Durante vacinação, Caiado enaltece ciência e “tempo recorde” para liberação das vacinas

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Ronaldo Caiado enaltece ciência
e “tempo recorde” para liberação
das vacinas no Brasil

Repasse inicial de doses da CoronaVac para Goiás será suficiente para imunizar até 91 mil goianos.
Dois técnicos de enfermagem já foram vacinados nesta segunda-feira (18/01), na capital,
um no Hospital de Campanha de Goiânia e outro na Maternidade Célia Câmara.
A vacina foi aplicada pelo governador Ronaldo Caiado, assim como ocorreu em Anápolis

O técnico de enfermagem Reinaldo Barcelos Ferro Júnior, de 35 anos, que
trabalha na UTI do Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara,
foi o primeiro colaborador da unidade a ser imunizado

“O sentimento é de alívio. Espero que todos tenham a oportunidade de serem imunizados”, disse a técnica de enfermagem Paulete Pereira dos Santos Medeiros, 50 anos, primeira profissional de saúde a ser vacinada contra Covid-19 em Goiás. A imunização ocorreu no início da noite desta segunda-feira (18/01), no Hospital de Campanha de Goiânia (HCamp), pouco tempo depois da aplicação da primeira dose da CoronaVac em solo goiano, em Anápolis.

A vacina foi aplicada pelo governador Ronaldo Caiado, assim como ocorreu em Anápolis. “Todos nós estamos tomados de muita emoção e alegria, podendo mostrar para as pessoas a perspectiva de superarmos esse inimigo invisível e proteger vidas”, reiterou o governador. Segundo Caiado, o Butantan submeteu o pedido de mais doses à autorização emergencial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Do total que for aprovado, Goiás teria assegurado um repasse de 7% das vacinas.

Ao todo, chegaram a Goiás até o momento, no primeiro lote de vacinas, 183 mil doses para imunizar uma população de até 91 mil goianos. “A ciência mostrou a sua capacidade de superar etapas e num tempo recorde tivemos as vacinas liberadas. Tivemos a oportunidade hoje de transformar um sonho em realidade”, ressaltou o governador.

O segundo profissional de saúde a ser imunizado foi Reinaldo Barcelos Ferro Júnior, de 35 anos. Casado e pai de dois filhos, Reinaldo é técnico de enfermagem e trabalha na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara (HMMCC) no enfrentamento à Covid-19. Ao ser o primeiro colaborador imunizado da unidade, Reinaldo espera que as pessoas percam o medo da vacina.

“Tenho a sensação de estar ajudando muita gente a perder o medo da vacina. Tive Covid-19, com sintomas leves, sei do medo que a doença nos fez viver”, disse. A esperança agora, nas palavras do técnico de enfermagem, é que as pessoas se sintam motivadas a continuar no combate à pandemia. “Espero que muita gente use esse momento como motivação. Temos que ter coragem. É hora da humanidade enfrentar essa doença.”

Empolgado com a chegada da vacina, o prefeito de Goiânia Rogério Cruz reforçou a importância da colaboração entre Executivos estadual e municipal. “Fica agora um sentimento de alegria. Quero agradecer ao governador. É uma satisfação sempre muito grande em tê-lo como parceiro do município”, enfatizou.

Rogério Cruz ainda pediu que a população não tenha receio da vacina. “Vamos buscar informar a população. É importante que todos que tenham condições de serem imunizados tomem a vacina”, concluiu.

Próximos passos

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, o protocolo de vacinação será o mesmo em todo o Estado. “A orientação foi que os municípios montassem equipes volantes e fosse feita a vacinação in loco para não haver necessidade dessas pessoas saírem e irem até a unidade de saúde”, explicou. Assim que novas doses chegarem a Goiás, será ampliado o número de unidades de saúde que vão realizar a imunização para atender a população de forma espontânea.

Nesta terça-feira (19/01) será iniciada a capacitação para todos os profissionais que farão a vacinação, nos 246 municípios goianos. “É uma vacina nova e a gente precisa capacitar esses profissionais com todas as informações do Ministério da Saúde”, ressaltou Flúvia Amorim. (Fonte: Secom-GO)

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Denizar de Sá - CEO Denizar A Tribuna
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×