Busca por testamentos em Cartórios de Notas de Rio Verde na pandemia bate recorde em 2020

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Busca por testamentos em Cartórios
de Notas de Rio Verde na pandemia
bate recorde em 2020

Segundo semestre do ano passado teve 31 testamentos. Variação em relação à 2019 chegou a
63%. Possibilidade de realizar o serviço online também impactou os números.

A pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe uma preocupação inédita em Rio Verde. Pouco afeitos a pensar na morte, os rio-verdenses realizaram no segundo semestre de 2020 a maior quantidade de testamentos no período registrada pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), que mostra um aumento de 63% no número de atos praticados no município em relação à 2019, em procedimento que agora também pode ser feito de forma online pela plataforma e-notariado ([http://www.e-notariado.org.br) www.e-notariado.org.br)

O número total de 31 testamentos realizados diretamente em Cartórios de Notas de Rio Verde no segundo semestre de 2020 é 63,16% maior do que os 19 atos feitos no mesmo período de 2019. Com nove testamentos, setembro foi o mês com a maior quantidade de documentos lavrados por tabeliães no município.

Outro fator que também contribuiu para o aumento no número de testamentos é a possibilidade de o ato ser realizado de forma online. Desde maio de 2020, diversos serviços dos Cartórios de Notas podem ser feitos de forma completamente eletrônica, por meio da plataforma e-Notariado (www.e-notariado.org.br). Neste ambiente virtual o cidadão poderá atestar sua vontade perante um tabelião em videoconferência, contando com toda a estrutura necessária para a realização remota dos atos de transferência de bens, e com os mesmos efeitos, garantias e segurança do processo presencial.

Testamento

O testamento público é o documento pelo qual uma pessoa (o testador) declara como e para quem deseja deixar seus bens após a sua morte. Para realizar o ato é necessária a presença de duas testemunhas que não podem ser herdeiras ou beneficiadas pelo testamento, além dos documentos de identidade de todas as partes, requerentes e testemunhas. A presença de um advogado é opcional. O documento pode ser alterado e revogado enquanto o testador viver e estiver lúcido, e terá validade e publicidade somente após a morte do testador

 Sobre o CNB/GO

Colégio Notarial do Brasil – Seção Goiás (CNB/GO) é a entidade de classe que, desde 2015, representa institucionalmente os tabeliães de notas do Estado de Goiás. As seccionais dos Colégios Notariais de cada Estado estão reunidas em um Conselho Federal (CNB/CF), que é filiado à União Internacional do Notariado (UINL). A UINL é uma entidade não governamental que reúne 88 países e representa o notariado mundial existente em mais de 100 nações, correspondentes a 2/3 da população global e 60% do PIB mundial, praticando atos que conferem publicidade, autenticidade, segurança e eficácia aos negócios jurídicos pessoais e patrimoniais, contribuindo para a desjudicialização e a prevenção de litígios.

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×