O que é Siscomex Importação Web?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O Siscomex Importação Web é um dos avanços tecnológicos mais importantes dentro do comércio exterior.

É provável que muitas pessoas tenham enfrentado muitas dificuldades na liberação dos processos de importação, por conta do excesso de documentação.

Por mais que a demanda exigisse liberação imediata, a quantidade de papeis físicos para analisar e separar dificultava o processo.

Nesse sentido, os órgãos responsáveis entenderam a necessidade de inserir um sistema que agilizasse o processo e garantisse segurança para as demandas de importação.

O que é Siscomex Importação?

A fim de entender o Siscomex Importação Web, vamos exemplificar como funciona a Siscomex Importação. Afinal, o modelo web veio para facilitar o processo existente.

A sigla Siscomex significa Sistema Integrado de Comércio Exterior. Sua principal atividade é registrar, acompanhar e controlar as operações do comércio exterior.

A fim de apresentar o documento de importação, o despachante ou o representante legal do importador apresenta ao órgão toda papelada necessária para dar andamento no processo.

Durante muito tempo os papéis e formulários eram físicos. Ou seja, um tempo muito grande era perdido com a conferência e análise dos dados.

Por mais que houvesse conferência, muitos erros eram cometidos. Afinal, analisar dados preenchidos a mão não é um processo fácil.

Como funciona a Siscomex Importação Web

Com toda a certeza, o modelo de Siscomex Importação Web veio para otimizar o processo e simplificar a relação do importador com o sistema.

O sistema é gerenciado pela Receita Federal Brasileira (RFB). Existe uma plataforma própria para o Siscomex Importação Web. 

Vejamos alguns registros realizados na plataforma:

 

  • Declarações de Importação;
  • Declarações de Importação Simplificadas;
  • Licenças de Importação.

 

A fim de emitir as declarações, o importador, despachante ou representante legal, acessa o sistema e preencher os questionários. 

O sistema do Siscomex Importação Web só permite o acesso a representantes devidamente cadastrados. Ou seja, não é qualquer pessoa que pode acessar a plataforma.

Como usar o Siscomex Importação Web

Só para exemplificar, vamos entender o passo a passo do sistema de Siscomex Importação Web. Ou seja, onde acessar e quais as condições para usar o serviço.

Em princípio, você deve acessar o Portal Único Siscomex, através do site: http://www1.siscomex.receita.fazenda.gov.br/siscomexImpweb-7/login_cert.jsp.

A liberação do acesso acontece mediante o certificado digital. Ou seja, você importador ou responsável pela empresa precisa do cadastro e da habilitação digital.

Alguns representantes possuem a autorização do Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros (RADAR). 

Em suma, não basta somente necessitar dos serviços que o Siscomex Importação Web fornece. Você precisa estar devidamente registrado.

Habilitação no Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros (RADAR)

A habilitação do RADAR não serve apenas para ter acesso ao sistema do Siscomex Importação Web. Os importadores que atuam com o mercado internacional necessitam dessa autorização.

A fim de verificar as condições da empresa, todas as informações são verificadas. Ou seja, se existem condições para a realização das importações.

Além disso, são verificadas as condições financeiras da empresa e a sua capacidade. Somente com essas informações a empresa recebe autorização e o certificado digital.

Por mais que pareça desnecessário, o importador necessita de todas as informações a respeito do funcionamento do comércio exterior.

Funções do Siscomex Importação Web

Com toda a certeza, as possibilidades concedidas pelo Siscomex Importação Web são essenciais para o andamento das importações.

Vejamos como acessar e as possíveis solicitações:

1. Emissão da Licença de Importação

Em princípio, você deve acessar o portal do Siscomex Importação Web. No canto superior direito você encontrará uma aba com o nome “operações”.

Você deve acessar o menu e localizar “licenciamento de importação”. Nessa aba você terá algumas opções:

  • Acesso de rascunhos anteriores;
  • Registros de fatos as LIS;
  • Consultas (deferimentos ou processos em análise);
  • Impressão de parecer final.

2. Declaração de Importação

O Siscomex Importação Web também possibilita que o importador escolha o tipo do registro da declaração. Ou seja, ela pode ser simples ou completa. 

Com toda a certeza, existem momentos que a objetividade é necessária, e nem todas as informações são necessárias. Para que ele não tenha que redigir um novo, existe essa opção.

Além disso é possível realizar consultas, ratificações e impressões da declaração. Sendo que o comprovante será emitido no formato que o solicitante desejar.

Por mais que pareça desnecessário essa função, no dia-a-dia da empresa isso é essencial. Afinal, alguns arquivos não podem ser compartilhados ou compactados por conta no tamanho.

Nesse sentido, basta escolher o formato necessário e imprimir o comprovante de Importação.

3. Despacho Importação

O importador também consegue visualizar o andamento da solicitação. Ou seja, o Siscomex Importação Web permite que você consulte o andamento da liberação.

Com toda a certeza, essa facilidade possibilitou que os importadores pouparem tempo e tenham possibilidade de consultar os processos em qualquer lugar.

Em suma, o Siscomex Importação Web possibilita que você desburocratize as ações e tenhas as informações com rapidez e qualidade.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Jornal A Tribuna

Deixe uma resposta