Lente de contato dental: O que é, benefícios e quando é indicado

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Os sorrisos estão muito ligados à autoestima das pessoas. Ter um belo sorriso requer bastante disciplina pelas recomendações profissionais de uma saúde bucal ideal. Mas no universo odontológico, há práticas que visam facilitar e potencializar os resultados de uma bela expressão facial de alegria.

Por isso, neste post, conheça mais sobre as lentes de contato dental. Entenda como ela pode auxiliar em questões que tiram o seu sorriso.

 

O que é lente de contato dental?

Produzidas com porcelana, a lente de contato dental são lâminas finas de porcelana, do tipo laminado extrafino, que são coladas sobre a superfície externa dos dentes. Esse tipo de procedimento é destinado a pacientes que possuem algum tipo de alteração de forma, cor, tamanho e/ou alinhamento dentais, desejando, dessa forma, melhorar esteticamente os seus sorrisos.

 

Quem pode usar lentes de contato dental?

Aqueles que buscam esteticamente um melhor sorriso. As lentes de contato dental possuem diversas indicações, veja se alguma lhe agrada:

  • Tonalidades irregulares dos dentes;
  • Correção de dentes fraturados;
  • Correção de dentes lascados;
  • Correção de dentes desgastados;
  • Diastema (espaços entre dentes, como ocorre na parte frontal da boca);
  • Irregularidades da arcada dentária.

Mas no geral, para poder usar as lentes de contato dental, o paciente precisa estar com a saúde bucal em dia, livre acúmulo de tártaro, cáries, entre outros problemas. E claro, precisa ser adulto, pois já terá crescimento e desenvolvimento facial complementares. Por isso, o procedimento não é recomendado às crianças e na maioria dos casos aos adolescentes.

Uma contraindicação importante de citar, é que pacientes que possuem bruxismo, rói unhas ou com hábitos de morder objetos, por ser muito fina, não é indicado o uso das lentes, mas sim, das facetas de porcelana, mais grossas e adaptadas para essas situações.

 

Como é feito o tratamento de lentes de contato dental?

Primeiro o dentista fará um estudo bem detalhado relacionado ao quadro do paciente. Por sua vez, o paciente fará exames radiográficos prévios e diversas fotografias para melhor análise de regiões, como: rosto, sorriso, dentes. E ainda tem mais! moldagens e/ou escaneamentos intraorais, com o objetivo de confeccionar modelos onde serão feitos os projetos iniciais.

 

Como é fixada a lente de contato dental?

Agora que entendemos o que é, quem pode usar e o que precisa ser feito, precisamos entender como ela será fixada. Tendo em mãos a avaliação dos seus dentes, o profissional responsável planejará todo o processo, que terá a total aprovação do paciente.

Para a aplicação em si, o dentista usará um ácido no dente, a fim de deixá-lo poroso, preparando a superfície com um cimento adesivo e o silano, um produto que une o cimento à prótese de porcelana. A aplicação é rápida e não resulta no desgaste do dente, sendo indolor e muito simples, bastando apenas uma única sessão.

 

É necessário anestesia?

Por ser um procedimento simples, na maioria dos casos não será necessário o uso de anestesia. Mas, caso o tratamento demande o desgaste dos dentes naturais, que seja tão abrangente ao ponto de alcançar a dentina, o uso da anestesia será fundamental.

 

Quais os riscos do procedimento de lente de contato dental?

O paciente que deseja realizar o procedimento de fixação da lente de contato dental, precisa levar em conta a qualidade e o profissional procurado para o procedimento. Por mais simples que seja, há todo um complexo planejamento para a aplicação. Isso tudo precisa ser respeitado.

Dessa forma, estando com um profissional capacitado, que siga o planejamento, o procedimento não apresentará grandes riscos.

 

Quais as recomendações de tratamento?

Após a aplicação as recomendações permanecem as mesmas para quem busca uma saúde bucal adequada:

  • Escovar os dentes 3x ao dia;
  • Passar fio dental 2x ao dia;
  • Usar antisséptico.

Especificamente a lente de contato dental, os dentistas recomendam evitar alimentos que possam manchar seus dentes ou que sejam muito duros, podendo rachar e até quebrar o produto.

 

Qual é a durabilidade das lentes?

É entendido o quanto a lente de contato é fina. Querendo ou não, ela dá a entender ser algo muito frágil. Mas engana-se, a estimativa, segundo profissionais da área, é que a lente tenha em média uma duração de até 20 anos! Podendo se prolongar, caso o paciente siga as recomendações passadas.

 

 

Qual é o custo para o procedimento?

Inicialmente o valor sai por mais ou menos de R$ 3.000(três mil reais), dependendo do profissional e localidade. Por ser um produto que tem uma durabilidade longa e de simples aplicação, acaba sendo muito procurado por muitas pessoas, pois quem é que não deseja um belo sorriso?

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Jornal A Tribuna

Deixe uma resposta