Como ser mais produtivo?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Estamos constantemente nos distraindo e sendo puxados em direções diferentes, o que geralmente significa que você não consegue dar a nada sua atenção total.

Quer um pouco de orientação sobre como começar a aproveitar ao máximo cada minuto? Essas dicas geniais de produtividade aprovadas por especialistas irão ajudá-lo a maximizar seu tempo, realizar tarefas e deixá-lo com uma sensação de realização a cada dia.

1. Monitore como você gasta seu tempo

 

É difícil descobrir como gastar seu tempo melhor se você não sabe para onde está indo agora”, diz Vanderkam. Idealmente, por uma semana (mas pelo menos alguns dias), monitore em quais tarefas você está trabalhando a cada dia e quanto tempo dedica a cada uma.

Você pode se surpreender ao ver quanto tempo está perdendo em coisas com as quais você menos se importa. Depois de reconhecer quais tarefas estão recebendo muita atenção, você pode realocar esse tempo para tarefas que são mais importantes.

2. Mantenha um “registro tangente”

 

Acontece o tempo todo: você está trabalhando e, de repente, lembra que esqueceu de enviar uma mensagem de texto para sua irmã. Ah, e você precisa marcar uma consulta médica.

Além disso, você tem uma ideia genial para um projeto diferente no qual está trabalhando. Em vez de agir de acordo com esses pensamentos imediatamente e potencialmente atrapalhar seu progresso, mantenha um caderno ao seu lado e, sempre que uma tarefa ou ideia surgir em sua cabeça, anote-a.

 

3. Desligue as notificações do telefone

 

Os dispositivos facilitam nossa vida de muitas maneiras, mas também nos distraem incrivelmente. Quando você realmente precisar se concentrar, personalize suas notificações para receber apenas os pings essenciais (como mensagens de texto de seus filhos) e silenciar temporariamente as notificações de e-mails recebidos, atividade de mídia social e qualquer outra coisa que possa fazer com que você verifique seu telefone.

Depois de superar esse período de dúvida, o que vou perder?

Você entrará em um modo de trabalho mais profundo e descobrirá que produz um trabalho de qualidade superior em um ritmo mais rápido”.

“Então, quando você estiver on-line novamente, verá que o mundo continuou sem você e que está tudo bem.”

 

4. Limite sua lista de tarefas

 

O problema com as listas de tarefas universais é que você pode realmente não precisar ou não querer fazer todas as suas tarefas, é apenas algo que ocorreu a você. Certamente, faça uma lista contínua de qualquer coisa em que pensar, mas quando estiver atribuindo tarefas a si mesmo para um determinado dia ou semana, seja muito mais criterioso.

 

5. Lembre-se das vantagens de concluir um projeto

 

Às vezes, toda a motivação de que você precisa para sair do sofá e ir à academia é um lembrete de como seu corpo se sentirá bem depois. O mesmo vale para ser produtivo e realizar uma grande tarefa.

Pense nos benefícios que você obtém do trabalho que teme atualmente. Se começar uma grande apresentação para o trabalho parece assustador, considere o que você ganhará com isso. É a chance de mostrar seu lado criativo para os superiores?

Esta apresentação é um trampolim para trabalhar em projetos mais impactantes para a empresa? Depois de identificar o resultado positivo, será mais fácil começar.

6. Torne as tarefas menos intimidantes

 

Quando a importância de uma tarefa em particular parecer avassaladora, diga a si mesmo, isso realmente não é grande coisa.

Por exemplo, você não está realmente escrevendo um livro, está apenas anotando algumas ideias no papel.

Você não está trabalhando em uma apresentação massiva na frente de pessoas importantes, está apenas compartilhando ideias com alguns colegas.

Esse pequeno truque mental ajuda a diminuir o medo de sua tarefa, fazendo com que pareça indolor e factível.

 

7. Recompense-se

 

Às vezes, você só precisa de um pouco mais de motivação … e quem não ama a promessa de uma guloseima?

Se aquela guloseima for um bolinho delicioso, vá em frente, mas lembre-se de que a recompensa não precisa ser uma indulgência ou um alarde.

Uma recompensa pode ser tão simples quanto se dar permissão para fazer algo de que goste.

 

8. Faça pausas

 

Poucos respiradores podem levar ao esgotamento, enquanto muitos podem interromper seu fluxo. O truque é descobrir o equilíbrio certo para você.

Trate isso como um experimento. Um dia, tente se levantar a cada hora e depois, no final do dia, pergunte-se: Quanto trabalho eu fiz? e como me sinto?

Se você ainda estiver tenso e a qualidade do seu trabalho estiver abaixo da média, isso pode significar que precisa de pausas mais frequentes. A chave é avaliar e ajustar de acordo.

 

9. Planeje suas semanas em uma sexta-feira

 

Sabe aquela calmaria que você teve em uma tarde de sexta-feira, quando já é fim de semana na sua cabeça e você não está fazendo muito? “Reaproveite esse tempo para planejar a próxima semana e você transformará o tempo perdido em alguns dos minutos mais produtivos da semana.

Olhe para o seu calendário, descubra quais são suas principais prioridades e para onde elas podem ir, e avalie quais compromissos são obrigatórios e do que você pode se livrar.

Um grande motivo pelo qual as pessoas sentem apreensão no domingo é que não sabem o que os espera na manhã de segunda-feira. Quando você faz seu plano na sexta-feira, pode relaxar no fim de semana.

 

 

10.  Deixe um horário livre em sua programação

 

Ser produtivo não significa reservar cada minuto do seu dia com trabalho “produtivo”. “Tente deixar aberto cerca de duas horas por dia, ou algumas horas em um dia, como sexta-feira”.

Você provavelmente não vai sentar aí girando os polegares. Algo surgirá para preenchê-lo, mas ao não comprometer antecipadamente, você o deixa aberto para o que é mais urgente no momento, ou para um pensamento mais profundo.

Quando você constrói a tempo para o inesperado, não precisa se apressar em uma tarefa ou se contentar com um trabalho medíocre.

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×