O Brasil é o país que apresenta maior prevalência de depressão na América Latina

Já se foi o tempo que ir ao psicólogo era visto com certo preconceito ou estranheza. Hoje em dia, se torna cada vez mais importante cuidar da saúde mental. O Brasil é o país que apresenta maior prevalência de depressão na América Latina e o que registra o maior número de pessoas com ansiedade, no mundo.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que a pandemia levou a um aumento de 25% na prevalência global de ansiedade e depressão. Neste cenário, buscar apoio de um profissional é o caminho para aliviar o medo, a solidão e a angústia. “A terapia é um processo focado em ajudar um indivíduo, casais ou grupo de pessoas a resolver situações ou conduzir o paciente a enxergar outras possibilidades no percorrer da sua trajetória”, pontua a psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da faculdade Anhanguera, Lorena Fleury.
Segundo a especialista, a principal função da terapia é auxiliar na mudança de um comportamento, sentimento ou pensamento que esteja impedindo a pessoa de perceber a vida em sua forma real. “Um profissional de psicologia também pode ajudar no autoconhecimento ou nas reflexões sobre a vida profissional, familiar, ajudando as pessoas de todas as idades a ter uma vida mais feliz, saudável e mais produtiva”, ressalta.
Durante as fases da vida, o ser humano pode passar por alguns traumas, problemas, situações de conflitos. São emoções desordenadas que podem interferir na saúde física e no lado social. “Por causa de muitos equívocos sobre psicoterapia, muitas pessoas sentem-se relutantes em experimentar o processo. Períodos de estresse, luto, incertezas, tristezas e conflitos fazem parte da vida de todos. Justamente por isso, é um pouco difícil perceber quando a situação sai do comum e exige a ajuda de um profissional, para melhorar o bem-estar”, comenta a especialista.
Dia do Psicólogo
No dia 27 de agosto, celebra-se a regulamentação da profissão de psicólogo no Brasil. Esse profissional pode atuar em vários campos, como na psicologia clínica, hospitalar, esportiva, escolar e organizacional.
Os objetivos se modificam ligeiramente em cada uma dessas áreas, mas, no geral, o psicólogo tem a intenção de ajudar as pessoas a cuidar da sua saúde mental através do autoconhecimento, desenvolvimento de capacidades socioemocionais e aprimoramento do laço do indivíduo com seu mundo interior. |