Embora se relacionem com coisas semelhantes, autoconfiança e autoestima têm significados diferentes.
A maneira como eles afetam nossas vidas e a maneira como os desenvolvemos variam, mas ambos são importantes quando se trata de como os atletas se vêem e se comportam.
A autoconfiança é, sem dúvida, a marca de um campeão. Mas todos os atletas parecem possuí-la em níveis variados, não importa em que nível de esporte compitam. Alguns pesquisadores descobriram que os atletas tendem a ter maior autoestima.
Mas as coisas ficam um pouco mais complexas quando olhamos para o que eles baseiam seus sentimentos. Hoje, estamos analisando como os atletas experimentam a autoconfiança e a autoestima, e como podemos usar essas qualidades fora do esporte.
A diferença entre autoconfiança e autoestima
Muitas vezes usamos os termos autoconfiança e autoestima de forma intercambiável para nos referirmos a como nos sentimos em relação a nós mesmos. Embora sejam semelhantes, são dois conceitos diferentes.
A autoestima refere-se a como você se sente em relação a si mesmo em geral. É falar sobre quanta estima, positividade e amor próprio você tem.
A autoconfiança, por outro lado, refere-se a como você se sente em relação às suas habilidades. Estes podem variar de situação para situação, ou esporte para esporte.
Você pode ter uma auto-estima muito alta, mas baixa autoconfiança nos 100m livre. No mesmo cenário, você pode estar mais confiante nos 100m peito.
Outro exemplo pode ser se você tem baixa autoestima e não se considera muito bem pessoalmente, mas tem muita confiança de que é capaz de nadar muito bem como parte da equipe de revezamento.
Os dois conceitos estão ligados. É comum que pessoas com alta autoestima sejam mais confiantes, o que, por sua vez, pode aumentar ainda mais sua autoestima.
Pessoas com baixa auto-estima tendem a não ter confiança. Mas há vários cenários com os quais podemos lidar. A questão é: como desenvolvemos essas qualidades?
Confiança no esporte
Se você perguntasse a alguém, “Qual você acha que é o fator psicológico mais importante necessário para se destacar no esporte?”, você provavelmente se depararia com autoconfiança e autoconfiança nas respostas. Muitas pessoas pensam que a autoconfiança ajuda os atletas a prosperar no esporte escolhido, ajudando-os a superar os obstáculos que enfrentam ao longo do caminho.
Alguns até consideram a confiança como o fator mental mais importante nos esportes.
Muitas vezes pensamos que há pessoas que têm e pessoas que não. No entanto, a confiança é uma habilidade, o que significa que você pode aprendê-la.
O esporte pode ser uma das melhores maneiras de ajudá-lo a desenvolver a habilidade da confiança. À medida que sua força, habilidades e resistência aumentam com o treinamento, você terá mais confiança em sua habilidade porque verá que eles melhoram visivelmente.
Como podemos usar nossa confiança para o sucesso?
O que é especialmente útil em aprender confiança através do esporte é que ele ensina você a basear sua confiança no trabalho duro que você faz.
No esporte, você não pode esperar vencer se não treinar duro e consistentemente. Sua confiança vem de saber que seu corpo e mente estão nas melhores condições, então mesmo quando você enfrenta adversários difíceis, você sabe que está pronto. Você acredita em suas habilidades porque as viu se desenvolver.
O mesmo vale para o resto de nossas vidas diárias fora do esporte. Quando você tem autoconfiança baseada no trabalho árduo, mesmo quando você não tem sucesso, você será capaz de manter o moral alto.
Você entende sua capacidade de colocar o trabalho e melhorar. Mas, o mais importante, ser confiante em sua vida cotidiana o tornará mais bem-sucedido porque as pessoas amam pessoas confiantes.
Quando você vai a uma entrevista de emprego, a um encontro ou a uma festa, as pessoas confiantes são as que se destacam e as que nos atraem. É certamente um marcador para o sucesso.
Construindo uma melhor autoestima
Em sua vida cotidiana, isso pode ser extremamente útil. Se você tem baixa autoestima fora do esporte, sua equipe esportiva pode atuar como um local de refúgio onde você e seus companheiros passam por lutas semelhantes juntos, apoiando-se mutuamente.
E, à medida que você continua a desenvolver uma melhor auto-estima por meio de um melhor relacionamento com vitórias e derrotas, você poderá usar isso em outras situações em que poderá falhar.
Se você não tirar as notas que deseja, passar por uma separação difícil ou errar no trabalho, você entenderá que essas coisas não determinam seu próprio valor.
Existe uma relação interessante entre autoconfiança, autoestima e esporte. Compreender os benefícios que os esportes podem ter sobre as crianças em particular pode levar mais pais a envolver seus filhos.
Isso poderia ajudá-los a se manterem saudáveis, felizes e mais preparados para o mundo como um adulto fora do esporte. Há tantos esportes diferentes para escolher para se adequar à personalidade e aos objetivos de todos. Talvez você possa tentar nadar? Pode dar-lhe o impulso que você precisa.
Quer receber notícias sobre esportes? Veja tudo que acontece e os melhores mantos sagrados na VG Sports.