Cuidados com inflamáveis e líquidos combustíveis no ambiente de trabalho – NR 20

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

A Norma Regulamentadora NR 20 – Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Líquidos Combustíveis foi criada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em 1978 para proteger trabalhadores. Em empresas que lidam em qualquer etapa de seus processos com inflamáveis e líquidos combustíveis, é preciso tomar uma série de cuidados.

Assim como nas casas é preciso tomar cuidado com o gás de cozinha e seus riscos, na indústria existe uma série de gases e líquidos perigosos.

Afinal, com estes produtos existem riscos graves que podem afetar a saúde e segurança das pessoas. Nesse sentido, você vai entender agora quais são os principais cuidados a tomar, descritos na NR 20.

A quais atividades a NR 20 é aplicável?

Como mencionado acima, são muitas atividades que utilizam inflamáveis ou líquidos combustíveis. Entre estas atividades estão:

  • Extração
  • Produção
  • Armazenamento
  • Transferência
  • Manuseio
  • Manipulação

Portanto, se estas atividades forem realizadas na empresa, é preciso que os cuidados sejam tomados e os empregados devem receber treinamento da NR 20.

O que são materiais inflamáveis e combustíveis?

Existem diferentes definições:

  • Líquidos inflamáveis são aqueles que possuem ponto de fulgor menor ou igual a 60º C.
  • Gases inflamáveis são aqueles que inflamam com o ar a 20ºC e a uma pressão padrão de 101,3 kPa.
  • Líquidos combustíveis são aqueles que possuem ponto de fulgor entre 60º e 93º C.

Portanto, o ponto de fulgor é a temperatura mínima na qual um combustível libera vapor para formar uma mistura inflamável. E este processo acontece porque uma fonte externa de calor entrou em contato com a substância inflamável ou combustível.

6 cuidados a tomar com inflamáveis e líquidos combustíveis

1. Realizar a capacitação e treinamentos necessários

O primeiro ponto que deve ser observado para garantir a segurança dos trabalhadores, é proporcionar um treinamento de qualidade para estas pessoas. Isso porque é a partir de um treinamento focado na NR 20 que os funcionários de uma empresa entendem:

  • Como utilizar extintores de incêndio;
  • De que forma abandonar uma área em caso de emergência;
  • Como lidar com inflamáveis e líquidos combustíveis;
  • Quais são os riscos e como diminuir as chances de que problemas aconteçam.

Dessa forma, tanto trabalhadores recém contratados quanto trabalhadores antigos devem realizar o treinamento. Cada classe de atividade realizada pela empresa deve cumprir a sua obrigação segundo a NR 20.

2. Utilizar permissão de trabalho para atividades de risco

Na permissão de trabalho, o funcionário responsável pela atividade receberá informações como riscos, medidas de controle e cuidados que devem ser tomados. É um documento utilizado para atividades não rotineiras.

Além disso, ao ter uma permissão de trabalho válida, o funcionário está garantindo que o local está apto a receber alguém, e ao mesmo tempo que o trabalhador está apto para realizar a tarefa.

3. Utilizar instrução de trabalho

Além da permissão de trabalho, a instrução de trabalho também é essencial para atividades com combustíveis inflamáveis ou líquidos combustíveis. É um documento utilizado para atividades rotineiras.

Neste documento, há uma descrição sequencial e detalhada das atividades de um evento de inspeção ou manutenção. Assim, a segurança, saúde e integridade do trabalhador são preservadas.

4. Manter a manutenção de equipamentos em dia e eliminar vazamentos

A fim de prevenir acidentes, um plano de manutenção de equipamentos e verificação de vazamentos precisa ser realizado. Todos os locais que podem receber trabalhadores e que estejam em contato com substâncias inflamáveis ou líquidos combustíveis devem ser incluídos neste plano.

Deve-se minimizar os riscos de:

  • Vazamento;
  • Derramamento;
  • Incêndio;
  • Explosão.

Assim, inspeções de segurança, análises de riscos e verificação das áreas de trabalho devem ser realizadas frequentemente.

5. Diminuir ou eliminar fontes de ignição

Esta é uma ação a ser realizada especialmente nas áreas que tenham inflamáveis e líquidos combustíveis. A fim de eliminar ou pelo menos diminuir o risco de que um incêndio ou explosão aconteça, é preciso que qualquer fonte de calor externo seja identificada e eliminada sempre que possível.

Para isso, uma inspeção deve ser realizada em instalações elétricas, equipamentos elétricos fixos, móveis e portáteis, equipamentos de comunicação, ferramentas e itens similares.

6. Criar comissões e sistemas de trabalho

Para viabilizar a realização de todas essas verificações e garantias de segurança, é preciso que funcionários sejam designados para as atividades. Nesse sentido, a própria NR 20 cita a criação do SESMT e da CIPA para atuar na prevenção de acidentes nas empresas.

Cada tipo de empresa vai ter uma necessidade diferente relacionada ao SESMT ou CIPA, mas o importante é que pessoas capacitadas sejam eleitas ou escolhidas para realizar este trabalho.

Conclusão

Cada empresa que trabalhar com inflamáveis e líquidos combustíveis deve cumprir com as determinações da NR 20. Documento que foi desenvolvido pelo MTE para garantir segurança para os trabalhadores em situações de risco com este tipo de substância.

Portanto, é de responsabilidade das empresas garantir que todos os requisitos sejam cumpridos. 

Tomando todos os cuidados necessários, a segurança e saúde de todos será garantida. E o ambiente de trabalho será um local mais seguro para empregados e empregadores.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×