Teletrabalho: como se pode economizar energia elétrica?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Infelizmente a pandemia mudou os nossos hábitos, e por agora temos de os manter. Uma das principais mudanças que o coronavírus trouxe foi o teletrabalho. A maioria das empresas foram forçadas a mudar para o trabalho à distância.

 

As vantagens do teletrabalho são óbvias, oferecendo diversos benefícios para muitos. No entanto, é preciso lembrar que também apresenta algumas desvantagens, entre elas o consumo de energia em sua casa. Por passar mais tempo em casa, é lógico que aumente, então com certeza você viu sua conta de luz aumentar nestes meses.

 

É por isso que neste post vamos dar algumas dicas para economizar energia trabalhando em casa.

 

  • Controle a temperatura da sua casa

 

A maioria das casas já tem aquecimento ou ar condicionado. Usá-los é muito fácil para nós, mas isso também tem um problema.

 

É preferível manter uma temperatura adequada, pois não precisamos de uma temperatura muito elevada, pois isso leva a um consumo extra sendo um desperdício de energia e um consumo extra no final do mês. No inverno deve-se mantê-lo entre 21ºC e 23ºC, enquanto no verão deve estar entre 24ºC ou 25ºC no máximo. Manter a temperatura vai economizar energia em sua casa.

 

  • Sabe qual a sua tarifa de energia?

 

As empresas de energia já colocam à disposição vários tipos de tarifas elétricas. Hoje em dia já é possível escolher um horário do dia onde o preço da luz é mais econômico. Estas são as tarifas com diferenciação horária. Com elas você pode economizar uma boa quantia de dinheiro se consumir no horário adequado. Pesquise suas opções e escolha uma com base no que você costuma fazer durante o dia. Você deve saber que horas você gasta mais, por isso é importante manter uma rotina.

 

  • Evite o desperdício

 

É fácil manter muitos dispositivos consumindo energia sem que eles sejam usados. Verificar o modo de espera, desligar o carregador do portátil depois de carregada a bateria ou desligar o computador no final do dia faz com que você economize no final do mês. Verifique se as luzes vermelhas estão acesas, pois isso significa que ainda estão consumindo energia.

 

  • Use a luz natural

 

Outra forma de economizar energia é aproveitar a luz do dia para trabalhar. Isso reduzirá consideravelmente o consumo de luz. Se você não possui um espaço com muita luz natural, é melhor que opte por lâmpadas de baixo consumo – como os LEDs – para economizar energia. Ao manter uma rotina e trabalhar durante o dia, você pode aproveitar a luz do sol para iluminar sua área de trabalho.

 

  • Estabeleça uma rotina

 

Sabemos que muitos de nós não têm horários fixos, mas com isso você pode economizar ainda mais. Não só aproveitando a luz solar, também pode aproveitar as horas em que a luz é mais barata. Ajuste os seus hábitos de acordo com a sua tarifa: cozinhe nos horários mais baratos, não use a máquina de lavar nos horários mais caros… Algumas mudanças simples na sua rotina vão ajudar você a gastar menos na fatura de luz.

 

  • Economize energia adaptando seu espaço de trabalho

 

Trabalhar mais horas do que as estipuladas implicará um consumo não previsto. Para economizar energia, você deve saber separar o trabalho do lazer, sabemos que é difícil fazê-lo em casa, mas sua mente irá agradecer. É fácil cair em distrações em casa que o levam a ser menos produtivo e a gastar demais.

 

Por este motivo, recomendamos configurar um espaço de trabalho exclusivamente para o trabalho. Pode ser um escritório polivalente: para trabalhar durante o dia, enquanto à noite o utiliza para os seus hobbies. Basta saber criar em sua mente uma programação para dividir as responsabilidades do lazer.

 

 

 

 

 

 

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Jornal A Tribuna

Deixe uma resposta