EFEITOS DA AYAHUASCA: SAIBA TUDO SOBRE

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Se você nunca ouviu falar sobre Ayahuasca e o seu poderoso efeito alucinógeno, comumente chamado de “sonho consciente”, você saberá um pouco mais sobre isso a partir desse momento.

Em muitas culturas indígenas, a Ayahuasca é usada em rituais místicos, espirituais e religiosos, sendo, especialmente, utilizada como medicina tradicional dos povos da Amazônia. Além disso, atualmente, existem algumas seitas não indígenas, permitidas no Brasil pelo Conselho Nacional de Políticas Sobre Droga (CONAD),  diante a algumas regras, que fazem o uso do chá de Ayahuasca

O curioso é que o efeito alucinógeno da Ayahuasca pode durar até 10 horas.

Muitas pessoas, pensam, erroneamente, que por ser algo natural e consumido por indígenas em forma de bebida, não é algo que se deve temer tanto.

Estudos neurológicos aprofundados explicam quais são os efeitos dessa substância quando em contato com o nosso organismo. Se você ficou curioso(a), confira as informações logo a seguir!

O QUE É AYAHUASCA?

A Ayahuasca é uma planta, traduzida como “cipó do espírito” ou “cipó do morto”, que possui uma substância química alucinógena e equivalente a um neurotransmissor (transporta sinais entre os neurônios ou células nervosas para outras células do corpo). Portanto, tem uma ação exorbitante na mente humana!

Em muitos rituais da Amazônia,  essa planta é utilizada para a preparação de uma bebida com a finalidade de ser utilizada em rituais espirituais, místicos e religiosos. Seu uso é acompanhado pelos xamãs (portador de função religiosa da comunidade indígena).

Assim que o indivíduo ingere o chá de Ayahuasca, seu estado de consciência sofre alterações e, por essa planta liberar substâncias parecidas com as liberadas durante o sono, é descrita, muitas vezes, como a possibilidade de ter um sonho consciente/acordado.

QUAIS OS EFEITOS DA AYAHUASCA?

Estudos neurológicos acreditam que os elementos constituintes na Ayahuasca despertam áreas cerebrais que, geralmente, estão adormecidas. Em decorrência disso, há um aumento da atividade cerebral, causando euforia e visões psicodélicas.

A partir do momento em que um indivíduo ingere essa substância alucinógena, há uma cadeia de consequências físicas e psicológicas, que podem levar a:

  1. Alucinações;
  2. Taquicardia;
  3. Alterações emocionais (medo e ansiedade, por exemplo);
  4. Náuseas;
  5. Vômitos;
  6. Diarreia;
  7. Hipertensão;
  8. Tontura;
  9. Convulsões;
  10. Dor no peito.

O chá de Ayahuasca  afeta o Sistema Nervoso Central e aumenta os níveis de serotonina, dopamina, norepinefrina e epinefrina no cérebro, ou seja, ocorre um aumento repentino e alto de sinapses, causando uma atividade cerebral muito acelerada. Dessa forma, os efeitos colaterais ocorrem e a expansão da consciência gera uma dificuldade maior na percepção do indivíduo da realidade.

CONCLUSÃO

O chá de Ayahuasca possui muitos efeitos colaterais, os quais são prejudiciais a saúde mental, psicológica e física do indivíduo. Desse modo, apesar de ser habito de muitos rituais religiosos e espirituais, não deve ser utilizado sem o total entendimento das consequências do uso indiscriminado dessa substância.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×