Festival de Praia de Aragarças
será aberto sexta-feira (30/6)
s 17h na Avenida Beira Rio
Milhares de turistas passam as férias de julho em Aragarças-GO, a 375 km de Goiânia, onde aproveitam as praias de água doce formadas pelo Rio Araguaia. O mês coincide também com o período em que as águas do rio estão em um nível mais baixo, formando longos bancos de areia, que são ocupados por pessoas de todo o Brasil entre maio e outubro.
Uma grande estrutura está sendo colocada a disposição do transeunte, barraqueiros e do turista que resultará em geração de renda e emprego, principalmente em Julho: “acreditamos que vamos ter uma das melhores temporada de praia dos ultimos anos e que ficará marcada pela organização”, afirmou o prefeito Delegado Ricardo Galvão.
Para o secretário de Turismo, Evaldo Santos, a abertura vai acontecer dia 30 de junho, em solenidade com a presença de várias autoridades, empresários e população, com todas as normas ambientais e de segurança, pedidas pelo Ministério Público.
Para aproveitar todas as belezas ao longo dos 2,6 mil quilômetros, os turistas se dividem em diversas pousadas e acampamentos. Na alta temporada, as águas, geralmente calmas, passam a ser movimentadas por lanchas e moto aquáticas. Diversas opções de passeios e atividades radicais estão à disposição de todos.
Fora da água, brincadeiras recreativas e esportes como vôlei de praia também são uma opção para os turistas. Para aqueles que preferem atividades mais calmas, a pescaria é uma boa opção. Nos pontos mais calmos do rio, é possível encontrar barcos com pescadores determinados a não voltar de mãos vazias. Corpo de bombeiros e Polícia Militar marcarão presença com grande efetivo para dar segurança aos banhistas e público em geral.
Com tanta movimentação, também é necessário alertar os turistas sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente, para que a diversão esteja garantida por várias gerações. Um dos projetos, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente é o plantio de árvores e plantas nativas, “desde que o prefeito Delegado Ricardo Galvão começou a sua gestão, mais de duas mil mudas de plantas oriundas do cerrado foram plantadas, não só nas margens do Rio Araguaia, bem como em toda cidade, além do projeto educacional Educar para preservar da secretaria de Educação e Cultura”, lembrou a secretária de Meio Ambiente, Sônia Moreira.