Tecnologia: grande aliada da medicina

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

A telemedicina tem sido uma grande aliada na atualidade para que se possa atender pessoas com uma certa qualidade e eficiência.

A tecnologia de forma geral, permitiu com que muita coisa fosse possível ao longo dos anos. Hoje em dia, se você precisa de atendimento médico, você pode fazer isso de modo virtual.

Dessa maneira, não importa onde você esteja, você pode ter o que precisa por meio da chamada de vídeo ou de uma plataforma dedicada a isso.

Sendo assim, a tecnologia permitiu que a medicina pudesse ser mais inclusiva, em especial com os lugares mais distantes e com difícil acesso a atendimento.

 

Como a tecnologia tem ajudado e pode ajudar ainda mais a área médica?

A telemedicina e os sistemas informais de telessaúde tem proporcionado à população um cuidado diferente que acontece no conforto dos lares.

Isso porque por meio da internet os médicos podem entrar em contato com os pacientes por chamada de vídeo e até mesmo fazer uma prescrição médica eletrônica.

E isso já não causa nenhum espanto, visto que a pandemia foi a principal causa de adotar esse método para que o risco de contágio fosse menor nos locais presenciais.

As vantagens, claro, são diversas. Os pontos negativos ficam por conta da sobrecarga no uso das redes de comunicação que podem gerar um atraso no atendimento.

O atraso não é algo que causa frustração apenas para o paciente. A equipe médica também sofre com isso pois há um prejuízo na entrega de resultados.

A tecnologia 5G tem um grande potencial de acelerar o processo de expansão da telemedicina.

E, pensando por esse lado, trouxemos a este artigo alguns cenários que podem ter um impacto positivo sobre ela para que se possa atender as mudanças digitais.

1. Rápida transmissão dos exames

Os exames de ressonância magnética em geral, possuem um tamanho muito grande e, muitas vezes, precisam ser enviados para que médicos especialistas possam avaliar.

Se a conexão de internet do local for pouca, esse envio pode acabar sendo afetado, podendo ou demorar demais ou ser suspenso.

Ao adicionar a tecnologia 5G nesses lugares que fazem uso de máquinas para enviar exames de arquivos grandes pode-se garantir um envio rápido e confiável.

A telerradiologia, por exemplo, é uma que irá se beneficiar bastante, pois em suma a maioria de seus exames precisam de uma boa rede local para funcionarem bem.

2. Inclusão da telemedicina em lugares longes

Como essa é uma tecnologia que traz muitas vantagens e possibilidades para quem a usa, ela tem tido cada vez mais aderência entre a população.

Portanto, essa é uma área que tem chances de crescer cada vez mais. E para a qualidade acompanhar o crescimento, é necessário que a conexão se mantenha segura.

Visto que a base da telemedicina é levar o atendimento a distância para pessoas que precisam dele. Sendo assim, não tem sentido não fazer com que a área tenha um bom suporte que assegure a conexão.

A tecnologia 5G fará com que muitos serviços possam acontecer por meio das redes móveis. Isso facilitará então a expansão da telemedicina nas áreas que sejam longe da metrópole.

Além disso, ela poderá fazer com que os médicos consigam atuar de modo remoto de maneira mais eficiente.

3. Evolução de VR e AR

A realidade aumentada e a realidade virtual tem sido muito usadas na saúde. Porém, não podem extrair toda sua potência como deveriam.

Por meio do 5G, os tratamentos que utilizam esses aparelhos podem ter uma eficácia muito mais alta.

Dentre diversas vias que a tecnologia entrega para a saúde, a criação de cenários para cuidar de pacientes em cenários críticos, já é algo real.

Assim, os médicos podem ter uma visão melhor e um preparo melhor sobre esses casos, se vierem a acontecer.

O VR também tem sido usado como apoio aos pacientes terminais para reduzir a dor e ansiedade dessas pessoas.

4. Maior confiança na monitoração

Uso de softwares em dispositivos pode fazer com que o paciente seja melhor observado e que se consiga juntar dados que possam acabar sendo usados para um serviço melhor e mais personalizado.

A inspeção remota pode fazer com que o paciente fique mais envolvido com sua saúde. Além disso, os hospitais que adotam esse tipo de ferramenta reduzem bem seus custos.

5. Mais espaço para I.A

O cenário futurístico que se tinha do futuro, no passado, é algo que podemos chegar bem perto pelo menos dentro da medicina.

Por exemplo, o uso de robôs em ações cirúrgicas tem sido cada vez mais frequente. A inteligência artificial tem ganhado cada vez mais espaço para dar diagnósticos e ajudar a fornecer a intervenção precoce necessária.

Essa tecnologia ajuda a prever quais pacientes tem maiores chances de ter complicações, fazendo com que se possa organizar a saúde e intervir de antemão.

Porém, o uso de inteligência artificial na área médica demanda um processo de dados muito rápido e em tempo real. Sendo assim, acabam sendo requisitadas conexões rápidas e estáveis.

É muito necessário que a área da saúde ganhe velocidade para que possa usar sua tecnologia em 100%.

Para que você possa ter uma noção e consiga comparar, um filme, por exemplo de duas horas, levaria cerca de 6 minutos para que o 4G conseguisse baixar.

Usando o 5G, o download aconteceria em 3,6 segundo, tornando ele imediato. Esse impacto na medicina tem uma grande vantagem no atendimento. O 5G permite que se tenha:

  • Ganho de performance;
  • Melhor gestão de dados;
  • Eficiência;
  • Rapidez.

 

Conclusão

Como foi visto, a tecnologia tem contribuído muito para que se possa ter um atendimento de qualidade e eficácia aonde for.

Médicos e pacientes se beneficiam dos avanços da tecnologia e da ciência, podendo juntá-las em algo que vá gerar muita qualidade de vida para todos.

Integrando o 5G nas organizações de saúde, torna-se possível:

  • Ter melhor atendimento;
  • Reduzir custo;
  • Ter mais eficiência;
  • Sistema otimizado;
  • Segurança;
  • Fácil acesso.

Nos conte se você já usou a telemedicina ou outros recursos para fazer um exame ou se consultar e nos diga o que achou.

Além disso, compartilhe este conteúdo com mais pessoas que queiram saber mais sobre o assunto.

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×