Lucas do Vale propõe substituição da frota estadual por veículos elétricos e híbridos e a criação de eletrovias e eletropostos em Goiás
O deputado estadual Lucas do Vale (MDB) apresentou na sessão ordinária desta terça-feira, 12, um projeto de Lei que propõe a adoção de veículos elétricos e híbridos no estado de Goiás. Segundo o parlamentar, a matéria também visa instituir Eletrovias e Eletropostos destinados ao abastecimento desses veículos, promovendo o avanço da mobilidade no estado.
Na justificativa da matéria, o deputado esclarece que as mudanças terão um prazo até 2034 para serem realizadas. “A gente sabe que a economia de combustível que esses veículos trazem, além de ser bom para o meio ambiente, vão ajudar também nos cofres públicos”, argumenta.
Outro ponto da matéria, destacado pelo parlamentar, é o pedido de isenção de IPVA para veículos dessas modalidades com valor de até R$ 150 mil, a exemplo do que já ocorre em grandes centros. “A isenção do IPVA, por sua vez, segue a mesma linha que estados como Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Paraná, entre outros, tem adotado para incentivar a venda de veículos elétricos”, exemplifica.
*Eletrovias e Eletropostos*
Em relação à criação de eletrovias e eletropostos em Goiás, o parlamentar destaca que esse é um passo crucial para viabilizar a utilização generalizada de veículos elétricos. “Essa infraestrutura de recarga acessível e conveniente encoraja mais pessoas a adotarem veículos elétricos, contribuindo para a expansão do mercado e a diminuição dos obstáculos à transição. Ademais, essa infraestrutura também promove a geração de empregos locais, uma vez que a instalação e manutenção de Eletropostos irá requerer mão-de-obra especializada”, justifica o teor do projeto.
Por fim, Lucas do Vale justifica a importância de Goiás modernizar seu parque veicular e contribuir, ainda para um estado mais sustentável. “É imprescindível que o estado de Goiás esteja na vanguarda da promoção da mobilidade sustentável, proporcionando aos cidadãos e às empresas as ferramentas necessárias para adotar práticas de transporte mais limpas e responsáveis. Isso contribuirá para um Goiás mais sustentável, saudável e ambientalmente consciente, enquanto apoia a economia local e a inovação tecnológica na indústria automobilística”, destaca.