2ª edição da Feira de Arte de Goiás termina  domingo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

2ª edição da Feira de Arte
de Goiás termina  domingo

A Vila Cultural Cora Coralina, unidade da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), recebe a 2ª edição da Feira de Arte de Goiás (Fargo), o evento aberto na noite da última terça-feira, dia 23, e que segue até o domingo, dia 28, com uma ampla programação gratuita, reunindo 30 estandes de profissionais, artistas, e expositores.
A feira promove uma cadeia produtiva das artes, agregando fábricas e lojas de molduras e insumos artísticos, livrarias e editoras com publicações no campo das artes, fotógrafos, jornalistas, leiloeiros, galeristas, colecionadores especializados e outros profissionais ou estudante que tenha interesse na produção artística e nos seus produtos.
O objetivo principal da Fargo é fomentar o mercado em torno das artes visuais e, dessa forma, fortalecer as relações produtivas comerciais, proporcionando visibilidade e possibilidades de negócios e escoamento dessa produção; destina-se a profissionais das artes e atividades paralelas.
Todas as dependências da Vila Cultural estão sendo ocupadas com a feira, ao som de DJs convidados e, todos os fins de tarde, pocket shows musicais com ritmos como chorinho, jazz, blues e MPB, além de uma área de convivência com alimentação, café, bebidas em geral, comidinhas, guloseimas e doces. O evento, idealizado pela Arte Plena Produções, tem a curadoria de Sandro Tôrres, diretor da Arte Plena Produções Culturais, Gilmar Camilo, curador do Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC-GO) e Ester Krivkin, divulgadora nacional.
A Fargo conta com a participação de diversas galerias do Brasil e pretende fomentar o mercado em torno das artes visuais a fim de fortalecer as relações produtivas e comerciais em torno deste segmento. “Percebemos, na primeira edição, que a produção das artes em Goiás existe em profusão e em qualidade. A Fargo possibilita visibilidade e possibilidade de negócios e da comercialização desta produção”, explica Wanessa Cruz, da Arte Plena Produções.
O projeto tem patrocínio do Governo de Goiás, por meio do Programa de Incentivo à Cultura – Lei Goyazes e Fundo de Arte e Cultura, mecanismos gerenciados pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), e conta com vários parceiros culturais e institucionais.
A Feira de Arte também envolve, além dos artistas, universidades e faculdades que oferecem cursos em áreas relacionadas, como artes visuais, design e arquitetura, com direito a certificado de participação para os alunos.
Seminário
Paralelamente à Feira, no auditório da Villa Cultural recebe a 3ª edição do Seminário Nacional O Campo das Artes – Bastidores da Criação, evento de formação com palestrantes locais e nacionais com vasta experiência e reconhecimento. Os temas das palestras são Confluências de Linguagens – Arte, Arquitetura, Design, Arte Engajada – Poéticas Mistas, Sistemas de Arte – Novos Meios, Novas Plataformas, Mercado, Ambições, Carreiras, Gravura, Ilustração, Animação, HQ. (http://www.goias.gov.br/component/tags/tag/cultura.html)
Serviço:
II Feira de Arte de Goiás – Fargo
Data: de quarta a domingo, dos dias 24 a 28 de outubro de 2018
Horário: Das 10h às 22h
Local: Vila Cultural Cora Coralina – Rua 3, esquina com Avenida Tocantins, Centro.
Galerias de artes
Oto Reifschneider Galeria, de Brasília;
A Casa da Luz Vermelha (do fotógrafo nacionalmente conhecido Kazuo Okubo);
Mapa Galeria (do galerista Marcelo Pallotta), de São Paulo;
Galeria Luiz Fernando Landeiro Arte Contemporânea;
Galeria Almeida & Dale, de São Paulo
Seminários
Leo Romano (GO) – arquiteto e designer;
Waldick Jatobá (SP) – designer e curador de design;
Fabiana Queiroga (GO) – artista e designer;
Renato de Cara (SP) – diretor do Museu da Cidade e curador;
Kdu dos Anjos (MG) – performer e ativista social;
Guilherme Werneck (SP) – crítico e jornalista;
Helena Bagnoli (SP) – crítica e jornalista;
Renato Negrão (MG) – performer e escritor;
Mariana de Matos (PE) – artista visual e escritora;
Márcio Jr (GO) – artista, escritor e cineasta;
Celma Paese (RS) – arquiteta e professora;
Zé César (GO) – artista e professor;
Oto Reifschneider (DF) – curador de arte e galerista;
Márcia Deretti (GO) – curadora de cinema e cineasta;
Samuel Casal (SC) – ilustrador;
Sonia Rodrigues (SP) – gerente da Arjowiggins para a América Latina, e
Gregory Kravchenko (GO) – engenheiro de produção e designer

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Denizar de Sá - CEO Denizar A Tribuna

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×