ENEL DISTRIBUIÇÃO GOIÁS realiza mutirões de manutenção na rede elétrica na zona rural

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

ENEL DISTRIBUIÇÃO GOIÁS realiza
mutirões de manutenção na rede
elétrica na zona rural

Visualização da imagem

Ações atendem as solicitações de produtores, prefeituras, cooperativas e sindicatos rurais e visam garantir a qualidade da energia fornecida aos produtores rurais.  Previsão da companhia é realizar mutirões como esses durante todo o ano.
Já na primeira semana de março estão previstas 7 ações, em Bela Vista, Ipameri, Goiatuba, Turvelândia, Santa Helena, Rio Verde e Formosa.

Goiânia, 25 de fevereiro de 2021 – A Enel Distribuição Goiás está realizando grandes mutirões de manutenção na rede elétrica em regiões rurais de diversos municípios goianos. As ações atendem a pedidos feitos por prefeituras, sindicatos, cooperativas e pelos próprios produtores, durante encontros e reuniões promovidas pela companhia. Os mutirões incluem substituições de equipamentos degradados, como isoladores quebrados, postes e cruzetas podres e cabos deteriorados, podas de árvores em contato com a rede, retiradas de animais e outros objetos da rede e limpezas de faixas de servidão. O objetivo é garantir a qualidade da energia distribuída especialmente aos produtores rurais, que sustentam grande parte da economia goiana. 

O diretor de Operação e Manutenção da companhia, José Januário, explica que o trabalho em forma de mutirão é muito eficiente. “Os mutirões evitam que sejam feitos vários desligamentos na rede, porque as equipes vão para determinada região e fazem uma varredura realizando todos os serviços necessários de uma só vez. Nas primeiras ações desse ano, contamos com a participação de mais de 115 equipes e atuamos em 23 municípios”, esclarece. 

Nos primeiros dois meses desse ano, foram realizados mutirões nas zonas rurais de Piracanjuba, Palestina de Goiás, Arenópolis, Palmeiras de Goiás, Jaupaci, Araguapaz, Anicuns, Aragarças, Iporá, Santo Antônio da Barra, Chapadão do Céu, Itarumã, Mineiros, Água Limpa, Catalão, Caldas Novas, Itumbiara, Planaltina de Goiás, Luziânia, Jaraguá, Orizona, Silvânia e Santo Antônio de Goiás. Já para a primeira quinzena de março, estão previstas ações em Bela Vista de Goiás, Ipameri, Goiatuba, Turvelândia, Santa Helena, Rio Verde e Formosa. 

O diretor acrescenta que também está sendo desenvolvido um plano de ações para atuar nas redes que abastecem os clientes que registraram os maiores índices de reincidências de falhas no fornecimento de energia nos últimos períodos chuvosos. Ele explica que, além das manutenções e dos reparos, técnicos estão analisando as causas dessas ocorrências para propor as melhores soluções. “Entre as principais soluções já propostas está a instalação de religadores automáticos de redes monofásicas, chamados de Trip Saver. Como a maior parte da nossa malha rural é monofásica, esses equipamentos trarão muito mais agilidade para a nossa operação, pois com eles será possível retomar o fornecimento de energia, nos casos em que não haja nenhum dano estrutural, de forma muito mais rápida, sem que uma equipe tenha que ir ao local”, completa.  

Já nos pontos em que a rede é trifásica, Januário ressalta que a empresa tem investido fortemente na instalação de chaves e religadores telecontrolados. Esses aparelhos, assim como os Trip Saver, são comandados remotamente, pelo Centro de Operações, que fica em Goiânia, e permitem ações imediatas em casos de falhas na rede. Com eles, também é possível restabelecer o fornecimento de energia, nos casos em que não há nenhum dano estrutural, ou identificar e isolar o ponto com defeito, deixando o menor número possível de clientes sem o serviço até que os reparos necessários sejam realizados. Entre 2017 e 2020, a empresa instalou 5,6 mil equipamentos telecontrolados no Estado, incluindo áreas urbanas e rurais. Para este ano, está prevista a instalação de outros 2 mil aparelhos como esse. 

Além de dar continuidade aos investimentos e ao plano de manutenções previstos, a Enel Goiás quer estar cada vez mais próxima dos produtores rurais goianos. “Seguiremos promovendo encontros e participando de reuniões propostas pelos clientes do agro, ou pelos órgãos que os representam, para recebermos todas as suas demandas e apresentarmos sempre as melhores soluções possíveis”, finaliza José Januário. 

Sobre a Enel Distribuição Goiás

 A Enel Distribuição Goiás, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 237 municípios do Estado de Goiás, abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km². A Região Metropolitana de Goiânia representa a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.

Visualização da imagem

Visualização da imagem

Visualização da imagem

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×