Com apoio de Lissauer, Alego lança ebook sobre mapeamento eleitoral

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Com apoio do presidente Lissauer,
a Alego lança ebook sobre
mapeamento eleitoral

Desenvolvido por meio da Seção de Assessoramento
Temático (SAT), o trabalho visa colaborar com o
enriquecimento produtivo do debate político e eleitoral

O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSB), prestigiou na manhã desta quarta-feira, 06, o lançamento do ebook “Do Voto ao Parlamento – 19ª Legislatura”, um estudo técnico que analisa o desempenho eleitoral dos deputados estaduais goianos nas eleições de 2018. O trabalho, desenvolvido por meio da Seção de Assessoramento Temático (SAT), visa colaborar com o enriquecimento produtivo do debate político e eleitoral, oferecendo informações qualificadas para a população.

De acordo com o presidente Lissauer, o resultado da pesquisa será importante para toda a sociedade goiana. Segundo ele, o livro digital será uma grande uma ferramenta de conhecimento. “Esse trabalho será de grande valia, tanto para os servidores, quanto para os parlamentares e também para a imprensa. Vejo que ele será um instrumento de informação”, afirmou.

O diretor Legislativo da Alego, Marcelo Melo, que é um dos ex-deputados analisados na pesquisa, afirmou que o lançamento desse estudo é um marco muito importante na história da Casa. “O parlamentar precisa ter instrumentos que permitam que ele acesse dados rapidamente. Quando ele vai visitar um município, por exemplo, ele já chegará sabendo quais foram seus apoios e votações. Essa ideia vai ajudar bastante o trabalho dos deputados, mas também de estudantes e jornalistas. É uma fonte de pesquisa que traz transparência”, disse.

A apresentação dos dados foi realizada pelos integrantes da equipe da SAT Miguel Gusmão, Milena Costa e o chefe da seção, Herberth Santos. Heberth explicou, por meio de exemplos, que o estudo mostra a distribuição espacial do desempenho eleitoral dos deputados. “A ideia é apresentar para a população como cada deputado está representado no estado. São dados que abrangem, principalmente, essa ideia de representação”, disse Heberth.

Ele informou, ainda, que no final de 2017, no contexto das discussões de reforma política no Congresso Nacional, iniciou-se no âmbito da SAT a reflexão sobre o estudo espacial do processo eleitoral, com o objetivo de levantar informações úteis para subsidiar o debate parlamentar sobre alternativas que pareciam possíveis na ocasião. Pretendeu-se estudar o voto em legenda para pensar a votação em lista fechada, por exemplo.

Painel interativo de dados

Durante a apresentação desta manhã, a equipe da SAT mostrou o resultado do desenvolvimento de um painel interativo de dados que compara o desempenho eleitoral dos deputados estaduais goianos que compuseram seis legislaturas, iniciando com a 14ª Legislatura da Alego até a atual 19ª Legislatura, compreendendo um período de 20 anos (1998-2018).

Além de permitir que cada eleitor visualize os diversos resultados eleitorais para deputado estadual entre os anos de 1998-2018, pode-se observar onde cada parlamentar obteve sua maior e mais expressiva votação, proporcionalmente, possibilitando perceber qual ou quais são os principais representantes de cada localidade.

Além do presidente Lissauer, participaram da cerimônia os deputados Karlos Cabral (PDT), Wilde Cambão (PSD) e Delegada Adriana Accorsi (PT). Também estiveram presentes diretores e servidores da Casa.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Denizar de Sá - CEO Denizar A Tribuna
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×