“Investir nos nossos jovens é investir no futuro de Goiás”, diz Lissauer durante lançamento do programa Aprendiz do Futuro

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

“Investir nos nossos jovens é investir no futuro de Goiás”,
diz Lissauer durante lançamento
do programa Aprendiz do Futuro

Aprovado na última semana pela Alego, projeto do governo de Goiás selecionará jovens de todos os municípios do estado para cursos de qualificação técnica e apredizagem profissional voltada para o mercado de trabalho

Respaldando as ações e iniciativas voltadas para o progresso do estado, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSB), prestigiou na tarde desta quinta-feira, 29, o lançamento do Programa Aprendiz do Futuro, realizado no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. Desenvolvido pelo Governo de Goiás por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), o projeto, aprovado na última semana pelo Legislativo goiano, visa selecionar jovens com idade entre 14 e 15 anos, nos 246 municípios, para aprendizagem e qualificação profissional em órgãos estaduais. Ao todo, serão ofertadas 5 mil vagas e as inscrições para o certame já começam no próximo domingo, 1º de agosto.

Ao lado do governador Ronaldo Caiado (DEM), da primeira-dama Gracinha Caiado, do  vice-governador Lincoln Tejota e demais autoridades, o chefe do Poder Legislativo enalteceu a iniciativa que, segundo ele, contribuirá de forma positiva para o futuro de Goiás. “Esse importante programa é mais uma conquista para os nossos jovens, que agora terão a oportunidade de inserção no mercado de trabalho, contando com salário, vale alimentação, vale transporte e outros benefícios. Investir nos jovens é investir no futuro do nosso estado, aplicando os recursos com responsabilidade e construindo uma sociedade cada vez melhor”, destacou Lissauer Vieira.

Por sua vez, em seu discurso, o governador Ronaldo Caiado salientou que o projeto evidencia uma mudança no cenário profissionalizante de Goiás e que tem como missão principal promover apoio àqueles que realmente precisam do Governo do Estado. “Serão 5 mil jovens que estariam excluídos da possibilidade de serem bons profissionais; que não teriam esperança de galgar uma posição melhor e ter uma condição de vida melhor. O programa tem que ser educativo e profissionalizante. Temos que dar oportunidade a esses jovens”, afirmou.

Da mesma forma, a primeira-dama Gracinha Caiado defendeu que o Governo do Estado está no caminho certo para cuidar das pessoas e a reforçou que atenção aos vulneráveis precisa estar acima de questões partidárias.“É a certeza da mão do Estado estendida àqueles que realmente precisam. O governador Caiado faz política com os políticos e olha que ele é bom nisso. Agora, quando nós falamos em apoio social, o importante é o resultado. Não podemos fazer política com as pessoas que tanto esperam a mão estendida e apoio do governo”, ressaltou.

Durante a solenidade, Caiado anunciou também a entrega de 5 mil tablets para todos os jovens que participarão do Aprendiz do Futuro. O Governo de Goiás garantiu 4 mil equipamentos e a Rede Nacional de Aprendizagem Promoção Social e Integração (Renaspi), parceira do Programa, mais mil unidades. Além disso, os participantes que apresentarem melhor desempenho serão contemplados com bolsas de estágio, na modalidade de intercâmbio na Espanha.

Também prestigiaram o lançamento do programa o deputado estadual Henrique Arantes; os secretários de Estado Wellington Matos de Lima (Desenvolvimento Social), Bruno D’Abadia (Administração) e Tony Carlo (Comunicação); os presidentes Rivael Aguiar (GoiásFomento), Haroldo Naves (Federação Goiana dos Municípios – FGM – e prefeito de Campos Verdes) e Carlão da Fox (Associação Goiana dos Municípios – AGM –  e prefeito de Goianira); o prefeito de Anicuns, Paulo César  Nascimento; o vice-prefeito de Anicuns, Domingos Valadão; e o vice-presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Luiz Sampaio, entre outras autoridades.

Programa Aprendiz do Futuro

Desenvolvido pelo Governo de Goiás por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), o programa Aprendiz do Futuro visa selecionar jovens com idade entre 14 e 15 anos, nos 246 municípios goianos, para aprendizagem profissional em órgãos estaduais. Os adolescentes contemplados com o projeto receberão uma bolsa no valor de R$ 516,66, vale-alimentação de R$ 150, vale-transporte, 13º salário, seguro de vida e uniforme. Além disso, cada participante receberá ainda um tablet para estudos.

Para se inscrever no programa, o jovem precisa cumprir alguns requisitos, como estar em situação de vulnerabilidade econômico-social, se estudante de escola pública ou bolsista e ter renda familiar máxima de dois salários mínimos. As inscrições para o certame começam no próximo domingo, 1º de agosto, e seguem até o dia 15 do mesmo mês.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×