Você conhece os maiores comentaristas de futebol brasileiro sem ser o Galvão Bueno? Listamos alguns que você provavelmente já ouviu. Confira a seguir!
O que seria dos jogos se não fosse a emoção transmitida pelos narradores. Eles são responsáveis por não apenas dizer o que está acontecendo, mas fazer com que o torcedor sinta na pele as emoções. E nisso, os comentaristas de futebol brasileiro são especialistas.
De toda sorte, temos narradores memoráveis, que fizeram parte da vida de qualquer apaixonado por futebol, como Galvão Bueno e muitos outros. Sendo assim, vale a pena conhecê-los e descobrir um pouco mais sobre os comentaristas de futebol brasileiro.
Foi por isso que resolvemos criar uma lista com os 8 maiores comentaristas de futebol brasileiro. Portanto, se você quer saber quem são, continue conosco na leitura deste texto e fique por dentro de tudo que preparamos.
8 maiores comentaristas de futebol brasileiro
A partir de agora, você irá conhecer os maiores comentaristas de futebol brasileiro. Portanto, fique ligado na nossa lista e conheça cada um deles:
8- Téo José
Téo José é um dos grandes comentaristas do mundo automobilístico. Ele é responsável por narrar as corridas da Fórmula 1 e da Fórmula Indy na Band. Contudo, também se tornou um grande comentarista de futebol.
Téo narra as partidas da Champions League e do Campeonato Brasileiro, ao lado do também comentarista Neto. Assim, acabou ganhando fama e popularidade entre os apaixonados por esporte.
7- Everaldo Marques
E por falar em narrador multitarefas, temos Everaldo Marques, que atua como comentarista do canal de esportes ESPN. Ele é considerado uma das maiores lendas entre os narradores e comentaristas esportivos.
Everaldo já foi comentarista de ciclismo, futebol americano, Fórmula 1, vôlei e por último futebol. Ele consegue narrar cada um desses esportes de forma sensacional.
Sendo assim, uma de suas principais características é a quantidade de informações passadas aos telespectadores. Além disso, também é muito engajado nas redes sociais e incentivo público a interagir com elas.
6- André Hennig
André Henning é atualmente comentarista do canal Esporte Interativo. Ele é um daqueles profissionais que você com certeza irá lembrar quando ouvir a sua voz pela primeira vez.
Isso porque uma das principais características do comentarista é a emoção que ele transmite aos seus ouvintes. Sendo assim, que você gosta daqueles jogos de tirar o fôlego, nada melhor do que ouvir a narração de André.
Esse comentarista gosta de dar atenção especial a todos os detalhes que acontecem na partida e fazer com que aquele jogo seja totalmente diferente dos demais. Por isso, está presente na nossa lista de melhores comentaristas de futebol brasileiro.
Hoje, é sua tarefa estar à frente de todos os jogos da Champions League que são transmitidos no Esporte Interativo.
5- Isabelly Morais
A abertura da Copa da Rússia não nos presenteou com uma goleada histórica de 5 a 0 para a seleção da casa, mas também foi marcada por uma surpresa inédita na televisão brasileira: a narração feminina.
Isabelly Morais se tornou a primeira mulher a narrar um jogo da Copa do Mundo na televisão brasileira, trazendo o placar da rodada da Copa e muito mais.
“É uma honra fazer parte da história da narração esportiva no Brasil. É uma felicidade gigantesca, logo na estreia, narrar 5 gols. Como narrador, viver de gols é sempre especial, e ter a oportunidade de começar minha carreira na TV com um jogo tão marcante é uma alegria indescritível”, afirmou Isabelly.
4- Cléber Machado
O comentarista de futebol brasileiro Cléber Machado foi eternizado nas nossas tardes de domingo após narrar grandes clássicos de futebol do país.
Cléber substituiu Galvão Bueno, que optou por deixar de narrar partidas de clubes nacionais.
Dessa forma, ele conseguiu ganhar espaço na emissora Rede Globo e é considerado atualmente como o segundo maior comentarista, perdendo apenas para Luiz Roberto.
3- Luiz Roberto
Luiz Roberto é um dos grandes comentaristas de futebol brasileiro. Ele foi a pessoa responsável por narrar todos os jogos de campeonatos brasileiros. Está à frente de Cléber Machado porque narra um número maior de torneios.
Além do futebol, Luíz Roberto também narra partidas de Fórmula 1, basquete e até mesmo vôlei.
Contudo, na Copa do Mundo de 2014, o comentarista viu o seu nome associado a palavras racistas, logo após soltar a seguinte frase: “esses negros maravilhosos”, se referindo à abertura da Copa do Mundo.
2- Milton Leite
Se você gosta de assistir aos jogos do seu clube do coração na Band, é bastante provável que já tenha ouvido algum comentário engraçado vindo do comentarista Milton Leite. É risada na certa.
Assim, além de possuir um grande arsenal de conhecimento sobre os times e jogadores, Milton Leite também conhece várias piadas bastante engraçadas e que irão tirar um sorriso seu na hora de assistir ao seu programa.
Portanto, se você é do tipo de telespectador que gosta de dar boas risadas enquanto assiste ao seu time jogar, nada melhor do que sintonizar na Band e ouvir as pérolas ditas por Milton Leite.
1- Galvão Bueno
Não poderíamos criar uma lista dos maiores comentaristas de futebol brasileiro sem mencionar o lendário Galvão Bueno. Responsável por transmitir os jogos da Copa e jogos importantes de ligas internacionais, Galvão Bueno é um dos maiores ícones da Rede Globo.
A voz desse comentarista sem dúvidas marcou os apaixonados por futebol que nasceram na década de 80, 90 e 2000. Quem nunca ouviu aquelas famosas palavras: “haja coração”, ou mesmo “pode isso Arnaldo?”.
Cada uma delas fez parte das nossas vidas em algum momento e com certeza iremos lembrá-las.
De acordo com Galvão Bueno, a Copa de 2022 foi a última a ser narrada por ele à frente da Rede Globo de Televisão. Em conformidade com as suas declarações, Galvão pretende se aposentar das telinhas. Assim, chegará o fim de uma era do apresentador narrando jogos.
E com isso, nós chegamos ao fim desse texto. Se você gostou de conhecer os comentaristas de futebol brasileiro, compartilhe e comente qual deles é o seu preferido. Nos vemos novamente nas próximas publicações. Até logo!