Mesquita fala sobre o Goiás Mais Competitivo e Inovador

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Joaquim Mesquita defende
que TCM monitore o Programa
Goiás Mais Competitivo e Inovador

GMCI_TCM (9)O secretário de Gestão e Planejamento Joaquim Mesquita defendeu, nesta quarta-feira, dia 24, que o Tribunal de Contas do Município (TCM) auxilie o governo no acompanhamento dos indicadores das Alianças Municipal pela Competitividade do Programa Goiás Mais Competitivo e Inovador (GMCI). Durante exposição do programa aos conselheiros e equipe técnica do órgão, Mesquita sugeriu que o TCM “inclua em seu radar a evolução dos indicadores” do programa.

Mesquita apresentou detalhes da Aliança Municipal em reunião realizada no auditório do órgão. “Ao longo da estruturação do Goiás Mais Competitivo e Inovador, que começou em 2015 por determinação do governador Marconi Perillo, percebemos que muitos dos indicadores dependiam de ações dos gestores municipais, principalmente nas áreas de educação, saúde, segurança e habitação”, explicou.

A partir daí o GMCI idealizou a Aliança Municipal, para atrair os prefeitos ao programa. A partir dessa percepção, foram realizados pactos e acordos com os gestores municipais e criado o Caderno de Entregas, no qual constam o diagnóstico e estratégias de ação para cada município.

Atualmente, a Aliança Municipal tem 24 municípios prioritários e 56 municípios focais. “Ela (a Aliança Municipal) permitiu ao Governo do Estado apoiar esses municípios. As equipes técnicas da Segplan e das secretarias finalísticas atuam conjuntamente com representantes dos municípios, prestando qualificação aos gestores locais e fazendo o acompanhamento das ações”, resumiu o secretário.

Presidente do TCM, Joaquim de Castro Neto, disse que essa é uma oportunidade do órgão de ampliar a sua atuação diante da sociedade. “O momento exige que o Tribunal não se limite a um órgão de análise fria das gestões, mas que amplie sua atuação e comece a fazer mais parcerias e que nosso trabalhe impacte mais diretamente na vida dos cidadãos”, afirmou.

Além dos presidente do Tribunal, também participaram da reunião os conselheiros Daniel Goulart e Valcenor Brás. A Segplan foi representada pelo superintendente da Central de Planejamento, Gustavo de Pina, e por Janine Zaiden, chefe de Núcleo da Central de Resultados, estrutura da pasta responsável pelo Goiás Mais Competitivo e InovadorComunicação Setorial – Segplan – Mais informações: (62) 3201-5722 e 3201-5715

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×