Prefeitura de General Carneiro, Funai e Estado firmam parceria para abertura de tanques de peixes em terras indígenas

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Prefeitura de General Carneiro,
Funai e Estado firmam parceria para
abertura de tanques de peixes
em terras indígenas

“Acredito que nos próximos três anos nossa gestão irá melhorar ainda mais a qualidade
de vida da população indígena Xavante e Bororo do nosso município através de parcerias”. Pontuou o prefeito Marcelo.

Prefeito Marcelo Aquino e vereadores recepcionando autoridades para parceria

Durante a cerimônia da primeira colheita de arroz denominada Projeto Independência Indígena, realizada na aldeia Sangradouro dos índios Xavantes, em parceria com o Governo do Estado, Sindicato Rural de Primavera do Leste e Fundação Nacional do Índio (Funai), o prefeito de General Carneiro Marcelo Aquino, aproveitou a presença das autoridades, entre elas o presidente da Funai Marcelo Xavier, lideranças indígenas, deputados federais e o secretário de Estado de Agricultura Silvano Amaral, e propôs importante parceria na abertura de tanques para criação de peixes beneficiando toda população indígena do seu município.

De acordo com o prefeito a ideia inovadora proposta por ele foi acatada pelas autoridades chega no momento oportuno e servirá para ampliar a cadeia alimentar da população indígena visando uma alimentação mais saudável com mais qualidade nutricional para os povos indígenas.

A proposta piloto apresentado pelo prefeito de General Carneiro Marcelo Aquino, além de ter sido bem aceita e acatada pelas autoridades presentes, chamou atenção do presidente da Funai Marcelo Xavier, que o convidou para ir ate Brasília para sentar com ele para discutir a possibilidade de formar parceria com a União e ampliar ainda mais esse projeto visando atender mais comunidades indígenas espalhadas em todo o Estado de Mato Grosso.

O projeto além de garantir mais qualidade de vida para a população indígena

do município de General Carneiro, tanto os Xavante quanto os Bororo que habitam no município, irão contribuir significativamente na cadeia alimentar dentro das aldeias.

De acordo o prefeito Marcelo Aquino, desde o inicio do seu primeiro mandato ele e sua equipe de governo com apoio da Câmara de vereadores vem trabalhando dentro da legalidade para obter meios para garantir mais qualidade de vida a população indígena, inclusive através de investimentos em educação, saúde, esportes, lazer, estradas e ação social.

“O plantios de arroz em terras indígenas no nosso município já esta tendo seu primeiro resultado, somando mais a criação de peixes estaremos contribuindo significativamente com a alimentação de qualidade para os indígenas, renda familiar e ajudara bastante na diminuição da mortalidade infantil, alcoolismo, drogas e prostituição, nossos irmãos indígenas terão um novo norte em suas vidas”. Disse o prefeito de forma otimista.
 
Visando fortalecer a agricultura familiar entre os indígenas, em 2017 a Prefeitura Municipal já havia doado uma patrulha mecanizada para a comunidade de Sangradouro, que inclusive esta sendo bem aproveitada nesta primeira colheita de arroz. Presidente da Funai Marcelo Xavier. Foto: Tchelo Figueiredo/Secom-MT

Em discurso na língua Xavante, o prefeito Marcelo mostrou o bom relacionamento, convivência e a forte ligação que sempre teve com aquela comunidade indígena, desde a época em que seu pai Juracy Morais de Aquino foi prefeito do município por três mandatos.

Finalizando Aquino revelou que assim que minimizar um pouco mais a pandemia ele irá a Brasília a pedido do presidente da Funai levar em mãos o projeto piloto que começará a ser elaborado ainda nesta semana.

Para iniciar a abertura dos primeiros tanques, o Secretário de Estado de Agricultura, Silvano Amaral, garantiu elaborar o convênio o mais breve possível, bem como a doação do óleo diesel para a abertura dos tanques.

Já o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi, firmou compromisso em doar os alevinos e a ração, a Prefeitura de General Carneiro entrará com o todos os maquinários necessários, equipe de trabalho e apoio logístico

“Acredito que nos próximos três anos nossa gestão através de parcerias iremos melhorar ainda mais a qualidade de vida da população indígena do nosso município”. Pontuou o prefeito Marcelo.

 “É um projeto inovador que garante a segurança alimentar das aldeias, levar o etnodesenvolvimento às aldeias é a solução, porque num futuro muito próximo eles poderão comercializar essa produção também e aferir renda, eles continuam sendo índios, mas com uma vida mais digna, nossa nação é apenas uma, e os indígenas devem compartilhar das mesmas possibilidades que todos os brasileiros”. Disse o presidente da Funai.

Colheita do arroz é um sucesso na comunidade Sangradouro

Para o cacique Alexandre Tseretsá, liderança da comunidade da Aldeia Sangradouro, o incentivo irá matar a fome do seu povo e trará de volta o respeito aos índios Xavante.

“O índio também precisa de peixe e arroz para sua comunidade não morrer de fome, Deus criou o céu e a terra para o homem trabalhar, para colher o fruto da terra, para que as criaturas vivam bem, já tenho muita idade e conheço bem o caminho para nosso povo viver em paz, é disso que precisamos. Somos gratos ao prefeito Marcelo Aquino que nunca se esqueceu da nossa comunidade, queremos que o Governo Federal e o do Estado façam o mesmo”. Finalizou o mais idoso líder indígena Xavante.

A comunidade indígena Xavante de Sangradouro abrange os municípios de Primavera do Leste, Poxoréu, General Carneiro e Novo São Joaquim. (Notícias dos Municípios)

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×