5 de maio – Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

5 de maio – Dia Nacional do
Uso Racional de Medicamentos

Especialista faz alerta sobre
automedicação na pandemia

Antitérmicos e relaxantes musculares estão entre os mais usados indevidamente

O Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos é celebrado nesta quarta-feira (5). Em tempos de pandemia de Covid-19, a data pede o cuidado da população sobre os prejuízos da compra de medicamentos sem a devida prescrição. Quem faz o alerta é a farmacêutica Isabel Cristina Marques Fensterseifer, coordenadora do curso de Farmácia da Faculdade Anhanguera.

“Desde o avanço do coronavírus há um significativo aumento na automedicação, em que as pessoas buscam a prevenção ou a cura da doença”, destaca a especialista. Segundo pesquisa do Conselho Federal de Farmácias, determinados medicamentos registraram aumento de 67% nas vendas nos primeiros três meses de 2020, se comparado ao mesmo período do ano anterior.

O Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos foi criado para servir de alerta às pessoas que fazem automedicação. “A data foi instituída justamente para conscientizar a população brasileira sobre os riscos à saúde que o uso indiscriminado de remédios pode ocasionar. Um deles é a intoxicação, que além de sobrecarregar o sistema de saúde em um período tão crítico que é a pandemia e ainda deixa o paciente exposto ao contágio pela Covid”, revela Isabel.

Dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas apontam que a maioria dos casos de intoxicação registrados no Brasil é proveniente de medicamentos. Antitérmicos, relaxantes musculares e medicamentos que atuam no sistema nervoso central estão entre os mais usados indevidamente.

Para a farmacêutica, a campanha pelo uso racional de medicamentos busca estimular o acesso racional na compra de remédios, de forma segura, com qualidade, preços acessíveis e com eficácia, buscando o respeito aos cidadãos, sua saúde e da ciência. A professora aconselha que toda pessoa evite a automedicação e busque orientação especializada. “Um profissional de saúde vai prescrever uma medicação levando em consideração suas condições clínicas, de forma individualizada e com doses adequadas às suas necessidades”, finaliza.

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: anhanguera.com  e blog.anhanguera.com .

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 817 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 126 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 1.673 unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse: http://www.kroton.com.br .

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×