O governador Ronaldo Caiado anunciou a compra de 142 mil doses da Sputinik V

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O governador Ronaldo Caiado
anunciou a compra de 142 mil
doses da Sputinik V

Pode ser uma imagem de 1 pessoa

Vigilância Sanitária autorizou a importação da vacina russa, mas lote só poderá alcançar 1% da população.

O governador Ronaldo Caiado anunciou, na noite desta terça-feira (15), que a Agência Nacional de Vigilânia Sanitária (Anvisa) deu aval a Goiás para a importação da vacina Sputinik V, desenvolvida pela Rússia. O democrata lembrou que a autorização é em caráter excepcional e que, por isso, tem regras diferentes das que valem para as outras vacinas aplicadas no Brasil, como a Coronavac, a Oxford/AstraZeneca e a Pfizer. “Vamos adquirir 142 mil doses para 71 mil goianos”, escreveu o governador, em uma rede social.
O número é limitado pelo tipo de autorização excepcional concedida pela Anvisa para todos os Estados que manifestaram interesse em importar a Sputinik V. Entre mais de 20 condicionantes, está a determinação de que o fármaco só pode ser utilizado em 1% da população local.
A vacina também não poderá ser aplicada em grávidas e lactantes, além portadores de HIV, pessoas com hepatite B ou C ou que tenham sido vacinadas contra qualquer outra doença nas quatro semanas anteriores. A vacina é contraindicada, ainda, para quem faz tratamento com imunossupressores ou quimioterapia em um intervalo de 36 meses antes da vacinação.

Além de Goiás, a Anvisa liberou a importação da Sputinik pela Bahia, Acre, Rio Grande do Norte, Maranhão, Mato Grosso, Piauí, Ceará, Sergipe, Pernambuco e Rondônia. Caiado não divulgou, ainda, o valor que pagará pelo imunizante russo e nem quando ele chegará. Em fevereiro, a Assembleia Legislativa de Goiás aprovou um orçamento de R$ 60 milhões para compra de vacinas. Na época, os eventuais lotes seriam para o Plano Nacional de Imunização.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×