UniRV é a primeira universidade do
Brasil receber diploma de
Campus Saudável em Bruxelas
Referência em todo país no quesito ensino superior de qualidade, infraestrutura e investimento em capacitação profissional, bem como, em modelo de gestão superior, a Universidade de Rio Verde – UniRV ganhou os holofotes mundiais no cenário do incentivo as práticas de atividades físicas e escolhas saudáveis dentro do Câmpus. Uma cerimônia realizada na Université Libre de Bruxelles nesta sexta-feira, 27 de maio, selou a adesão da Instituição ao Programa FISU Healthy Campus, com a entrega do Diploma e o Selo de Campus Saudável ao Reitor, professor Alberto Barella Netto pelas mãos do diretor do Programa e de Relacionamento entre Universidades, Fernando Parente. Acompanharam o Reitor dutante o evento, o Pró-reitor de Pós-Graduação, prof. Dr. Claudemir Bertuolo Furnielis e o coordenador da Assessoria de Comunicação, Ricardo Cruz Padilha.
Convicta de que a Universidade deve ser um ambiente propício e uma das principais portas de entrada para encorajar os acadêmicos e acadêmicas a praticar um estilo de vida saudável e sustentável, com acesso fácil e oportunidades nas áreas de atividade física, saúde e nutrição, a UniRV foi a primeira única Instituição brasileira a receber o Diploma e o Selo de Campus Saudável, ao lado de 42 outras universidades da Europa, além da África, Catar e Coreia.
Uma das ações destaques e que contou pontos na hora de preencher os pré-requisitos estabelecidos pelo FISU Healthy Campus, foi a realização das práticas saudáveis voltadas a saúde mental, principalmente no período da Pandemia, que foram importantes aliadas da comunidade universitária. O Programa Mente Aberta por exemplo, prestou assistência psicopedagógica, com atividades que fizeram diferença no enfrentamento do isolamento social e na ressocialização com a volta das atividades presenciais e essas práticas aqui realizadas integraram o livro “Saudável Campus Best Practices”, que foi lançado durante a cerimônia na Bélgica.
Para se tornar um campus saudável, a Universidade comprovou o incentivo e a realização de inúmeras ações dentro de sete importantes itens: atividade física e esporte, gestão saudável do campus, saúde mental e social, nutrição, prevenção de doenças, comportamento de risco, meio ambiente, responsabilidade social e sustentabilidade. A comprovação feita por meio de aulas práticas nas clínicas escolas de Fisioterapia, Odontologia, Psicologia e Nutrição, além dos programas de extensão universitária, campeonatos que fomentam do desporto universitário e inúmeros outros programas que beneficiam o âmbito universitário e toda população, indo ao encontro do Programa da FISU, que visa melhorar todos os aspectos de bem-estar dos alunos e da comunidade do campus em geral, contribuindo positivamente com o estilo de vida de estudantes universitários.
Barella que foi nomeado em outubro de 2021, membro da Comissão de Reitores da Federação Internacional e porta-voz das mais de 4 mil universidades brasileiras e universidades do continente americano, no desenvolvimento do esporte universitário, reforçou a importância da diplomação da UniRV como Universidade saudável e reafirmou o compromisso de continuar desenvolvendo práticas saudáveis dentro dos Câmpus. “Essa diplomação da Universidade de Rio Verde vem coroar todas as ações que estão sendo desenvolvidas e beneficiam toda comunidade universitária, é o reconhecimento de cada professor, de cada servidor e dos acadêmicos, que se dedicam na elaboração de projetos, na execução das ações e na criação desse ambiente propício às práticas saudáveis. Voltaremos para Rio Verde com a convicção de que estamos no caminho certo e reafirmando o compromisso de cuidar da família UniRV.
Adesão ao Programa FISU Healthy Campus
Depois de se tornar a primeira universidade pública do país a aderir ao programa, em janeiro de 2021, A Universidade de Rio Verde – UniRV se tornou a primeira Instituição a receber o certificado de Campus Saudável, proposto e desenvolvido pela International University Sports Federation (FISU). O comunicado foi feito em outubro do mesmo ano, após a UniRV comprovar a realização dos programas, projetos e ações exigidos para obtenção do selo. O programa FISU Healthy Campus, lançado em maio de 2020, visa melhorar todos os aspectos de bem-estar dos alunos e da comunidade do campus em geral, contribuindo positivamente com o estilo de vida de estudantes universitários ao redor do mundo, promovendo e incentivando a prática de atividades físicas e escolhas saudáveis dentro do campus.
O Campus Saudável é construído sobre uma plataforma digital personalizada que permite às universidades rastrear e melhorar a saúde e o bem-estar dos alunos e funcionários, além de ser composto por trinta especialistas mundiais em saúde estudantil, o programa é uma rede global sem precedentes para que as universidades compartilhem conhecimento, experiência e melhores práticas e percepções. Dentre as normas propostas pelo Programa, a Universidade de Rio Verde precisou atingir pelo menos 40, dos 100 critérios exigidos.
Nomeação do Reitor como membro da Comissão de Reitores da Fisu América
Com uma expressiva contribuição no cenário do esporte dentro da Universidade de Rio Verde – UniRV e importantes conquistas para a Instituição, Alberto Barella Netto, magnífico Reitor, foi nomeado no dia 25 de novembro de 2021, membro da Comissão de Reitores da Federação Internacional de Esportes Universitários (FISU) América, uma vez que o Brasil é um dos países que lideram o movimento do esporte universitário no mundo, dentre os mais de 170 países filiados à Federação Internacional, ocupando entre os 10 países com o melhor programa de esporte.
O Reitor se tornou o porta-voz das mais de 4 mil universidades brasileiras e universidades do continente americano, no desenvolvimento do esporte universitário. A indicação se deu pelo trabalho que ele vem desenvolvendo em prol do esporte dentro da Universidade de Rio Verde e a sua visão de esporte universitário, passando a representar não só Rio Verde e o Estado de Goiás, mas sim o Brasil e todas as instituições de ensino brasileiras, levando para o cenário internacional o ponto de vista do Brasil a partir das universidades.
Fomento ao esporte na Universidade
A história da Universidade de Rio Verde no fomento ao esporte universitário iniciou em janeiro de 2021, com o início da gestão do professor Barella, que deu o ponta pé inicial para adesão ao Healthy Campus promovido pela Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU). Ainda no mesmo ano, teve a retomada da Instituição no esporte universitário brasileiro, quando sediou os Jogos Brasileiros Universitários (JUB’s) de Futebol, em maio. Em junho, a UniRV participou dos Jogos Universitários Brasileiros Praia, em Aracaju –SE, com representantes disputando a modalidade esportiva AirBadminton. Já em agosto, a delegação da UniRV desembarcou em Recife para estreia no Jogos Brasileiros Universitários (JUB’s) Futsal e Brasileiro de FUT 7.
Uma participação histórica nos Jogos Universitários Goianos (JUG’s) colocou a UniRV novamente no cenário do esporte universitário, em setembro, conquistando o lugar mais alto do pódio oito vezes, no futsal (feminino e masculino), voleibol (feminino e masculino), no Handebol feminino e em todas as modalidades no badminton (simples masculina, simples feminina, dupla masculina, dupla feminina e dupla mista).
Em outubro, os atletas da UniRV participaram da 68ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUB’s) em Brasília, conquistando medalhas de ouro e prata na Segunda Divisão do futsal feminino e masculino, além de medalha de bronze no Karatê e os representantes do voleibol, masculino e feminino, ficaram entre os dez melhores times do país, representando Goiás na Primeira Divisão na próxima edição do JUB’s, bem como a participação no Campeonato Goiano de Futsal Adulto e no Sub-20. Para encerrar as ações voltadas ao esporte em 2021, a III edição da Corrida e Caminhada UniRV Ativa, realizada em novembro reuniu 500 inscritos. Com premiação do primeiro ao quinto colocado.
Em 2022, os investimentos tomaram grandes proporções, com participação de equipes no JUB’s Praia em Canoa Quebrada e se tornando sede na realização das Seletivas para o Mundial, recebendo em maios, participantes de 20 estados brasileiros, onde mais de 600 atletas universitários de alto nível disputaram as modalidades Judô, Taekwondo, Tênis, Tênis de Mesa e Xadrez, além da participação da equipe de Futsal em diversas competições estaduais e o planejamento para a realização dos jogos estudantis entre Campus. (Fonte UniRV)