Cuide da sua pele com estes truques simples

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Talvez você não pense dessa forma, mas a pele também é um órgão, especificamente, o maior do seu corpo.

Além disso, é o único que está em contato direto com o exterior continuamente.

Ela nos protege do ambiente externo, do ar, das mudanças climatológicas, dos microrganismos e é à prova d’água, de modo que não deixa nada entrar no interior, nem sair nada.

É por isso que é essencial que cuidemos da nossa pele.

A pele é um órgão muito importante para nossa saúde e bem-estar, mas muitas vezes não cuidamos dela com o cuidado que ela merece.

Para que você não esqueça sua importância, veja a seguir algumas dicas para que você aprenda a cuidar da pele: facial e corporal.

Limpeza diária

Sem uma limpeza adequada, os poros da pele podem ficar obstruídos e os produtos cosméticos que aplicamos não funcionarão adequadamente, por isso não serão eficazes.

É muito importante remover diariamente os restos de sebo, sujeira, poluição, produtos aplicados e resíduos da própria pele.

Na pele do rosto, o recomendável é que você limpe duas vezes ao dia, de manhã e à noite. Use produtos adequados ao seu tipo de pele (seca, normal, mista ou oleosa) e às suas necessidades.

Quanto à limpeza do corpo, uma vez ao dia costuma ser suficiente, já que não fica tão exposto ao meio ambiente.

Os produtos de limpeza corporal devem ser suaves, com pH adequado que não modifique o da pele saudável.

Hidratação diária

Para que a pele esteja saudável e possa desempenhar todas as suas funções, é fundamental que esteja devidamente hidratada.

Use soros e cremes adequados às características da sua pele duas vezes ao dia, que cubram suas necessidades de água e lipídios. Ao aplicá-los, o ideal seria fazê-lo realizando uma pequena massagem com as duas mãos.

Nem todas as áreas da sua pele têm as mesmas características e é por isso que os produtos devem ser adaptados à área.

Assim, a pele do corpo é geralmente mais seca que a do rosto, a pele ao redor dos olhos ou dos lábios é muito mais fina e delicada que a do resto do rosto, etc.

Contorno dos olhos

É uma zona com a pele muito mais sensível, fina e delicada, pelo que necessita de cuidados com produtos específicos. Você deve aplicá-los duas vezes ao dia, batendo suavemente com os dedos acima do osso orbital.

Lábios e nariz

Os lábios são uma das áreas mais negligenciadas do rosto e só nos lembramos deles quando racham e incomodam.

Na rotina diária deve incluir a hidratação dos lábios com um produto balsâmico e reparador. No inverno, quando estiver frio, ou se estiver resfriado, aplique o bálsamo também na área nasal para evitar irritações.

Pés, cotovelos, joelhos

Como as áreas com pele mais grossa tendem a ser extremamente secas, é por isso que devemos hidratá-las com mais frequência com produtos ricos em ativos hidratantes e nutritivos.

Protetor solar

Deve ser usado diariamente, no verão e no inverno, não apenas quando for à praia.

Use um produto com alto índice de proteção e uma textura que seja confortável para você e se adapte ao seu ritmo de vida, para que não seja difícil incorporá-lo na sua rotina diária e aplicá-lo regularmente.

O sol afeta sua pele continuamente e pode causar manchas, queimaduras, envelhecimento prematuro. Além disso, aumenta o risco de câncer de pele, portanto, pular essa etapa não é uma opção.

Cuidados semanais

Como complemento aos cuidados da rotina diária, devemos realizar uma rotina semanal que inclua:

Esfoliação

A frequência de uso de uma esfoliação depende do tipo de pele. Para peles secas, uma vez por semana ou a cada duas semanas pode ser suficiente, mas para peles oleosas é indicado aumentar a frequência para duas vezes por semana.

A esfoliação é necessária para ajudar a pele a se renovar, removendo as células mortas da epiderme.

Máscaras

As máscaras devem ser usadas uma ou duas vezes por semana, de preferência após a esfoliação.

Com eles, você fornece à sua pele um cuidado intensivo de ação profunda de acordo com suas necessidades ou preocupações.

Podem ser purificantes, hidratantes, reafirmantes, esfoliantes, iluminantes, despigmentantes, calmantes, etc.

Alimentação e outros hábitos saudáveis

Beber bastante água e ter uma alimentação saudável, rica em frutas e vegetais que fornecem quantidades adequadas de vitaminas e antioxidantes, fará com que sua pele fique muito mais hidratada e luminosa.

Eles também influenciam a aparência da sua pele, piorando, neste caso, certos hábitos tóxicos como o consumo de álcool ou tabaco.

Nosso corpo está preparado para realizar determinadas ações durante o descanso noturno, a regeneração da pele é uma delas.

Portanto, dormir o suficiente, além de lhe dar uma aparência mais descansada, também deixará sua pele mais radiante e bonita.

Passos de cuidados com a pele sensível

A pele sensível não deixará de sê-lo, mesmo que seja tratada. No entanto, cuidando e usando os produtos certos, sua pele ficará mais confortável, evitará irritações e a reatividade diminuirá.

O ideal é escolher produtos com formulações simples, sem muitos ingredientes. Quanto menos ingredientes, menor a chance de qualquer um deles produzir reatividade em sua pele.

Limpeza

Ao limpar sua pele sensível, lembre-se de que um banho curto é preferível a um banho.

E melhor com água morna do que quente, a pele sensível não se beneficia do calor ou do contato prolongado com a água da torneira, especialmente se for água muito calcária.

Use produtos de limpeza sem detergentes agressivos, óleos de banho, etc. que limpam a pele sem remover a barreira protetora ou alterar seu pH .

Para a limpeza facial, opte por águas micelares ou outros limpadores específicos para peles sensíveis. Para remover a maquiagem, você também pode usar óleos de limpeza

Hidratação

A pele sensível precisa de hidratação com ingredientes ativos que também ajudam a fortalecer a barreira protetora da pele e aliviar sintomas como coceira, vermelhidão, irritação.

À medida que a barreira protetora da pele é enfraquecida, ela perde água com mais facilidade e resseca. Por sua vez, a secura enfraquece e sensibiliza ainda mais a pele.

Proteção

A proteção solar é essencial para qualquer tipo de pele, mas se falamos de pele delicada, é ainda mais.

A pele sensível deve sempre ser protegida do sol, no verão e no inverno. Mesmo que você não vá tomar sol, simplesmente ao sair você já está se expondo à radiação solar.

Conheça mais procedimentos estéticos que vão te deixar ainda mais linda.

Sabia mais dicas de como cuidar da sua pele, clique aqui.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Jornal A Tribuna

Deixe uma resposta