Mente humana: Tão ou mais importante?

A mente humana é complexa e guarda muitos mistérios.
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Como funciona a mente humana?

Antes de explicar como funciona a mente, é importante saber a diferença do cérebro e da mente. O cérebro é um órgão que está em formação, por exemplo, quando uma criança nasce, o cérebro dela não tem nada, ela não sabe andar, falar, se comunicar, e com o passar do tempo ela entende que quando chora as pessoas atendem as suas necessidades. Ou seja, o cérebro está em constante aprendizado, ele armazena todas as informações.

No entanto, a mente é a consciência do que é armazenado, através da mente existem as sensações, desejos, pensamentos e assim forma-se o comportamento. E cada vez ela vai ficando mais complexa, melhorando o funcionamento. A mente ajuda a acumular informações que o cérebro processa para tornar a vida possível.

Sobretudo, sem a mente sadia, os outro comandos do corpo podem ser comprometidos. Não existe cérebro sem mente, sem a mente o cérebro seria inútil, pois, o cérebro é só a estrutura física. Como dito anteriormente, a mente é a consciência o que nos faz pensar sobre as ações que são armazenadas no cérebro. Entretanto, o homem com toda sua complexidade, vive me busca de respostas, e é através das ações ocorridas durante a vida, que faz com que o homem faça perguntas sobre a sua existência constantemente.

Todavia, uma das perguntas mais argumentadas pelo homem é a existência da felicidade, onde busca-lá? como tê-la ? O que é a felicidade?

E para essas perguntas foi consultado o psiquiatra Augusto Cury, um dos mais conhecidos do mundo para responder essa questão. Segundo Cury: “Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise”.

De acordo com o psiquiatra, ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos, e apesar de tudo  saber falar de si mesmo. Contudo,  ter coragem para ouvir um “não” e ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta, é deixar de ser vítima e ser protagonista. E sobre a vida, ele explica que a vida é a maior empresa do mundo e somente nós podemos evitar que ela vá a falência.

A mente humana

Entre os vários mistérios que a vida tem, uma delas é a mente humana. E, desde que existe humanidade, tenta-se desvendar o interior do homem. Todavia, são vários os aspectos que tramitam entre a ação, emoção, pensamento e razão dos seres humanos.

A psiquiatra diz que a mente é o estado da consciência ou subconsciência que expressa a natureza humana. Trata-se  é um conceito que descreve as funções superiores do cérebro humano relacionadas a cognição e comportamento. A mente humana é muito complexa, e a mente pode adoecer, assim como acontece com os órgãos do corpo humano.

As doenças psicológicas ainda são um tabu na sociedade, e muitos tratam como algo abominável, as doenças mentais podem apresentar-se através de sintomas psicossomáticos que podem ser,  dores de  cabeça, no corpo, falta ou excesso de apetite, insónia ou muito sono. Contudo psicólogos e psiquiatras dizem que diagnóstico precoce é importante para o desenvolvimento do tratamento. Manter a mente saudável é importante para uma vida feliz e produtiva.

Setembro amarelo

Em 2015, o Centro de Valorização da Vida, do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria iniciou uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio. O suicídio é uma questão global de saúde pública, este mês a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou que a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo. A Organização da Nações Unidas (ONU), através de um relatório informou que, essa é a principal causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos. Entretanto, perdendo apenas para acidentes de trânsito e violência interpessoal.

Contudo, as doenças mais prevalentes, de modo geral, são a depressão, a ansiedade, a dependência química e o transtorno bipolar. Além de fatores genéticos e biológicos, o momento da vida como a  infância, adolescência, vida adulta ou terceira idade, pode influenciar na incidência de doenças específicas.

Segundo o relatório da OMS, de 2016, o maior número de casos acontecem em países ricos e a maior incidência é entre os homens. A cada mil habitantes 13,7 homens cometem suicídio, para  7,5 mulheres, considerando que acontecem antes dos 45 anos de idades.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Patrícia Duplat Patrícia
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×