para distribuir o desgaste dos pneus uniformemente.

Alterar suas posições relativas a cada 5.000 km é uma maneira fácil de prolongar sua vida útil. Os pneus podem ser rodados movendo-os de um lado para o outro, da frente para trás ou através de uma combinação de ambos.

Fique por dentro de tudo que acontece no mundo automobilístico na Autocar.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Jornal A Tribuna

Deixe uma resposta