O que significa Grau de Escolaridade?

O que significa Grau de Escolaridade?
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Olá, tudo bem? Espero que sim. Hoje quero falar sobre um assunto muito importante para você. E eu me refiro ao significado de grau de escolaridade. Você sabe o que é isso? Se não, você está no lugar certo. Hoje vou te explicar detalhadamente sobre esse assunto. Então, se você é novo por aqui, seja bem-vindo. Nosso site está repleto de conteúdos bacanas sobre diversos assuntos. Tenha certeza que você vai gostar. Aproveita e segue a gente, pra ficar sempre por dentro das nossas novidades. 

Bem, para começar, quero que saiba que Grau de escolaridade tem relação ao nível de educação atingido por uma pessoa. Acontece que durante nossa vida, passamos por várias etapas de aprendizado, começando pela educação básica até atingirmos a educação superior. E a cada etapa de estudos, atingimos conhecimentos cada vez mais aprofundados. Por isso, a seguir, tirarei todas as suas dúvidas sobre essas etapas da educação e o que significa cada uma delas. Vamos ao conteúdo?

Níveis e grau de escolaridade

Os níveis de escolaridade são classificados no Brasil de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, conhecida também como LDB. Essa lei, criada em 1996, divide a educação em duas etapas: a educação básica e a educação superior. A seguir, te explicarei melhor como se dá essa divisão. Comecemos pela educação básica:

  • Educação infantil: normalmente, esse é o grau de escolaridade que está relacionado a crianças de até 5 anos de idade. É o grau de educação mais básico que uma pessoa pode ter. Por isso, é o primeiro contato que uma pessoa tem com a vida escolar.
  • Ensino fundamental: esse é o maior período que uma pessoa passa na escola. Essa é uma etapa obrigatória para qualquer criança, a partir do momento em que completa seis anos de idade. É também a etapa complementar da educação infantil.
  • Ensino médio: hoje em dia, essa etapa da educação está bem voltada para o mercado de trabalho. Por isso, existe a fusão entre conhecimentos técnicos e outros conhecimentos voltados à formação cidadã. Nessa etapa, então, existe o aprofundamento de todo o conhecimento que foi adquirido nas etapas anteriores. A duração média para se obter esse grau de escolaridade é de 3 anos. Essa é uma etapa muito importante na formação de uma pessoa, pois acaba tornando uma preparação, tanto para o mercado de trabalho, quanto para o ingresso ao ensino superior.

Grau de escolaridade: Ensino superior

Enfim, após cumprir todas as etapas da educação básica, qualquer pessoa pode se candidatar ao ingresso no ensino superior. Existe a opção de cursar um ensino superior em uma instituição pública ou privada. Essa fase também pode ser classificada por algumas etapas, dependendo do aprofundamento de estudo que uma pessoa decide fazer:

  • Graduação: essa é a primeira fase para quem decide estudar um curso superior. Ela pode ser dividida entre licenciatura, bacharelado e ensino técnico. A duração média para obter esse grau de escolaridade é de quatro anos. Durante esse tempo há um aprofundamento detalhado na área escolhida pelo estudante, e após a conclusão, ele consegue obter o grau de graduação.
  • Mestrado: o período de estudos para se concluir o mestrado pode variar entre 2 a 5 anos. Ao final do curso, o estudante deve apresentar e defender perante uma banca uma tese de dissertação. Terminado o curso, e sendo aprovado, o estudante torna-se mestre na área escolhida.
  • Doutorado: essa é a terceira fase para as pessoas que escolhem seguir seus estudos na educação superior. A duração média para essa etapa de estudos é entre 4 e 5 anos. O curso envolve uma pesquisa inédita sobre algum tema, com o objetivo de apresentar novas descobertas sobre o tema. Ao final do curso, o estudante necessita defender seu trabalho, que é conhecido como tese de doutorado. Portanto, conseguindo atingir esse objetivo, o estudante atinge o grau de Doutor, na área de atuação em que fez sua pesquisa.

E aí, conseguiu entender melhor o que é e como funciona o grau de escolaridade? Bem, espero ter contribuído, através desse conteúdo, para aumentar seu conhecimento sobre o tema. Sendo assim, não se esqueça de seguir o site, para mais conteúdos bacanas como esse. Grande abraço. Nos vemos em breve!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Jornal A Tribuna

Deixe uma resposta