Estudar nos EUA vale a pena? Conheça os caminhos

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Poder estudar fora é o sonho de muitas pessoas que desejam uma experiência internacional ou até mesmo morar fora do país por um tempo e estudar nos Estados Unidos é uma excelente opção.

No post de hoje veremos quais são as vantagens e desvantagens de estudar fora e como tornar isso possível.

 

Vantagens e desvantagens de estudar fora

 

Vantagens

 

  • Experiência internacional: além de aprimorar uma nova língua, o estudante que foi estudar fora volta para seu país de origem com uma visão diferente. Conhecer uma nova cultura o faz enxergar o próprio país, seja reconhecendo os possíveis problemas enfrentados e que necessitam de uma mudança, ou até mesmo valorizando alguns pontos.

 

  • Campus e atividades: o estudante tem a oportunidade de conhecer uma nova estrutura de ensino, tanto na instituição, quanto com o resto dos alunos. Há também a possibilidade de realizar atividades extracurriculares, que agregam muito para seu currículo profissional.

 

  • Autonomia e crescimento: quando o estudante sai de sua zona de conforto, ele precisa amadurecer para poder aprender a tomar certas decisões e resolver seus problemas sem ajuda.

 

Desvantagens

 

  • Atrasar a formação: estudar nos Estados Unidos pode acabar causando alguns impactos na formação do aluno. Podendo levar de seis meses a um ano a mais de estudos, por isso é preciso pensar se realmente vale a pena esse tempo a mais sendo investido e quais os benefícios terá se estudar fora do país.

 

  • Custos: a não ser que o estudante receba uma bolsa de estudos – seja pelo governo ou não – os custos para viver fora são bem altos, por isso é preciso se organizar muito bem financeiramente antes de tomar o primeiro passo.
  • Fora do mercado brasileiro: dependendo do tempo em que o estudante passar fora no intercâmbio, mais tempo fora do mercado de trabalho do país de origem ele passará – o que pode acabar causando um certo impacto em sua vida profissional. Mas é preciso saber o que será melhor para você.

 

Documentos necessários

 

Os documentos solicitados para poder estudar nos Estados Unidos podem variar dependendo do curso ou do local em que irá cursar, mas os básicos são:

  • Passaporte válido e com prazo de validade com mais de seis meses, visto de estudante e demais documentos

O visto de estudante deverá estar junto com seu passaporte – muitas vezes ele acaba sendo grampeado – mas caso isso não aconteça, tenha ele sempre com você durante a viagem. Mantenha-os sempre em segurança para não acabar perdendo. É preciso ter sua documentação de identidade enquanto não tira a identidade local e, tenha sempre todos os papéis referentes ao seu intercâmbio, locais, horários, datas, etc.

É necessário ter com você sua certidão de nascimento e algumas cópias de sua foto de passaporte, ou algumas 3×4.

  • Carta de admissão

Você terá uma carta de admissão no momento em que for aceito na universidade em questão. Essa carta é de extrema importância durante toda a experiência fora.

Ela será usada na entrevista do consulado para conseguir o visto de estudante, na viagem – para comprovar que você está realmente matriculado em alguma instituição na hora da imigração, na universidade – para realizar a matrícula e começar a estudar.

As instituições americanas enviam junto com a carta de admissão, o Formulário I-20, ele é necessário para a concessão do visto de estudante F-1.

  • Histórico escolar, diploma e demais comprovantes

Seus históricos escolares e acadêmicos, certificados de cursos e atividades extracurriculares, trabalhos voluntários e demais comprovantes de experiências prévias serão precisos durante a inscrição na universidade. Por esse motivo, é essencial que eles estejam junto com você durante a viagem.

Algumas vezes, a universidade mantém uma cópia desses documentos, mas se você estiver interessado em um estágio ou emprego durante sua experiência, é preciso apresentar esses documentos na entrevista.

Vale lembrar que esses documentos devem possuir uma tradução juramentada para que não tenha nenhum erro de tradução durante o caminho.

  • Comprovantes financeiros

O comprovante de sua situação financeira é essencial para poder entrar no país escolhido para estudar. A universidade precisa saber que você poderá se bancar, tanto os estudos quanto o custo de vida no exterior.

Durante a entrevista no consulado, será preciso apresentar documentos que comprovem sua situação financeira enquanto estiver lá: uma declaração de suporte financeiro, boletos bancários, carta oficial de uma agência bancária. Será preciso apresenta-los na passagem pela imigração também.

  • Cópias e originais

É preciso sempre ter seus documentos originais e cópias durante uma viagem. Os documentos originais devem estar guardados em um lugar de fácil acesso para você – a mala de mão é uma excelente opção.

Eles deverão ser apresentados em diversos momentos da viagem – check-in, passagem pela imigração – e, mantendo eles com você na mala de mão, não corre o risco de eles serem extraviados.

As cópias também são de extrema importância, enquanto os documentos originais serão mostrados em várias situações, as cópias também serão necessárias – durante o registro na universidade, cópias do históricos escolar, cartas de referências, declaração de suporte financeiro, esses documentos podem ser apresentados em cópias.

É muito importante ter em mente de que todos esses documentos deverão possuir uma tradução juramentada, já que eles precisam estar traduzidos de forma correta para realizar todos esses processos.

Agora que já sabemos como realizar o processo de documentação e as vantagens e desvantagens para estudar nos Estados Unidos, você precisa apenas iniciar o processo de documentação.

A AMK Translation Services conquistou ao longo dos anos uma importante parcela do mercado, se colocando entre as principais empresas especializadas em tradução no país. Entre em contato com nossa equipe e solicite seu orçamento.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×