Sessão inaugural da 3ª sessão legislativa na Alego será na 2ª-feira, 15, às 15h

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Sessão inaugural da 3ª sessão
legislativa na Alego será na
2ª-feira, 15, às 15h

Sessão inaugural da 3ª sessão legislativa será na 2ª-feira, 15, às 15h

Os trabalhos em Plenário serão retomados no Parlamento goiano na segunda-feira, 15, com uma sessão especial de instalação da terceira sessão legislativa dessa 19ª Legislatura. Com início às 15 horas, as atividades serão realizadas de forma híbrida. Na ocasião, o governador Ronaldo Caiado fará a leitura da mensagem governamental e apresentará suas metas e objetivos para 2021. O líder do Governo, Bruno Peixoto, discursará pela bancada de situação e o deputado Helio de Sousa, pela bancada de oposição.

Os trabalhos do segundo biênio dessa 19ª Legislatura terão início no Parlamento goiano na próxima segunda-feira, 15, às 15 horas, com uma sessão especial de instalação do período legislativo. Conforme o Regimento Interno da Assembleia, essa nova etapa de atividades é referente à terceira sessão legislativa ordinária da 19ª Legislatura.

O governador Ronaldo Caiado (DEM) já tem presença confirmada na sessão inaugural. Na ocasião, ele fará a leitura da mensagem governamental e apresentará suas metas e objetivos para o ano de 2021 no que diz respeito ao Legislativo estadual. Também é de praxe que, na abertura da sessão legislativa, um parlamentar representando a bancada governista e outro, representante da bancada de oposição, ocupem a tribuna para discursarem. Nesse ano, os nomes escolhidos são, respectivamente, Bruno Peixoto (MDB), líder do Governo na Casa, e Helio de Sousa (PSDB).

Reconduzido ao cargo para o atual biênio, o presidente da Alego, deputado Lissauer Vieira (PSB), ressalta o firme propósito de manter a harmonia entre os Poderes e a independência do Legislativo. “Com esse equilíbrio e condução coerente por meio do diálogo, mas nunca deixando de lado a nossa independência, vamos conduzir a Mesa Diretora com transparência, pensando no melhor para a nossa população. Não existe outro motivo de estarmos na vida pública se não for para beneficiarmos o coletivo, o povo goiano”, disse.

A expectativa era de que os trabalhos pudessem ser retomados de forma presencial, o que ainda não será possível devido aos altos índices de contágio pelo novo coronavírus. Sendo assim, as atividades da Assembleia terão prosseguimento de forma híbrida, como aconteceu durante o ano passado.

“Já existia essa decisão para retornarmos os trabalhos, normalmente, mas diante dessa alta [de contaminação] vamos continuar com as sessões híbridas por mais algum tempo”, ressaltou o 1º vice-presidente, deputado Henrique Arantes (MDB). O parlamentar também disse acreditar que, no decorrer do ano de 2021, não haverá projetos polêmicos na Alego.

Por sua vez, o 1º secretário, deputado Álvaro Guimarães (DEM), destacou que, estando à frente do cargo, será um facilitador na tramitação dos projetos da Governadoria. “O governador tem maioria na Casa, com tranquilidade e, sendo da base governista, companheiro de Ronaldo Caiado, os projetos terão mais condições de tramitação”, garantiu.

Álvaro Guimarães disse, ainda, que o retorno das atividades é aguardado pelo Governo, para que sejam apresentadas as iniciativas que serão apreciadas pelos parlamentares no decorrer do mês de fevereiro. “Tradicionalmente, o governador participa dessa sessão inaugural e apresenta os seus projetos. Aguardamos o início dos trabalhos para saber quais matérias terão prioridade nesse primeiro mês de trabalho”, frisou.

Também são membros da Mesa Diretora da Assembleia os deputados Cairo Salim (Pros), segundo vice-presidente; Major Araújo (PSL), terceiro vice-presidente; Julio Pina (PRTB), segundo secretário; Tião Caroço (sem partido), terceiro secretário; e Iso Moreira (DEM), quarto secretário. (Agência Assembleia de Notícias)

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×