Goiás Turismo convida para o 1º Festival de Sabores da Ceasa

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

1º Festival de Sabores da Ceasa
une Inovação,
Empreendedorismo,
Inclusão Social e Sustentabilidade

Um projeto inovador, que busca destacar o pequeno produtor, com foco em Inclusão Social, Empreendedorismo e Sustentabilidade, com a função de divulgar, promover e valorizar a riqueza e a diversidade dos alimentos comercializados na Ceasa-Goiás. O Fartura da Pedra – Festival de Sabores da Ceasa partiu da ideia de se fazer uma ação de Gastronomia diferente dos festivais, valorizando o público da Centrais de Abastecimento de Goiás. E, com isso, provocar e despertar os agricultores para as comidas de futuro, as Pancs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e para o aproveitamento de alimentos. A realização, no dia 17 de dezembro, terça-feira, é da Goiás Turismo e Ceasa, que contam com a parceria do Sebrae para o evento no maior centro de distribuição de alimentos do Centro Oeste, com atrações das 4 horas da manhã ao meio dia.

De acordo com Sonea Stival, coordenadora do Programa de Gastronomia da Goiás Turismo, foi idealizada uma ação de Estado nomeada a partir da pedra, espaço democrático da Ceasa, e da fartura, que remete ao local e principalmente ao Estado de Goiás. “Baseado nisso a gente compôs um projeto trazendo uma proposta ousada de inovação, para provocar os agricultores para as comidas de futuro, que estão na mão do produtor e ele muitas vezes não valoriza por desconhecer. Vamos promover uma Oficina Gastronômica Conceitual específica e outras que são um desafio para os chefs: apresentar pratos com Pancs. E esta é a grande provocação desse evento.”

Programação

Palestras, depoimentos de caso de sucesso, oficinas e apresentações artísticas e culturais. A programação está rica em conteúdos técnicos e apresentações artísticas que valorizam a cultura goiana. Durante toda manhã serão realizadas diversas oficinas com o tema Desafios da Pedra para a Mesa Natalina, ministradas por chefs renomados. O festival é direcionado ao público da Ceasa, por isso esse horário desafiador, que está de acordo com o funcionamento do mercado. O primeiro Festival de Sabores quer intensificar a rede de negócios entre os produtores rurais, permissionários e concessionários do entreposto, repercutindo a importância da Ceasa-GO, que movimenta a economia estadual, já que passam por lá até 15 mil pessoas por dia. A presidente Vanuza Valadares afirma “o dia 17 de dezembro será um marco para a história desta central”.

As atrações começam às 4 horas, com shows culturais da Orquestra de Violeiros de Goiás, Almir Pessoa, As Moreninhas, Grupo de Catira Os Considerados e os Meninos de Goiás, além do Chicão Berranteiro. O apresentador de TV Mateus Ribeiro será o âncora, para fazer a ligação com o público, interagir, integrar as diversas ações do evento. A abertura oficial, com a presença do governador Ronaldo Caiado, dos presidentes da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, e da Ceasa, Vanuza Valadares, está prevista para as 5 horas da manhã. Às 6 tem apresentação do Projeto Cozinha e Voz, com o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Goiás, Tiago Ranieri de Oliveira. A Oficina Gastronômica Conceitual do professor Alcyr Viana, do Instituto Federal de Goiás (IFG), sobre Gastronomia e Mercado com as Pancs, começa às 7 horas.

Das 8 horas até o meio-dia, sob a coordenação da chef Mariana Rodrigues, tem as Oficinas na Pedra: desafio dos chefs para as mesas natalinasSustentabilidade: Sabores da Xepa é o tema de Fabiano Carvalho, que vai preparar um Bolo de Casca de Mamão Maduro com Geleia de Frutas. Emiliana Azambuja vai falar de Cerrado Festivo em um Só Prato, com a receita de Cous Cous Goiano. O tema de André Barros é A Cozinha Goiana encontra a Amazônia e o prato é Puta Rica com Tucupi e Chicória do Norte. E o chef Humberto Marra faz apresentação sobre Comida do Futuro e o Reino Vegetal e ensinar a receita da Farofalada com Amendoim, Limão e Pancs.

Para o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, “a nossa proposta com essas ações, promovendo um evento com tanta diversidade de atrações dentro da Ceasa, às vésperas do Natal, que tem um movimento fantástico, enquanto o público está trabalhando e a gente fazendo esse grande momento no entreposto exclusivamente pra eles, é festejar de maneira diferente, com música, diversão, informação e comida. Eles na lida corrida e pesada e festando, com telão em todo ponto da Ceasa. É importante ressaltar que esse primeiro festival é apenas o primeiro passo de um projeto que vai se desdobrar em outras ações, incluindo capacitação”.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Denizar de Sá - CEO Denizar A Tribuna

Deixe uma resposta

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×