O mercado imobiliário continua crescendo em muitos nichos e, desta vez, os imóveis de alto padrão foram os que demostraram melhor desempenho nos últimos dois anos. Entre janeiro e fevereiro de 2022, o setor registrou um aumento de 14% na comparação com o mesmo do ano anterior. Os dados são de uma pesquisa recente da consultoria Brain Inteligência Estratégica.
E não para por aí! Segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, em um estudo realizado em parceria com a Brain, as expectativas é que até o fim de 2022, o crescimento dos imóveis de alto padrão no Brasil chegue a 53%.
Neste artigo, mostraremos outras informações sobre essa expansão no segmento de luxo, e listaremos os principais motivos para esse boom no setor. Acompanhe!
O boom do mercado de imóveis de alto padrão no Brasil
Diversos setores foram afetados pela pandemia, mas, entre os que resistiram à crise, o imobiliário se destaca. Mesmo diante de um cenário pandêmico, o mercado expandiu 24% em 2020 e permaneceu com bons índices em 2021, com um aumento de 26%, de acordo com uma pesquisa feita pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
No entanto, há bons motivos para que o segmento não sofresse queda durante esse período. Além das taxas de juros alcançarem uma mínima história de 2% no primeiro bimestre de 2021, essa permanência foi graças ao crescimento do mercado de imóveis de alto padrão, que segue em alta ainda hoje.
Conforme um levantamento da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), nos cinco primeiros meses de 2022, foram vendidas mais de 19.620 unidades de Médio e Alto Padrão (MAP). A expansão foi de 145,3%, se comparado ao mesmo período em 2019.
O futuro também parece ser promissor. Existe uma projeção de que, até o fim de 2022, o segmento de luxo chegue a um aumento de 53%.
Mas, afinal, por que o mercado de imóveis de alto padrão no Brasil está em ascensão?
Influência da pandemia para a acensão do mercado de imóveis de alto padrão no Brasil
Sem dúvidas, uma das razões foi a mudança de hábitos e comportamento trazidos pela pandemia do covid-19. Durante a crise sanitária, as pessoas começaram a procurar por imóveis mais espaçosos, com áreas para home office, ensino domiciliar, alas coletivas e de lazer completas, características das propriedades de alto padrão.
De maneira geral, esses imóveis representam ambientes para lazer, segurança, trabalho e, claro, moradia. Além disso, os bons resultados dos últimos anos fizeram com que o investimento desses imóveis se tornasse uma tendência, atraindo cada vez mais interessados, seja para compra ou locação desse estilo de empreendimento.
Por isso, eram tão procurados nesse período e continuam até hoje.
O que motivou a busca por imóveis de alto padrão no Brasil?
Novamente, podemos dizer que toda essa ascensão ao mercado de imóveis de alto padrão no Brasil é reflexo da pandemia. Por passarem mais tempo em suas casas, os consumidores perceberam uma necessidade maior de conforto, melhor infraestrutura, propriedades próximas a áreas verdes, conectividade e segurança.
Outro fator que contribuiu para esse crescimento no setor foi o reconhecimento de que imóveis dessa categoria são uma ótima forma de investimento. Os empreendimentos são altamente rentáveis e possuem garantia de liquidez, o que gera bons rendimentos para o futuro. Abaixo, explicamos melhor as razões que levaram a esse boom no segmento.
Ressignificação do conceito de moradia
Todo o período pandêmico e as mudanças que ele trouxe, alterou, significativamente, o perfil dos imóveis procurados. Graças a isso, os consumidores passaram a ressignificar o conceito de moradia, priorizando espaço e comodidades dentro de casa.
Como sabemos, esse tipo de propriedade é caracterizado por projetos que valorizam áreas ao ar livre, diferentes opções de lazer dentro do condomínio, ambientes exclusivos e seguros. Aspectos que enchem os olhos de todo brasileiro impactado por esse novo conceito de moradia.
Busca por qualidade de vida
Outro aspecto que impulsionou a expansão do mercado foi a procura dos consumidores por qualidade de vida. Esse perfil de morador, visa, além de conforto, por ambientes mais sustentáveis, espaçosos e próximos à natureza. Um comportamento diferente se analisarmos alguns anos atrás, quando o foco era morar em centros urbanos.
Boa localização
Hoje, muitas famílias priorizam residências com boa localização, em bairros que facilitam o acesso a escolas, hospitais, supermercados e outros serviços essenciais. Normalmente situados em regiões nobres, os imóveis de alto padrão oferecem exatamente isso aos consumidores: comércios, centros culturais e de lazer a poucos metros de distância.
Queda de juros
Para além das preferências dos brasileiros, podemos atribuir a expansão do mercado imobiliário de alto padrão à queda de juros em 2021, que chegou a 2%, puxando para baixo as taxas do financiamento imobiliário. Com isso, as condições de pagamento para a compra dessas propriedades se tornaram mais práticas. O consumidor, por sua vez, aproveitou esse momento para investir nesse estilo de moradia.
Futuro do mercado de imóveis de alto padrão no Brasil: o que podemos esperar?
Para muitos especialistas do setor, as necessidades e mudanças no estilo de vida do consumidor não vão mudar tão cedo. Como mostramos neste artigo, as pessoas começaram a valorizar ainda mais os espaços amplos e que abrangem suas precisões em um só lugar.
Assim, a expectativa é que o crescimento do mercado de imóveis de alto padrão no país não pare por aqui, e você pode fazer parte disso. Afinal, investir nesse tipo de moradia é o mesmo que investir em conforto, lazer, segurança e sofisticação.
Você não quer ficar fora dessa, não é? Então, comece por um investimento que lhe ofereça tudo isso e muitos outros benefícios: o empreendimento Hamptons Village, localizado no maior polo turístico do sul do país, em Balneário Camboriú.
Entre em contato com o corretor de imóveis Marcos Godoy, e dê o primeiro passo agora mesmo!