Lucas do Vale debate perspectivas e desafios do agronegócio goiano com jovens empreendedores
A Federação das Associações de Jovens Empreendedores e Empresários do Estado de Goiás (Faje) realizou mais uma edição do Café Político na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Dessa vez, o tema foi o agronegócio goiano e teve como debatedor, representando a Casa, o deputado Lucas do Vale (MDB), presidente da Frente Parlamentar da Agricultura, Pecuária e Infraestrutura da Alego.
Participaram, também, da discussão, o diretor político da Faje, Lucas Machado, o presidente da Sociedade Goiana e Pecuária e Agricultura (SGPA), Gilberto Marques, o presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), José Ricardo Caixeta, e o coordenador do Sebrae Agro, Douglas Paranahyba.
Ao iniciar o evento, Machado informou que a ideia do Café Político é discutir políticas públicas importantes para o empreendedorismo com representantes da classe política e da sociedade civil organizada. E a ideia dessa edição foi ouvir os integrantes do setor que é a mola propulsora, que gera empregos e renda para o Estado e para o país.
Abrindo as falas, o deputado Lucas do Vale abordou alguns pontos que julga importantes para o agronegócio. Ele lembrou que vem de um município que tem grande pujança e representatividade nesse setor, que é Rio Verde, responsável por um terço das exportações feitas por Goiás, além de ser o maior produtor de proteína animal do país.
O parlamentar citou a queda do valor das commodities como um grande desafio do agronegócio neste ano. Para ele, as políticas públicas precisam vir ao auxílio do produtor nesse quesito. Com relação aos pequenos produtores, Lucas do Vale apontou a falta capacitação como um entrave para a sustentabilidade econômica e a fixação do produtor no campo, apesar de já existirem iniciativas do Sistema S, por exemplo.
Vão do Paranã
Ele mencionou o programa desenvolvido no Vão do Paranã, no Noroeste goiano, realizado pelo governo estadual como um bom exemplo de investimento para a autonomia do pequeno produtor. O programa trabalha com a fruticultura irrigada para produtores da agricultura familiar, que prevê a participação de até 2.500 famílias.
Por fim, Lucas disse que está à disposição da classe. “Frisar que, com muito orgulho, a gente faz parte como presidente, da Frente Parlamentar da Agricultura, Pecuária e Infraestrutura da Assembleia Legislativa, justamente para ter esse debate junto ao setor produtivo. E trazer ideias, trazer demandas junto à Casa, para gente poder desenvolver projetos de lei, desenvolver pautas e estar em defesa do setor.”
Em seguida, os outros integrantes da mesa também fizeram suas intervenções, abordando o trabalho desenvolvido, as demandas e desafios de cada instituição. Na sequência, os participantes tiveram oportunidade de fazer seus comentários e perguntas aos debatedores.
O Café Político “Agronegócio goiano” foi transmitido ao vivo pela TV Alego e está disponível, na íntegra, no canal da TV Alego, no Youtube.