Brincadeiras para Fazer com Crianças na Páscoa

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Não falta muito tempo para a páscoa, e quanto mais essa data se aproxima mais os pais ficam preocupados com uma coisa: como alegrar o dia de seus filhos!

Que toda criança gosta de ganhar um presente todo mundo sabe. Nesse caso, quando chega a páscoa, os presentes são os famosos ovos de páscoa de chocolate.

É claro que é muito bom e muito gostoso ganhar um ovo de páscoa, e todos os pequenos também adoram.

Mas, o que mais pode ser feito para alegrar o feriado da criançada?

Pra você pai ou mãe, que deseja proporcionar ao seu filho um dia alegre, divertido e delicioso mas não sabe o que fazer, fique calmo. Foi pensando em você que fizemos uma lista com algumas das melhores brincadeiras que podem ser feitas com crianças na páscoa.

Caça ao tesouro

Uma das brincadeiras mais tradicionais que existem aqui no Brasil, a caça ao tesouro, se encaixa perfeitamente e pode ser a opção ideal de brincadeiras para fazer com crianças na Páscoa.

Essa brincadeira é bem simples mas consegue prender a criança e provocar um suspense como nenhuma outra.

Ela consiste em esconder um tesouro, que nesse caso seria o ovo de páscoa. Após escondido, o realizador da brincadeira deverá escrever em papéis, dicas que guiem cada um desses papéis a outros.

Depois de prontos, basta colocar cada um no lugar que o corresponde e determinar um local de partida. Dali, as crianças recebem a primeira dica, vinda do organizador. E assim começam, e vão encontrando uma dica atrás da outra, cada uma direcionando quem encontroy a próxima.

Por fim, ao encontrar o último papel, a criança receberá a dica final, que a ajudará a encontrar o ovo. Quem encontrar primeiro, é o vencedor, e ganha o ovo.

Pergunta e resposta

Essa consiste em uma competição, que não demanda atividades físicas, o que é excelente para realizar em casas que não tem muito espaço.

Ela é muito simples, tanto que pode ser entendida apenas pelo nome.

Basicamente, basta que um adulto selecione algumas perguntas. Após selecionar, ele deve fazer as questões para as crianças.

A cada questão acertada, o pequeno receberá um ponto. No final, uma somatória será feita, e a criança que tiver feito o maior número de pontos ganha um ovo de chocolate.

Além de entreter os mirins, essa brincadeira, dependendo das perguntas feitas, pode também educar e ensinar várias coisas a eles.

 

Desenhos para Colorir

Os desenhos de coelhinhos, ovos de páscoa ou temas pascais são excelentes passatempos para as crianças, que conferem uma série de benefícios. Confira aqui uma lista de desenhos para baixar.

 

Gincana competitiva

Essa é mais uma excelente opção para entreter a molecada. E além disso, gastará bastante energia pois fará com que eles se movimentem bastante.

Ela consiste em realizar atividades para as crianças, que podem ser ou não físicas, e em cada uma delas, o campeão será o premiado com um delicioso ovo de páscoa. 

O bom desse modelo, é que além de entreter e gastar a energia dos pequenos, ele promove um espírito competitivo, porém sempre mantendo a amizade, o que é essencial para a vida.

Ainda, outro fator positivo, é que permite uma grande variedade de atividades que podem ser propostas dos mais diversos jeitos possíveis.

Podem ser utilizadas atividades como tiro ao alvo, corrida, pular corda, corrida de saco, futebol, queimada, entre muitas outras.

Quente ou frio

Essa é outra muito boa, que tem a capacidade de entreter por muito tempo o público infantil. E o melhor de tudo, nela, todas as crianças ganham o presente.

Ela se assemelha à ideia da caça ao tesouro porém com uma diferença. Ao invés de papéis com dicas, são utilizadas as palavras quente e frio.

O quente ou frio, consiste em esconder o prêmio, que é ovo de chocolate, em um lugar difícil de ser encontrado. 

Depois de escondido, a criança deve começar a procurar pelo lugar que desejar.

Caso ela esteja longe do local, os que estão de fora devem dizer a palavra frio. Se for aproximando, devem dizer que está esquentando. E quanto mais perto estiver, mais quente ficará, até que comecem a falar que está queimando de tão quente.

A criança que está brincando, deve procurar o ovo, com base nessas dicas. Ao encontrar, ela terá ganho e poderá comer o delicioso prêmio.

 

Colher com ovo na boca

Outro tipo de gincana bem interessante, é o da colher com ovo na boca.

Se quiser algo bem contextual, você pode utilizar ovos de chocolate, porém em tamanho menor, que caiba em uma colher de sopa. Se não tiver acesso a estes, use o bom e velho ovo de galinha. É importante ressaltar que, caso a opção seja o ovo da galinha, é necessário que este esteja cozido, para não quebrar caso caia.

Antes de mais nada, marque um local de chegada, os participantes devem chegar nele e voltar. 

A brincadeira consiste em colocar um ovo em uma colher de sopa, e colocar a ponta do cabo da colher na boca. 

Depois disso, basta fazer o percurso, indo e voltando. A proposta é ver quem consegue percorrer esse caminho e ao mesmo tempo equilibrar o ovo na colher, sem deixá-lo cair, utilizando apenas a boca. 

Caso um participante deixe o ovo cair, ele deve colocá-lo de volta na colher, por ela na boca e começar a prova novamente desde o início. 

Vence quem chegar para completar a prova primeiro. E o vencedor, é claro, leva como prêmio um delicioso ovo de páscoa.

Além de todo divertimento, é uma ótima brincadeira, pois ativa o espírito esportivo e competitivo da criança, e aguça a coordenação motora de quem participar, afinal, equilibrar um ovo, numa colher, usando apenas a boca, e ainda por cima andando rápido, com a pressão de ter ganhar não é uma tarefa muito simples.

E aí, curtiu? Compartilhe com a gente o que você achou das brincadeiras, e qual vai fazer com a criançada!

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Jornal A Tribuna

Deixe uma resposta