Especialista da faculdade Anhanguera destaca alguns cuidados a serem tomados neste período do ano

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

SAÚDE: Especialista da faculdade Anhanguera destaca alguns cuidados a serem tomados neste período do ano

dificuldades em respirar o ícone de cor rgb. falta de ar. doença pulmonar  crônica. condições pulmonares. doenças respiratórias. ilustração vetorial  isolado. desenho de linha preenchido simples 5747419 Vetor no Vecteezy

Muito calor, com termômetros que marcam mais de 30oC, e o tempo seco são fatores que amentam a incidência de problemas respiratórios, nessa época do ano. De acordo com o Ministério da Saúde, a baixa umidade do ar requer cuidados especiais, que valem principalmente para as pessoas que sofrem com doenças crônicas pulmonares e relacionadas ao coração.
“Essa condição climática desfavorável causa o ressecamento das mucosas das vias aéreas, o que facilita o surgimento de sintomas e doenças no trato respiratório. Também causa desidratação corporal, o que leva ao ressecamento da pele, dermatites e irritações. As principais doenças que se manifestam nesse período são rinite, sinusite, pneumonia e asma”, pontua a coordenadora do curso de Enfermagem da faculdade Anhanguera, Dienit Verissimo.
Segundo a professora, a preocupação é maior com as crianças e idosos. Pela fragilidade do organismo, existe uma chance maior de complicação. Por isso, o cuidado precisa ser redobrado e, ao sinal de mal-estar, deve-se buscar acompanhamento médico.
A especialista explica que, em dias muito quentes, é importante beber uma quantidade maior de água, garantindo a hidratação, usar roupas leves e manter uma alimentação equilibrada. “Beber água é fundamental em qualquer época do ano, neste momento, mais ainda. Alimentos que sejam diuréticos, como café, chá e refrigerantes, devem ser consumidos com cautela, já que colaboram com a perda de líquidos pelo corpo. Os grupos dos idosos e das crianças são os mais suscetíveis à desidratação. Por isso é preciso monitorar a alimentação deles”, orienta.
A docente ainda destaca que é importante evitar locais com aglomeração de pessoas e deixar os ambientes limpos e arejados. Segundo a especialista, o uso de umidificadores de ar deve ser apenas por curtos períodos, para que não haja proliferação de mofo no ambiente.
Confira, a seguir, algumas dicas para aliviar os sintomas dos problemas respiratórios, em dias de temperaturas muito elevadas:

Aumente a hidratação, ingerindo mais água, suco natural e água de coco;

  • Faça refeições leves com muitas frutas e legumes;
  • Evite atividades físicas nas horas mais quentes do dia;
  • A pele e os lábios também podem sofrer com a baixa umidade e a recomendação é o uso de hidratantes;
  • Soro fisiológico ajuda na hidratação das vias áreas. Pingue algumas gotas nos olhos e no nariz, em caso de ressecamento.
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta