“Trindade vive uma Romaria de legado”, afirma Daniel Vilela no encerramento da festa do Divino Pai Eterno
“Trindade vive uma Romaria de legado”, afirma Daniel Vilela no encerramento da festa do Divino Pai Eterno

Edição de 2025 reuniu cerca de 6 milhões de fiéis, entregou obras esperadas e consolidou parcerias entre Estado, Prefeitura e Igreja

Daniel Vilela acompanha missa de encerramento da Romaria em Trindade, ao lado de sua esposa, Iara Vilela, e destaca legado de fé, obras e união entre Estado, Prefeitura e Igreja
A Romaria do Divino Pai Eterno chegou ao fim neste domingo (6/7), em Trindade, com missa solene presidida pelo reitor do Santuário, Padre Marco Aurélio Martins. A celebração marcou o encerramento de dez dias de programação intensa e reafirmou o papel da festa como um dos maiores eventos religiosos do país. Para o vice-governador Daniel Vilela, a edição deste ano deixa um legado duradouro.
“Trindade viveu a maior e mais estruturada Romaria da história. É um evento de fé, mas também de legado: deixamos obras, entregamos dignidade e fortalecemos a imagem de Goiás como referência em acolhimento, respeito e organização”, afirmou o vice-governador após a solenidade litúrgica.
A estrutura montada pelo poder público envolveu mais de 2.500 profissionais e contou com reforço tecnológico na segurança, ampliação dos acessos, padronização visual e serviços de apoio aos romeiros. Entre as entregas, estão o novo viaduto da Rodovia dos Romeiros e o sino Vox Patris, considerado o maior sino de badalo do mundo. Além disso, a festa conta como o tradicional Centro de Apoio ao Romeiro, com alimentação, segurança e atendimento aos fiéis, mantido pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).
Cooperação entre instituições
O prefeito de Trindade, Marden Júnior, classificou a Romaria deste ano como uma virada de chave para o municípío. “Nos unimos para realizar uma Romaria histórica, que deixa obras e diretrizes para o futuro da cidade. É um marco cultural, religioso e econômico”, afirmou. Para o reitor do Santuário, padre Marco Aurélio Martins, a articulação entre os poderes foi essencial. “A Igreja é protagonista da festa, mas precisamos unir forças com a cidade e com o Estado”
Segundo Daniel Vilela, a edição de 2025 reforça o protagonismo de Trindade no calendário de eventos religiosos do país e evidencia o esforço conjunto de diferentes esferas para acolher, com estrutura e planejamento. “Nossa cidade de Trindade se tornou referência nacional no turismo religioso. Isso mostra que, com união entre Igreja, Prefeitura e Governo do Estado, é possível acolher milhões de romeiros com planejamento, estrutura e respeito à fé”.
Fotos: Jota Eurípedes
Vice-Governadoria – Governo de Goiás