Alego homenageia médicos com entrega da comenda Nabyh Salum, honraria criada por Helio de Sousa

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Alego homenageia médicos com
entrega da comenda Nabyh Salum,
honraria criada por Hélio de Sousa

Sessão solene extraordinária de entrega do certificado da comenda Nabyh Salum

 

Numa iniciativa do deputado Helio de Sousa (PSDB), a Assembleia Legislativa de Goiás realizou sessão solene na noite de sexta-feira, 12, para homenagear médicos com a entrega da comenda Nabyh Salum. A medalha foi criada por proposição de Helio de Sousa, que também é médico, para valorizar os profissionais que se destacam na promoção da medicina em Goiás.

A mesa, presidida pelo tucano, contou com a participação do secretário de Saúde estadual, Ismael Alexandrino, representando o governador Ronado Caiado (DEM); o presidente da Associação Médica de Goiás, Washington Luiz Pereira Rios; O presidente da Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg), Haikal Helou; o ex-deputado federal e ex-secretário de Saúde de Goiás, Carlos Mendes; o tesoureiro da Associação dos Hospitais do Estado de Goiás, Fernando Honorato; e a presidente do Sindicato dos Médicos de Goiás, Franscine Leão.

Os homenageados da noite foram: Carlos Hassel Mendes da Silva, Jardel Sebba, Arnaldo Lemos Porto, Alexandra Ferreira Silva, Álvaro Soares de Melo,  
Ruiter Silva Ferreira, Nilton Brener e Nelcivone Soares Melo.

O médico, ex-prefeito de Catalão e ex-presidente da Alego Jardel Sebba (PSDB) disse, em seu discurso, que se sentia honrado por representar Catalão na homenagem e destacou o trabalho dos médicos durante a epidemia do coronavírus. “Esta comenda é um importante reconhecimento aos profissionais médicos. Por isso a homenagem me engrandece. É importante lembrar que médicos e médicas perderam suas vidas enquanto lutavam para salvar seus pacientes. Tenho muito orgulho da minha profissão.”

Ismael Alexandrino ressaltou a missão nobre dos médicos, que é cuidar do ser humano, e falou da importância de ser reconhecido entre colegas de profissão. “Esta homenagem é uma oportunidade de reconhecer quem tem dedicado suas vidas para salvar outras vidas. Sempre trato estes momentos com muito respeito. Gostaria de render o meu respeito e minha gratidão pelos serviços prestados a toda humanidade pelos colegas que aqui estão sendo homenageados. Sintam-se  reconhecidos, prestigiados porque são destaque na nossa profissão”, assinalou.  

O médico Carlos Hassel discursou como representante dos demais homenageados. Ele destacou a trajetória de Nabyh Salum , que dá nome à comenda, e contou um pouco de sua trajetória na medicina até entrar para a política como prefeito do município de Ceres. Atualmente é reitor do Centro Universitário de Anápolis (UniEvangélica). “Reitero profunda gratidão à Associção Evangélica. Tenho certeza que todos os homenageados estão aqui pela sua história, pela sua contribuição na construção de uma sociedade melhor e mais justa, por meio da saúde, da educação, da política, enfim como cidadãos comprometidos com o bem comum. Sou muito grato a Deus por este momento. Estendo a homenagem a todas as instituições que nos colocaram no centro das atenções nesta noite”, afirmou.

Valorização

Proposta pelo deputado Helio de Sousa (PSDB), a Comenda Nabyh Salum foi criada por meio do projeto de lei n° 3604/17 para homenagear e valorizar os médicos que se destacaram na promoção, proteção e defesa da medicina em Goiás.

O médico Nabyh Salum, natural de Três Corações (MG), veio para Goiás com seus pais e aqui construiu sua carreira. Foi um dos fundadores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, onde lecionou por 36 anos. Foi membro da Academia Goiana de Medicina, da Sociedade Goiana de Radiologia, do Sindicato dos Médicos do Estado de Goiás (Simego). Também foi presidente por oito mandatos da Associação Médica de Goiás (AMG) e esteve à frente da criação da Unimed Goiânia. Ele morreu aos 83 anos, em 30 de novembro de 2016, em Goiânia, deixando um legado respeitado por todos da área médica.

A Comenda Nabyh Salum é entregue anualmente e as indicações são feitas pela Associação Médica de Goiás (AMG); Associação dos Hospitais do Estado de Goiás (AHEG); Associação dos Hospitais de Alta Complexidade de Goiás; Sindicato dos Médicos; Academia Goiana de Medicina; Mesa Diretora da Assembleia e pela Comissão de Saúde da Assembleia. Os médicos indicados são reconhecidos por sua trajetória de trabalho em prol da medicina, da docência e do cooperativismo.

Sessão solene extraordinária de entrega do certificado da comenda Nabyh Salum

Sessão solene extraordinária de entrega do certificado da comenda Nabyh Salum

 

Sessão solene extraordinária de entrega do certificado da comenda Nabyh Salum
Sessão solene extraordinária de entrega do certificado da comenda Nabyh Salum
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×