Especialista dá dicas para usar da melhor forma o décimo terceiro salário
Pagar dívidas e fazer investimentos devem ser as metas de quem receber o benefício, segundo o consultor da Sicredi
Com o final de ano chegando, todas as expectativas estão voltadas para o décimo terceiro salário. A primeira parcela já caiu nos bolsos dos beneficiados, e para o consumidor não sair gastando à toa, o especialista e consultor de negócios Pessoa Física da Central Sicredi Brasil Central, Bruno Miguel Vendruscolo, preparou algumas dicas de como se planejar para ter o melhor uso desse recurso.
A primeira recomendação é usar o dinheiro extra para pagar as contas. De acordo com o especialista, o ideal mesmo é conseguir colocar em dia as principais dívidas, principalmente aquelas com juros maiores e prazos mais longos. É importante também tentar renegociar algumas dívidas, assim é possível tomar uma decisão em investimento, pois os juros do débito foram reduzidos, explica Bruno.
O próximo passo é usar o que sobrou do recurso para investir e criar reservas de emergência. No mundo dos investimentos temos três pontos importantes: o tempo que tenho para investir, o quanto quero ganhar e o risco que estou disposto a correr. É fundamental nos dias de hoje, em que novos golpes envolvendo investimentos aparecem, buscar instituições e profissionais reconhecidos no mercado. O interessado pode inclusive procurar uma de nossas agências que possuem profissionais especializados para te orientar, afirma o especialista.
Também é necessário entender as necessidades e objetivos de investimento para os próximos anos. Para curto prazo, como pagar as contas no mês de janeiro ou fazer uma reserva, o ideal é investir nos ativos líquidos, que seriam poupança, CDBs com liquidez diária, tesouro Selic, fundos de investimento com liquidez diária, que no momento que eu precisar basta eu solicitar e retirar o valor, analisa Bruno.
Caso o beneficiado tenha um objetivo que passa de três meses, ele pode deixar o dinheiro travado por um período e com isso obter um ganho maior. Para investimentos de longo prazo existem CDBs, Produtos de depósito a prazo, LCA e tantos outros que pedem um período maior para que eu consiga acessar o meu dinheiro, mas tenho um benefício maior por conta disso, completa. Dica extra
Segundo Bruno Miguel Vendruscolo a melhor maneira de utilizar o décimo terceiro é investir também em conhecimento. Eu posso comprar aquele livro importante para o estudo, ou fazer um curso que trará uma nova habilidade e conhecimento, que possa fazer diferença na minha vida ou carreira, explicou.
Além disso, podemos utilizar o mercado de investimento como uma ferramenta para te auxiliar a alcançar os objetivos, planejar os pagamentos dos presentes de final de ano, férias, todos os novos gastos que terá no ano de 2023, finaliza o especialista e consultor de negócios Pessoa Física da Central Sicredi Brasil Central.
Para aproveitar as dicas, a Sicredi montou um time de colaboradores apto a auxiliar em todas as questões envolvendo décimo terceiro, como a melhor maneira de planejar seu 2023, como gerir o dinheiro voltado a propósitos e também quais os melhores investimentos para cada momento de vida.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.200 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros.
Site do Sicredi: HYPERLINK “http://www.sicredi.com.br/”ww w.sicredi.com.br