Instituto Claro capacita profissionais da educação em Rio Verde

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Instituto Claro capacita profissionais
da educação em Rio Verde
para
o uso de novas tecnologias e
inovação em sala de aula

Lançamento do Educonex@o prevê beneficiar mais de quatro
mil alunos e disponibilizar banda larga para escolas da rede municipal

São Paulo, 19 de novembro de 2019 –O Instituto Claro anuncia o lançamento do Educonex@o na cidade de Rio Verde (GO). O programa, que contará com a parceria técnica do Instituto Crescer, irá capacitar 200 educadores para o uso de tecnologias digitais e inovação em sala de aula, beneficiando 4.800 alunos. O programa disponibilizará internet banda larga para as escolas da rede municipal da cidade localizadas em área cabeada pela Claro.

Os coordenadores municipais, coordenadores pedagógicos e professores da rede pública de ensino terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos para utilizar tecnologias digitais e inovação em práticas educacionais – totalizando 40 horas ao fim do ano.

“O intuito da Claro é contribuir para que o país esteja cada vez mais conectado com as novas tecnologias e infraestruturas, exercendo um importante papel social que é de proporcionar o desenvolvimento mediante iniciativas que valorizam a Educação, a Cidadania e a Cultura. A parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Rio Verde foi fundamental para a concretização do Educonex@o, que dará a oportunidade para os professores ampliarem seu repertório educacional”, afirma Rômulo Oliveira, Gerente de Negócios da Claro em Rio Verde.

Com mais de 235 mil habitantes, Rio Verde, localizada no interior de Goiás, é uma das áreas estratégicas para a Claro, por ter sido a primeira cidade a ativar transmissões comerciais em 700 MHz no país, quando demonstrou o 4G pela primeira vez. Além disso, Rio Verde é conhecida por sua representatividade na região Centro-Oeste e pela alta demanda de seus habitantes pelo uso de dados móveis. Recentemente, a marca disponibilizou a mais moderna tecnologia de banda larga de ultravelocidade para a cidade, por meio de uma rede de fibra óptica.

Educonex@o em números

Nas etapas iniciais e finais, os educadores realizarão o APEI-50, teste de autoavaliação, desenvolvido pelo Instituto Crescer, e que será usado como ferramenta de mensuração dos resultados do programa, contribuindo com a análise do desenvolvimento do Educonex@o na cidade.

O Educonex@o é embasado nos quatro pilares da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura): aprender a ser, conviver, conhecer e fazer. Com abrangência nacional, o projeto está presente em 51 cidades de 20 Estados. Entre os anos de 2011 e 2018, beneficiou mais de 1,7 mil escolas, 2,2 mil professores e 63 mil alunos. Em 2019, o objetivo é beneficiar mais de 35 mil estudantes por meio da capacitação de cerca de 1,3 mil professores e 320 coordenadores pedagógicos.

“A educação e a cidadania são os principais alicerces para o desenvolvimento da sociedade. E a Claro presta serviços que contribuem diretamente para a conquista deste resultado, já que é uma empresa comprometida com o avanço do Brasil”, explica Daniely Gomiero, vice-presidente de Projetos do Instituto Claro e diretora de Responsabilidade Social Corporativa da Claro.

Além do Educonex@o, o Instituto Claro mantém iniciativas nas áreas de educação como o Campus Mobile, Programa Dupla Escola, Naves do Conhecimento, entre outros. Já beneficiou mais de 250 alunos formados em Curso Técnico em Telecomunicações; reciclou mais de 150 toneladas de resíduos eletrônicos; e mobilizou mais de 105 mil colaboradores em programas internos de desenvolvimento.

Parceria de sucesso

O Instituto Crescer é o parceiro técnico do Educonex@o na formação dos educadores. A ONG, com sede em São Paulo, trabalha há 19 anos com projetos na área de Educação, grande parte voltados à formação de professores para uso de tecnologias digitais e implementação de metodologias ativas.

A parceria entre o Instituto Crescer, a Secretaria Municipal de Educação e o Instituto Claro faz do Educonex@o um projeto transformador, não apenas na comunidade escolar, mas também para toda a cidade. É uma grande satisfação poder contribuir para o desenvolvimento e a capacitação desses professores”, explica Luciana Allan, diretora técnica do Instituto Crescer.

SOBRE O INSTITUTO CLARO

A área de Responsabilidade Social da Claro investe continuamente em ações relacionadas à Educação e à Cidadania, por meio do Instituto Claro, com o objetivo de atuar em frentes sociais que integram a tecnologia e a informação como fonte de desenvolvimento e conhecimento. Desta forma, realiza e apoia projetos como o Campus Mobile, o Educonex@o, o Programa Dupla Escola, entre outros. O Instituto Claro é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, e é reconhecido pelo Departamento de Informação Pública das Nações Unidas (DPI/ONU) como uma organização não governamental corporativa que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas. Conheça outras realizações no site do Instituto: https://www.institutonetclaroembratel.org.br/

Foto do momento em que o Secretário de Educação de Rio Verde, Miguel Rodrigues Ribeiro, assina o documento de lançamento do Educonex@o em Rio Verde.
Na foto, da esquerda para a direita, Rômulo Oliveira – Gerente de Negócios Claro; Ewerton Mendonça – colaborador do Instituto Claro; Miguel Rodrigues Ribeiro – Secretário de Educação de Rio Verde e Roseni Reigota – colaboradora do Instituto Claro. (Crédito da foto: divulgação)

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Denizar de Sá - CEO Denizar A Tribuna
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×