O que é e como funciona o 5G? O 5G é um dos temas de tecnologia mais comentados nos últimos meses. Cada vez mais produtores anunciam sua presença em seus smartphones e cada vez mais operadoras de telefonia convidam você a assinar um plano que habilita o novo padrão de rede.
A nova geração de redes móveis também se tornou um dos temas preferidos de quem cria e divulga fake news. No entanto, o 5G não é apenas sobre smartphones como o Galaxy S21 Plus ou o iPhone 12. Longe disso.
Os maiores benefícios serão obtidos em outras áreas, como a Automotiva ou a Indústria 4.0. Então, vamos tentar esclarecer e responder as perguntas mais populares sobre 5G. Leia conosco e entenda de uma vez por todas o que é e como funciona o 5G, em detalhes. Vamos la!
O que é 5G e como funciona?
Afinal, o que é 5G e como funciona? O termo 5G se refere às tecnologias e padrões da nova geração de redes móveis, que funciona muito bem para qualquer tipo de aplicativo, incluindo o APK do WhatsApp GB.
Na prática, é a tecnologia de conexão que já estamos usando em alguns de nossos smartphones, mas que também se destina a dispositivos de toda a internet, ou seja, todos os objetos conectados que agora cercam nossas vidas.
E não estamos nos referindo apenas a geladeiras ou relógios smart, mas também a semáforos, carros, postes de luz, sensores espalhados que tornarão as cidades em inteligentes. Em suma, diz respeito a tudo o que pode desfrutar de uma conexão de rede.
O 5G está falando muito sobre si mesmo por suas características que não o tornam uma simples evolução do atual 4G. As peculiaridades do novo padrão de rede podem ser resumidas em três pontos:
- Velocidade de transmissão;
- Número de dispositivos conectados em um espaço confinado;
- Tempos de resposta, comumente chamados de latência.
Esses aspectos também representam as principais diferenças com o 4G.
Qual é a diferença entre 4G e 5G?
Bem, já sabemos o que é e como funciona o 5G, mas e quais são as principais diferenças em relação ao agora quase extinta 4G? Velocidade de transmissão, latência e número de conexões simultâneas: esses são os elementos que diferenciam o 4G do 5G.
Existe um limite para a quantidade de informação que pode ser transmitida dependendo da banda de frequência. Sem entrar em detalhes técnicos, podemos dizer que o 5G adiciona mais espaço a ser usado do que o 4G.
Imagine um canudo: Um canudo estreito permitirá que menos líquido passe ao mesmo tempo do que um canudo mais largo. Aqui, o canudo largo é 5G. Isso significa que vários dispositivos podem se conectar a uma rede 5G ao mesmo tempo, enviando e recebendo dados em alta velocidade e quase instantaneamente.
Para sermos claros, o 5G deve garantir uma latência (ou seja, o tempo que passa entre a entrada e a saída) de não mais de 4 milissegundos (ms) com o objetivo futuro de permanecer abaixo de 1 ms. Esses números são cerca de 20 vezes menores que o 4G cuja latência é em torno de 20 ms.
O 5G pode garantir uma velocidade 10 vezes maior que a do 4G, chegando a 10 Gigabits por segundo. Consequentemente, o novo padrão de rede, com mais espaço e maior velocidade disponível, é capaz de gerenciar simultaneamente vários dispositivos presentes em uma área restrita.
Tudo isso depende principalmente do fato de que o novo padrão de rede usa ondas de rádio de alta frequência que, por um lado, garantem uma maior velocidade de transmissão, mas, por outro, reduzem a propagação do sinal. À medida que o alcance é reduzido, mais células precisam ser instaladas para atender à crescente demanda de conexão. Até a próxima!