5 exercícios para melhorar sua coordenação motora

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Provavelmente você está procurando exercícios para melhorar a coordenação motora ou deseja desenvolver uma rotina para estimular essa habilidade. Algumas das recomendações a seguir irão ajudá-lo.

Os exercícios para melhorar a coordenação não são os principais protagonistas do treino, pelo menos não em todas as rotinas. 

Não se sinta culpado se, em vez desse tipo de exercício, você se concentrar em estimular outras capacidades, como força ou resistência.

Geralmente isso acontece por causa de maus conselhos e ignorância. No entanto, não é tarde demais para tentar dar outra abordagem às suas rotinas. 

O aconselhável é implementar alguns exercícios para melhorar progressivamente a coordenação motora.

Deve-se notar que não é ruim trabalhar força e resistência, pelo contrário. Apesar disso, não devem ser as únicas habilidades físicas estimuladas pelo treinamento.

Exercícios para melhorar a coordenação motora

Você pode melhorar a coordenação com exercícios de escada.

A coordenação é uma das capacidades físicas mais importantes para o ser humano. 

Essa habilidade é utilizada em praticamente todos os tipos de movimentos, dos básicos aos mais complexos.

Portanto, é necessário trabalhar nele constantemente. Neste caso, vamos ensinar-lhe alguns exercícios adequados para estimular e contribuir para a sua melhoria progressiva.

Elevação do calcanhar

A panturrilha provavelmente soa como um exercício simples demais, mas na verdade é muito útil.

Este movimento se concentra em reconhecer seu corpo contra habilidades como coordenação e equilíbrio. Geralmente é recomendado para quem está começando nesse tipo de rotina.

Para realizar a elevação da panturrilha, você deve ficar com as pernas afastadas na largura do quadril e o corpo completamente ereto.

Em seguida, levante os dois calcanhares de maneira coordenada e controlada até que você esteja descansando nas pontas dos pés. Mantenha a posição por alguns segundos e retorne à posição inicial.

Caso perceba dificuldade, aconselhamos que faça o exercício com as mãos apoiadas em uma superfície como a parede.

Flexões espartanas para melhorar a coordenação motora

As flexões espartanas são uma variação reconhecida das flexões convencionais. 

Este tipo de movimento tem como foco o desenvolvimento de força e resistência, embora seja um dos exercícios para melhorar a coordenação.

A estimulação na coordenação se deve à mudança contínua do apoio das mãos, que é realizada a cada repetição.

Para realizar as flexões espartanas você deve se deitar de bruços sobre uma superfície plana, apoiar as palmas das mãos e as pontas dos pés.

No que respeita ao apoio das mãos existe uma particularidade, que caracteriza este exercício. Ambos devem se apoiar de forma desalinhada.

Uma mão deve estar acima da altura do ombro e a outra abaixo da altura do ombro. A partir desta posição começa a executar o movimento.

Após a repetição, apenas no momento de estender os braços deve-se trocar os suportes, a mão que estava acima da altura do ombro deve ser apoiada abaixo e vice-versa.

Lembre-se que a cada repetição o alinhamento do suporte nas mãos deve mudar.

Pular corda

É difícil para você pular a corda ou a corda? Você provavelmente é uma daquelas pessoas que tem dificuldade em pular corda, isso acontece por causa do seu baixo nível de coordenação.

Apesar disso, você pode tentar essa atividade de novo e de novo. Não importa quão bom você seja no começo, pular corda se destaca como um dos melhores exercícios para melhorar a coordenação; o tempo dará certo.

Para realizá-lo, você precisa de três coisas básicas e fundamentais, como um vínculo, espaço suficiente e motivação -não a perca por nada-.

Em seguida, fique de pé com as pernas afastadas na largura do quadril. Segure cada extremidade da corda com as mãos, respectivamente, e comece a movê-la para que ela envolva todo o seu corpo, da cabeça aos pés.

Comece com um ou dois saltos e tente fazer o movimento cada vez mais rápido, mas vá com calma.

Exercícios com bola

Qualquer tipo de atividade ou esporte realizado com bola pode ser transformado em exercícios para melhorar a coordenação. 

Não importa se são realizados com as mãos ou com os pés, todos contribuem para essa capacidade física.

Geralmente é recomendado trabalhar com bolas de tamanhos diferentes. Por outro lado, procure realizar este tipo de atividade em vários locais, espaços abertos ou fechados com boa ou má iluminação, tudo contribui para este estímulo.

Trabalhe na frente do espelho

Além de ser um exercício para melhorar a coordenação motora, é uma recomendação sábia.

O ideal é que você faça diferentes movimentos bem na frente do espelho. 

Dessa forma, você não apenas poderá avaliar seu nível de coordenação, mas também poderá corrigir a técnica de um exercício específico.

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Jornal A Tribuna

Deixe uma resposta