Oscar 2022: saiba quem foram os vencedores da maior premiação do cinema

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Oscar 2022: saiba quem foram os vencedores
da maior premiação do cinema

Reprodução

94º cerimônia do Oscar, realizada na noite deste domingo, 27, no Teatro Dolby, em Los Angeles, nos Estados Unidos, contou com cenas empolgantes, com direito a briga, choro e marcos históricos. (Byanka Arruda, especial para O Liberal)

primeiro prêmio da noite foi para Ariana DeBose, de Amor, Sublime Amor, na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante. A artista de 31 anos fez um discurso emocionante sobre a representatividade das mulheres negras e LGBTQIA+ no cinema

Ariana DeBose, vencedora da Melhor Atriz Coadjuvante

Ariana DeBose, vencedora da Melhor Atriz Coadjuvante (Getty Images)

Oscar de Melhor Ator Coadjuvante ficou com o  ator Troy Kotsur por sua atuação no filme No Ritmo do Coração. Ele é o primeiro ator surdo-mudo a vencer o Oscar. Em libras, o ator agradeceu a oportunidade de poder se desenvolver profissionalmente e dedicou a vitória às pessoas com deficiência auditiva.

Troy Kotsur fez história neste domingo ao se tornar o primeiro ator surdo a ganhar um Oscar

Troy Kotsur fez história neste domingo ao se tornar o primeiro ator surdo a ganhar um Oscar (AFP)

filme Duna, que tinha dez indicações, levou seis estatuetas. O filme ganhou as premiações de Melhor Trilha SonoraMelhor FotografiaMelhores Efeitos Visuais, SomMontagem e Direção de Arte

Duna levou seis estatuetas do Oscar

Duna levou seis estatuetas do Oscar (Divulgação)

O prêmio de Melhor Animação ficou com o filme Encanto, da Disney.

 

Encanto, da Disney, venceu na categoria Melhor Animação

Encanto, da Disney, venceu na categoria Melhor Animação (Divulgação)

Já o prêmio de Melhor Curta Animado foi para Windshield Wiper.

Drive my car, filme japonês, levou o prêmio de Melhor Filme Internacional.

O vencedor na categoria de Melhor Curta-Metragem foi The Long Goodbye.

Os prêmios de Melhor Cabelo e Maquiagem ficaram com a obra Os Olhos de Tammy Faye.

The Queen of Basketball venceu a disputa do Melhor Documentário em Curta-Metragem.

Summer of Soul (…ou Quando A Revolução Não Pôde Ser Televisionada) foi o ganhador da categoria de Melhor Documentário.

Cruella venceu na categoria de Melhor Figurino. A figurinista do filme é Jenny Beavan, que foi deixada de fora do licenciamento de produtos do filme.

A figurinista do filme é Jenny Beavan, que foi deixada de fora do licenciamento de produtos do filme.A figurinista do filme é Jenny Beavan, que foi deixada de fora do licenciamento de produtos do filme. (Divulgação)

cineasta Jane Campion foi a grande vencedora do prêmio de Melhor Direção pelo filme Ataque de CãesEla é a 3ª mulher na história do Oscar a levar o prêmio na categoria. Antes, apenas Kathryn Bigelow, em 2010, pelo filme “Guerra ao Terror”, e Chloé Zhao, em 2021, por “Nomadland”, haviam vencido a premiação.

Jane Campion a 3ª mulher na história do Oscar a levar o prêmio na categoriaJane Campion a 3ª mulher na história do Oscar a levar o prêmio na categoria (Frazer Harrison/Getty Images /AFP)

ator Will Smith venceu na categoria de Melhor Ator, no filme King Richard: Criando Campeãs. Ele já havia sido indicado ao Oscar outras três vezes anteriormente. A primeira indicação do ator foi há 20 anos.

Will Smith ganhou o primeiro Oscar da carreira

Will Smith ganhou o primeiro Oscar da carreira (Getty Images)

 

Durante a premiação, Will se envolveu em uma briga com o comediante Chris Rock. O comediante fez uma piada sobre o cabelo da esposa de Will, Jada Pinkett Smith, e deixou o ator furioso.

Oscar 2022: Will Smith ‘dá tapa’ em Chris Rock para defender a esposa de ‘piada’ do comediante

 

Jessica Chastain ganhou o prêmio de Melhor Atriz pelo seu personagem no filme Os Olhos de Tammy Faye. É o primeiro Oscar da atriz.

Jessica Chastain recebe Oscar de Melhor AtrizJessica Chastain recebe Oscar de Melhor Atriz (Getty Images)

 

A maior premiação da noite foi para o filme No Ritmo do Coração, vencedor da categoria de Melhor Filme no Oscar 2022. conta a história de uma família com deficiência auditiva que comanda um negócio de pesca em Gloucester, nos Estados Unidos.

Produtores e elenco de No Rtimo do Coração sobem no palco para comemorar vitória do filme na principal categoria da noiteProdutores e elenco de No Rtimo do Coração sobem no palco para comemorar vitória do filme na principal categoria da noite (Getty Images)
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta